Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

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LAbreu
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por LAbreu » 27 jun 2020, 09:22

jkaportugal Escreveu:
26 jun 2020, 22:30
Caros

Depois de ler a vossa experiência com o 60, só me posso dar parabéns a mim mesmo.
Recebi-o em Janeiro, consegui o subsidio dos 2000€ que me baixou o preço final do carro, só andei com ele 4000 kms até hoje por causa do Covid,
o e-pedal é uma maravilha, uso-o sempre e quanto ao pro-pilot, só me chateia que na auto estrada não me deixa ficar muito tempo sem as mãos no volante.
Carrego-o em casa e os 90% dá-me quase para uma semana.
De resto, vocês já falaram sobre ele. :) :clap: :whistle: :P
Pacheco
Fotos... Queremos fotos.

Como dizem, mais vale andar com % bateria mais baixa. Agora o meu anda quase sempre abaixo de 90%

Quanto as maos... podes dar uma de Toy e usar um bom par de calças bem aderentes... :lol:

https://www.youtube.com/watch?v=fZey2B1WVCc

(PS: com o pro-pilot funciona... :oops: )

kony76
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por kony76 » 27 jun 2020, 09:51

É preferível carregares mais vezes ciclos pequenos, do que poucos vezes ciclos grandes.

Como não tens necessidade da autonomia total do carro, seria melhor carregares por até os 70% - 80%, e fazeres cargas mais frequentes até esse valor, por exemplo, chegando aos 50% carregas ate os 80%. Adapta isso ao que melhor se enquadra na tua vida. De vez em quando fazes uma carga até os 100% para balancear as células de 15 em 15 dias ou de mês a mês.

Eu tenho um de 40 e faço diariamente cerca de 100Kms.
Carrega todos os dias até os 80%. É suficiente. Aos 100% só se estiver previsto viagens maiores ou então de longe a longe para balanceamento das células.

Segundo os entendidos, tratar bem da bateria diariamente, prolonga a sua vida e diminuía degradação.

jkaportugal
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por jkaportugal » 27 jun 2020, 22:39

:text-thankyouyellow:

jkaportugal
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por jkaportugal » 28 jun 2020, 23:33

Carissimo

Vou seguir a sua dica. O problema é que no 60 não consigo programar para parar o carregamento nos 80%. Isto havia no Leaf 30. Neste há alguma maneira de o poder fazer?

Obrigado
Pacheco

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frankesousa
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por frankesousa » 29 jun 2020, 00:24

jkaportugal Escreveu:
28 jun 2020, 23:33
Carissimo

Vou seguir a sua dica. O problema é que no 60 não consigo programar para parar o carregamento nos 80%. Isto havia no Leaf 30. Neste há alguma maneira de o poder fazer?

Obrigado
Pacheco
Não. Depois dos Leaf 24 mais nenhum deu para programar os 80%
O pessoal normalmente faz umas contas de cabeça e programa o tempo de carga.
Ou então um evse inteligente que trata disso (não automático mas pelo menos é só meter o soc e ele calcula)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

LAbreu
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por LAbreu » 29 jun 2020, 11:45

frankesousa Escreveu:
29 jun 2020, 00:24
jkaportugal Escreveu:
28 jun 2020, 23:33
Carissimo

Vou seguir a sua dica. O problema é que no 60 não consigo programar para parar o carregamento nos 80%. Isto havia no Leaf 30. Neste há alguma maneira de o poder fazer?

Obrigado
Pacheco
Não. Depois dos Leaf 24 mais nenhum deu para programar os 80%
O pessoal normalmente faz umas contas de cabeça e programa o tempo de carga.
Ou então um evse inteligente que trata disso (não automático mas pelo menos é só meter o soc e ele calcula)
Eu tenho uma solução simples: como agora faço "quase sempre" os mesmos km (cerca de 100 por dia) está programado para carregar as 22:30 as 8h da manha.
Isto no carregador de origem dá ~20 KWH, que é praticamente o mesmo que faço em 1 dia normal
Inicialmente era só para poupar no bi-horario.

