DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por beme83 » 03 jan 2021, 19:37

[/quote]
Pois, deve ter sido do frio. A bateria estava por volta dos 10ºC.
[/quote]

Está explicada a razão das velocidades que referiu

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por mjr » 03 jan 2021, 22:52

Sobre o SOH, a não ser que esteja sempre a 100% de SOC, quase de certeza que está a subestimar bastante a capacidade da bateria. Um erro comum nas baterias que fazem ciclos curtos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por civic » 04 jan 2021, 17:57

mjr Escreveu:
03 jan 2021, 22:52
Sobre o SOH, a não ser que esteja sempre a 100% de SOC, quase de certeza que está a subestimar bastante a capacidade da bateria. Um erro comum nas baterias que fazem ciclos curtos.
Exacto, o meu durante o confinamento chegou aos 87,20% (Maio) daí para cá tem feito viagens maiores e já vai nos 87,84%. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 05 jan 2021, 00:10

Obrigado pelos comentários. O SOC costuma andar entre 70/60% e 30/20%.

Falando noutro assunto, hoje tive problemas a desembaciar os vidros outra vez. O que acontece é que o carro demora muito tempo a desembaciar, especialmente o vidro traseiro. A vocês acontece o mesmo?

É a última pergunta, prometo. :pray: :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por civic » 05 jan 2021, 18:30

O tempo de desembaciamento do vidro traseiro não é muito diferente dos outros lá de casa (civic e Jazz), já o da frente é muito mais rápido, pois a bomba de calor é muito rápida. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 19 ago 2021, 15:47

Ontem foi dia de fazer a viagem mais longa com o Leaf até agora. Fui aos passadiços da Amieira do Tejo e depois fui almoçar em Castelo Branco. Foram 357km no total.

Saí de casa com 100%. Fui muito por nacionais mas apanhei algumas autoestradas. Tentei sempre andar por volta da velocidade máxima legal. Cheguei aos passadiços com 32% e seguintes médias:
Imagem

Fica uma foto de uma das atrações, a ponte suspensa:
Imagem

Os passadiços são gratuitos e a ponte suspensa idem. Já agora aproveito para alertar que o caminho dado pelo Google Maps não é muito bom no fim, ou seja, no fim, depois de passar a barragem do Fratel, manda-nos por um caminho de terra e pedras, cheio de buracos, sem qualquer tipo de rail (tem uma ribanceira de um dos lados). Felizmente o Leaf até é um carro um pouco alto e consegui passar mais ou menos bem, mas não recomendo nada esse trajeto, é preferível ir dar a volta maior mas por estradas em condições.

Depois segui para Castelo Branco e cheguei lá com 7% de bateria e carreguei num PCN até 35%. Quando saí do PCN estavam assim as médias:
Imagem
Imagem

A seguir, como precisava de carregar rápido para me ir embora fui ao PCR do Lidl. Estava avariado... :roll: O PCUR supostamente também estava, mas nem lá fui. É natural, estava um sol e calor muito fortes e os postos ali a fritar. :twisted: Portanto acabei por ir ao PCR da Auchan, sem certezas que estaria a funcionar, mas felizmente estava, com tarifa 0,15€/kWh, o que prefiro ao invés do esquema de 2,5€ por 25min. Carreguei até aos 91%, ficando no seguinte estado:
Imagem
Imagem

Bateria no red line. :twisted: Pensei que com o andamento por nacionais mantivesse a temperatura ou até baixasse, mas não, a bateria chegou ao 2º traço vermelho e tive redução de potência. :( Felizmente não foi nada de mais, não chegou a ir à tartaruga nem nada, mas houve um momento numa ultrapassagem que senti que o carro não estava a desenvolver normalmente.

Chegado a casa:
Imagem
Imagem

Temperatura da bateria ainda alta ao chegar a casa, mas fui ver hoje de manhã e já estava a meio, o que é normal para esta época.
Relativamente aos consumos foram um pouco altos porque fui quase sempre com o AC ligado e andar bem. :)
Quanto aos custos nem sei bem, tanto o PCN onde carreguei antes da viagem, como o PCR da Auchan não estavam a reportar informação, por isso não consigo ver na miio quanto me ficaram. O outro PCN, em Castelo Branco, ficou a €4,85 por 11,3kWh. Muito caro para um PCN, mas pronto. É daqueles de 11kW mas o Leaf só carrega a 3,7kW.
Última edição por cfvp em 20 ago 2021, 00:36, editado 1 vez no total.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por pemifer » 19 ago 2021, 21:11

Tanto quanto me lembro, tem de se andar abaixo de 80 para a temperatura baixar, sem acelerações.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1298
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por frankesousa » 20 ago 2021, 10:48

Não querendo "bater mais" no leaf, fica aqui um bom relato para se perceber que o leaf 40 atinge o "limite" de temperatura com apenas 1 carga rápida em tempo quente.
Mesmo sem abusar de velocidades e apenas "andando" no carro.

Isto é "normal" e aceitável para quem sabe o que tem, e muitíssimo mau para quem entre na ME a medo, sem saber, compra um leaf e leva com este problema.

Já agora, dizes que sentiste potência reduzida, mas apareceu alguma informação ou as "barras de potência" reduziram?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por Nonnus » 20 ago 2021, 11:08

frankesousa Escreveu:
20 ago 2021, 10:48
Isto é "normal" e aceitável para quem sabe o que tem, e muitíssimo mau para quem entre na ME a medo, sem saber, compra um leaf e leva com este problema.
À dias vi um post de alguém que se queixava do preço dos carregamentos em Portugal porque o filho tinha andando no carro (Leaf de 40) e usou um PCR durante 1h para carregar até aos 100%. O meu comentário foi nesse sentido. Nem tudo é culpa dos preços ou do carro. A que saber aquilo que se compra e onde esta as limitações para fazer um uso correcto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por rnlcarlov » 20 ago 2021, 15:38

Nonnus Escreveu:
20 ago 2021, 11:08

À dias vi um post de alguém que se queixava do preço dos carregamentos em Portugal porque o filho tinha andando no carro (Leaf de 40) e usou um PCR durante 1h para carregar até aos 100%. O meu comentário foi nesse sentido. Nem tudo é culpa dos preços ou do carro. A que saber aquilo que se compra e onde esta as limitações para fazer um uso correcto.
Foste tu que tentaste instruir um senhor de um híbrido ligado à Mennekes do PCR do Lidl que ali pagava imenso e não carregava depressa, certo?
Ontem fui encontrar um BMW 530e ligado à Mennekes de um PCR, com 4 tomadas de PCN ao lado.... :roll: Nem sequer estava por perto para lhe poder dar a dica...

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”