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DB FAROL

Enviado: 06 nov 2019, 15:33
por fbatista
chegou em Julho2019
Como se costuma dizer por aqui "é só carregar e andar" :D
Até agora super contente

Como uma imagem vale mais que mil palavras cá vai a primeira,
Imagem

Re: DB FAROL

Enviado: 06 nov 2019, 15:58
por clay
Muito bonita a cor, boa escolha!
Requer uma manutenção cuidada, mas é uma cor sempre muito bonita em conjugação com jantes/vidros escuros. :clap:

Votos de muitos e bons km. :dance:

Re: DB FAROL

Enviado: 06 nov 2019, 16:13
por bpedrosa
Bem vindo, e votos de muitos e bons kilometros!!
É bom saber que continua a haver proprietários satisfeitos ;)

Re: DB FAROL

Enviado: 12 nov 2019, 17:26
por fbatista
Este fim de semana fiz a viagem Braga-Chaves via A11-A7-A24.
Normalmente não ultrapasso os 110Km/h e chego la com 30% de autonomia.

Desta vez estava muito frio, a chover, nevoeiro pelo que ainda ia mais devagar do que normalmente.
Já na zona de Vila Pouca, ainda antes de entrar na A24 dou-me conta que a bateria estava nos 37% (tive aquela instante de panico...sozinho...a família não precisa de se assustar) e reduzi de imediato para os 90km/h.

Entretanto entrei na A24 o tempo abriu um pouco e começam as descidas pelo que fiquei mais descansado.

Estava com uma média acima dos 22kwh/100Km, :o

Cheguei ao destino com 19% e constatei o que já tinha lido que com condições atmosféricas adversas a autonomia baixa (não pensei que fosse tanto :think: )

---

Inicialmente tinha a pressão dos pneus abaixo dos 2.5 quando me dei conta mudei para 2.8 de acordo com o que tenho lido por aqui.
Logo de imediato fiz uma viagem habitual de 100km e notei um aumento de consumo. Já repeti essa viagem e continuo com a mesma opinião.
Parece-me que com mais pressão sinto o carro menos preso na regeneração logo efeito de maior consumo?!!
Esse aumento de consumo ainda se nota mais quando esta a chover (piso encharcado).
A chuva cria atrito e logo mais consumo?!
Decidi reduzir para os 2.6 e vou ver o comportamento.

Quanto à autonomia Braga-Chaves chega perfeitamente e vai chegar durante muito tempo. Mas ficava mais descansado se houvesse um PCR na estação de serviço no alto da serra perto do Suc da Tesla.

Re: DB FAROL

Enviado: 12 nov 2019, 18:22
por bpedrosa
fbatista Escreveu:
12 nov 2019, 17:26

A chuva cria atrito e logo mais consumo?!
Sim, quer a chuva como as baixas temperaturas aumentam o consumo.

Re: DB FAROL

Enviado: 12 nov 2019, 18:31
por noway
fbatista Escreveu:
12 nov 2019, 17:26
Inicialmente tinha a pressão dos pneus abaixo dos 2.5 quando me dei conta mudei para 2.8 de acordo com o que tenho lido por aqui.
Logo de imediato fiz uma viagem habitual de 100km e notei um aumento de consumo. Já repeti essa viagem e continuo com a mesma opinião.
Acho que foi coincidencia com o facto de poderes estar contra o vento, com chuva e talvez temperaturas baixas. Quanto mais pressão tens nos pneus menos atrito tens a rolar. Mas tens inconvenientes nisso: maior pressão significa menos tracção e mais escorregas a curvar, o carro também "saltita" mais e é mais duro a absorver irregularidades na estrada. Portanto nos Leafs 2.7 ou 2.8 bar são valores comuns e aceitáveis. Mais do que isso parace-me menos seguro mas há gente aqui no forum a usar mais. As temperaturas baixas tornam também o ar mais denso, logo maior oposição à aerodinamica do carro. No inverno é sempre a perder!
fbatista Escreveu:
12 nov 2019, 17:26
A chuva cria atrito e logo mais consumo?!
Sim, o contacto com a agua aumenta o atrito a rolar (maior oposição a rolar). Atenção que perdes tracção com a agua (escorrega mais) => são conceitos diferentes.

Re: DB FAROL

Enviado: 12 nov 2019, 18:35
por noway
Qualquer coisa como isto

Imagem

Re: DB FAROL

Enviado: 12 nov 2019, 18:41
por alexsilva
noway Escreveu:
12 nov 2019, 18:31
fbatista Escreveu:
12 nov 2019, 17:26
Inicialmente tinha a pressão dos pneus abaixo dos 2.5 quando me dei conta mudei para 2.8 de acordo com o que tenho lido por aqui.
Logo de imediato fiz uma viagem habitual de 100km e notei um aumento de consumo. Já repeti essa viagem e continuo com a mesma opinião.
Acho que foi coincidencia com o facto de poderes estar contra o vento, com chuva e talvez temperaturas baixas. Quanto mais pressão tens nos pneus menos atrito tens a rolar. Mas tens inconvenientes nisso: maior pressão significa menos tracção e mais escorregas a curvar, o carro também "saltita" mais e é mais duro a absorver irregularidades na estrada. Portanto nos Leafs 2.7 ou 2.8 bar são valores comuns e aceitáveis. Mais do que isso parace-me menos seguro mas há gente aqui no forum a usar mais. As temperaturas baixas tornam também o ar mais denso, logo maior oposição à aerodinamica do carro. No inverno é sempre a perder!
fbatista Escreveu:
12 nov 2019, 17:26
A chuva cria atrito e logo mais consumo?!
Sim, o contacto com a agua aumenta o atrito a rolar (maior oposição a rolar). Atenção que perdes tracção com a agua (escorrega mais) => são conceitos diferentes.
Por acaso no meu vinha com 2.2 e tem andado sempre assim.
Vou experimentar aumentar para 2.7 a ver se algo muda.

Re: DB FAROL

Enviado: 12 nov 2019, 18:48
por noway
Não te preocupes muito com isso. No verão consigo medias de 13kWh/100km. No inverno ando nos 18kWh/100km mesmo com algum cuidado no acelerador.

Re: DB FAROL

Enviado: 13 nov 2019, 13:20
por civic
No meu tenho 2,5 acho que acima disso é desconfortável e até pode ser perigoso, conforme se vê por esse grafico, acima de 2,5bar ganha-se pouco em termos de resistência ao rolamento. ;)