Programas o carro para carregar o que vais precisar num dia tipico (se for 50 km, a carregar no EVSE de origem dá: 50km*200wh/Km/2000w: 5h; ditancia*consumo médio/potencia de carregamento)
Depois é "só" por a carga quando tem tipo 30% da carga.

O meu agora anda entre 30-40 e 70-80%.
Estou para comprar um carregador de parede desde que comprei o carro. Depois vou programar o carregador a 20A (4kW) e o carro a carregar das 23 as 4h e dá os mesmos 20 kwh.
Se no dia seguinte for fazer mais que o previsto: desligo o temporizador no botão.

Tens a vantagem de os ultimos % (dos ~88 aos 100%) serem de balanceamento e só carregar a praticamente a 1 kw (demoram o dobro ou mais do tempo para a mesma %).

ruramos
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por ruramos » 29 jun 2020, 11:58

jkaportugal Escreveu:
28 jun 2020, 23:33

Tens a vantagem de os ultimos % (dos ~88 aos 100%) serem de balanceamento e só carregar a praticamente a 1 kw (demoram o dobro ou mais do tempo para a mesma %).
Tudo certo menos esta ultima parte, não sei como é no leaf de 60, mas no de 40 o balencemanto é so dos 98/99% para os 100%.

LAbreu
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por LAbreu » 29 jun 2020, 14:01

ruramos Escreveu:
29 jun 2020, 11:58
jkaportugal Escreveu:
28 jun 2020, 23:33

Tens a vantagem de os ultimos % (dos ~88 aos 100%) serem de balanceamento e só carregar a praticamente a 1 kw (demoram o dobro ou mais do tempo para a mesma %).
Tudo certo menos esta ultima parte, não sei como é no leaf de 60, mas no de 40 o balencemanto é so dos 98/99% para os 100%.
No meu 60, os ultimos 10% demoram bem mais... cerca de 5-6 horas. E não sao os ultimos 2-3% porque se fosse estava bem mais vezes nos 97 e 98 %, que quase nunca vejo... quando punha a carregar com mais de 65% (que agora não faço) estava quase sempre 88-92 % de manha. Nunca tive mais de 96% a menos que desligasse o temporizador de carga.

A partir dos 88% a velocidade de carregamento abranda claramente.

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Nonnus
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por Nonnus » 29 jun 2020, 16:27

Também não sei como é nos Leaf de 60, mas nos Leaf de 30 o balanceamento das células demora cerca de 30 minutos e mesmo que o balanceamento não esteja concluído a informação da % de carga é apresentada como 100%. Durante o balanceamento a carga é intermitente, para quem tem EVSE´s ou medidores de corrente consegue ver que corrente é injectada, tanto mostra ~1kW, como mostra que não esta injectar corrente nenhuma. O balanceamento é mesmo isso, por pouca corrente em cada célula no final do carregamento de maneira que fiquem todas com o mesmo valor. Por exemplo num PCR o Leaf de 30 não faz balanceamento.

Duvido muito que o balanceamento comece por volta dos 88%, são 12% da capacidade da bateria 7.2kWh.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

LAbreu
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Mensagem por LAbreu » 30 jun 2020, 12:40

Nonnus Escreveu:
29 jun 2020, 16:27
Duvido muito que o balanceamento comece por volta dos 88%, são 12% da capacidade da bateria 7.2kWh.
Não te posso garantir que é balanceamento. Mas que o carregamento abranda... e não é só mais 30 min...

Hoje de manha tirei umas fotos para os entendidos analisarem:

Imagem
Imagem

70-> 80% carga: 2h a 3Kw; 40 min a 6kW
Por extrapolação (mas conformo):
60->80% carga: ~4h a 3Kw; ~2h a 6kW

80->100% carga: 7,5h a 3Kw; 3h a 6kW

Porque tanta diferença? não sao 30 min de balancemaneto.

O que eu sei: de manha tenho muitas, muitas vezes a carga a 88-92%. Raramente, se não quase nunca a vejo nos ditos 98, 99%.
Algo muito diferente faz o carregador de bordo a partir dos 88%...

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