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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Enviado: 24 jun 2022, 20:18
por cfvp
pemifer Escreveu: ↑24 jun 2022, 17:53
Excelente relato!
No entanto fiquei surpreendido por 2 situações:
- a temperatura baixar a 90km/h, eu nunca consegui isso, comigo a temperatura só baixava a 70km/h
- o indicador de temperatura estar a meio no dia seguinte, comigo a temperatura da bateria só voltava ao normal no segundo dia depois da viagem
Obrigado.
1. Se calhar a temperatura baixou porque já era de noite e já fazia algum frio e vento.
2. O carro pernoita na rua, creio que é por isto que a temperatura desce tão rápido.
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Enviado: 16 jul 2022, 23:55
por cfvp
cfvp Escreveu: ↑25 jan 2020, 19:36
Hoje aconteceu-me algo estranho outra vez ao carregar num PCN daqueles de 22kW da KLC. Já me tinha acontecido o mesmo várias vezes antes e nunca cheguei a perceber o que se passou. Basicamente o que aconteceu foi que a ficha (mennekes) no carro não encaixou bem e ficou um bocado ao pendurão. O carro trancou a ficha de qualquer forma e claro que depois tive que usar a chave para destrancar a ficha mal encaixada. Quando fui ao posto diz-me para remover o cabo. Removi a ficha do posto e voltei a por e logo de seguida coloquei a ficha novamente no carro e já encaixou bem, sem problemas. Desta vez como das outras passei o cartão primeiro e depois liguei os cabos. Já experimentei ao contrário mas também já tive problemas, não entendo.
Alguém já teve o mesmo problema?
Na altura achei estranho a ficha bloquear sem a conseguir introduzir totalmente, mas pensei que era alguma nabice minha e que precisava de ligar as fichas em alguma ordem especial. Supostamente não, mas passei a ligar sempre primeiro a ficha ao carro e funcionava bem, normalmente. No entanto, nas últimas vezes que carreguei, este problema tem acontecido sempre. Portanto há algo de errado com a porta de carregamento. Tenho que falar à Nissan, talvez quando for à revisão.
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Enviado: 15 ago 2022, 15:01
por cfvp
No dia 07/08/2022 fui novamente a Foz do Arelho, a partir de Coimbra. Desta vez decidi ir e vir por nacionais.
Como cheguei já perto da hora de almoço decidi ir logo almoçar às Caldas da Rainha como da outra vez. Cheguei com as seguintes médias:
A temperatura da bateria estava a meio na chegada. Durante o almoço deixei a carregar num PCN que não tinha taxa OPC, portanto o carregamento foi bastante barato. Ainda carreguei até 76% e a temperatura da bateria manteve-se a meio. Depois de almoço fui efetivamente à praia da Foz do Arelho.
Para voltar ainda tinha 70%, o que em princípio daria para fazer sem carregar, mas decidi parar em Leiria para experimentar o Hub. Porém não correu bem, é o que dá ter postos gratuitos. Portanto 2 dos PCRs estavam ocupados e os 2 livres estavam com problemas. Um dos que estava ocupado, o senhor teve lá algum tempo para que aquilo funcionasse, por isso o estado dos PCRs no Hub está muito mau. Acabei por ir ao PCR a pagar, lá mesmo ao lado do Hub. Aí zero problemas. Carreguei até cerca de 71% e a temperatura da bateria subiu 1 traço acima de meio.
Por fim chegada a casa assim:
Não sei bem porquê, mas parece que agora consigo fazer médias mais baixas do que no início, quando comprei o carro. Se calhar é só impressão minha.
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Enviado: 16 ago 2022, 08:22
por civic
Bom relato, só acho muito estranho isso do hub em Leiria, este fm de semana fui ate Sintra e tanto na sexta feira à noite como ontem (Domingo cerca das 18:00) vi os 4 rapidos a funciionar sem problemas, para baixo carreguei no primeiro PCR e para cima carreguei no ultimo, que é o UPCR.
Aquilo demora e um bocadinho a fazer a ligação ao carro, mas funcionam bem, a meio gas, obviamente.
Também tinha essa impressão das medias, que deixou de ser uma impressão, pois a minha media geral tenho vindo a baixar, já esteve nos 13,7, e já vai nos 12,5, não acho que tenha mudado a forma de andar. Já falei com outros utilizadores do LEAF que dizem o mesmo, será que o carro fica mais solto? Tal como oa CI???
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Enviado: 16 ago 2022, 12:00
por cfvp
civic Escreveu: ↑16 ago 2022, 08:22
Bom relato, só acho muito estranho isso do hub em Leiria, este fm de semana fui ate Sintra e tanto na sexta feira à noite como ontem (Domingo cerca das 18:00) vi os 4 rapidos a funciionar sem problemas, para baixo carreguei no primeiro PCR e para cima carreguei no ultimo, que é o UPCR.
Aquilo demora e um bocadinho a fazer a ligação ao carro, mas funcionam bem, a meio gas, obviamente.
Um dos PCRs tinha as 2 tomadas a vermelho, por isso nem tentei. Outro tinha a tomada CCS a azul (em uso), mas não estava a ser usada. Tentei carregar mesmo assim, mas não deu. Então acabei por carregar no botão de emergência e ficou com as 2 tomadas a verde, mas quando tentava por a carregar, abortava sempre passados poucos segundos.
civic Escreveu: ↑16 ago 2022, 08:22
Também tinha essa impressão das medias, que deixou de ser uma impressão, pois a minha media geral tenho vindo a baixar, já esteve nos 13,7, e já vai nos 12,5, não acho que tenha mudado a forma de andar. Já falei com outros utilizadores do LEAF que dizem o mesmo, será que o carro fica mais solto? Tal como oa CI???
Mais solto como nos CI, como? (tenho muito pouca experiência com CI)
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Enviado: 16 ago 2022, 12:53
por civic
cfvp Escreveu: ↑16 ago 2022, 12:00
Mais solto como nos CI, como? (tenho muito pouca experiência com CI)
Os CI sempre tiveram a caracteristica de que em novos o motor estava sempre um pouco preso, por isso a rodagem.
Não vejo como um EV possa ter a mesma caracteristica, pois o motor não tem peças a rasparem umas nas outras, mas o que é certo é que já vi muita gente a ter essa "impressão" de ficar cada vez mais económico.
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Enviado: 16 ago 2022, 13:57
por FullElectric
civic Escreveu: ↑16 ago 2022, 12:53
cfvp Escreveu: ↑16 ago 2022, 12:00
Mais solto como nos CI, como? (tenho muito pouca experiência com CI)
Os CI sempre tiveram a caracteristica de que em novos o motor estava sempre um pouco preso, por isso a rodagem.
Não vejo como um EV possa ter a mesma caracteristica, pois o motor não tem peças a rasparem umas nas outras, mas o que é certo é que já vi muita gente a ter essa "impressão" de ficar cada vez mais económico.
Nos VE é o efeito "rodagem" não do carro mas sim do condutor
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Enviado: 16 ago 2022, 14:04
por civic
FullElectric Escreveu: ↑16 ago 2022, 13:57
Nos VE é o efeito "rodagem" não do carro mas sim do condutor
Também tinha pensado nisso e nem disse nada na altura, mas como é para quem já teve vários e afirma o mesmo?
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Enviado: 17 set 2022, 19:42
por cfvp
Hoje de tarde quando fui ao carro, reparei num fio de um líquido (água, suponho eu), que estava a pingar da parte debaixo do carro, na parte da frente. Alguém sabe o que poderá ser? Pode ter sido da chuva que tem estado nos últimos dias, mas nunca tinha visto o carro a verter água por baixo, com o tempo seco.
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Enviado: 19 set 2022, 11:54
por civic
cfvp Escreveu: ↑17 set 2022, 19:42
Hoje de tarde quando fui ao carro, reparei num fio de um líquido (água, suponho eu), que estava a pingar da parte debaixo do carro, na parte da frente. Alguém sabe o que poderá ser? Pode ter sido da chuva que tem estado nos últimos dias, mas nunca tinha visto o carro a verter água por baixo, com o tempo seco.
Ar condicionado?