Página 2 de 2

Re: Nissan Leaf 40

Enviado: 21 jun 2020, 08:06
por frankesousa
mjr Escreveu:
20 jun 2020, 23:32
Não vejo grande efeito com o controlo térmico do meu TM3 nos SuC. Atualmente ele pré-AQUECE a bateria para a carga! E durante a carga só liga o arrefecimento a sério quando a temperatura chega aos 50C... onde se mantém até perto do fim da carga.

É que na carga rápida é melhor manter a bateria quente, para evitar a deposição de lítio.

O problema dos Leafs é que nada impede a temperatura de continuar a subir, enquanto nos Teslas o TMS mantém a temperatura nos 50C. Por isso a Nissan baixa a corrente de carga, para a bateria não aquecer mais. E ela não ultrapassa os 55C.
O problema dos Leaf Não é atingir temperatura elevada nas CR mas sim depois da carga mantém a bateria a ferver durante horas a fio e não consegue arrefecer, coisa que Tesla's e outros fazem obviamente.
E posso dizer que no meu Leaf quando a temperatura está lá perto dos 50°C conheça a aquecer muito menos, menos mantendo a carga á potência mais (o Leaf 30 pelo menos carrega sempre a fundo até ficar mesmo no vermelho, coisa que no meu nunca aconteceu nem durante um Algarve-Penafiel + de 600km seguidos)

Re: Nissan Leaf 40

Enviado: 21 jun 2020, 10:28
por civic
A bateria não está a "ferver" nos 50º nem perto disso, elas são testadas a 75ºC e têm que se aguentar.
A grande limitação do LEAF é a redução da carga ou descarga, pois não tem outra forma de o fazer, para viagens grandes mais vale parar mais vezes e menos tempo para a temperatura não subir muito, tenho no meu DB a viagem de 600 kms que fiz entre Albufeira e Viseu sem entrar no vermelho. ;)

Re: Nissan Leaf 40

Enviado: 22 jun 2020, 22:32
por ricardojoaocmatos
cfvp Escreveu:
20 jun 2020, 16:38
ricardojoaocmatos Escreveu:
20 jun 2020, 12:46
Anexo: 1ª carga rápida na viagem N-S
Anexo: 2ªa carga rapida na viagem S-N
Anexo: após repouso, no dia seguinte
Só consigo ver uma imagem. Podes usar o https://postimages.org/ para carregares a imagem e depois usares o link direto e colocar aqui.
1ª carga rápida:

Imagem

2ª carga rápida e após 48h estacionado numa garagem:

Imagem

Após noite em garagem com temperatura ambiente de 20º o carro "aqueceu" a minha garagem tal que media 31º de temp ambiente:

Imagem

Re: Nissan Leaf 40

Enviado: 22 jun 2020, 22:39
por ricardojoaocmatos
Followup

O Carro deu entrada na Nissan dos Olivais dia 15 de Junho ás 8:45 (foi feita marcação e esta era a data disponível).

Nos passados dias não recebi qualquer contacto por parte da Nissan nem me atendiam o telefone pelo contacto direto do comercial que me atendeu.

4 dias depois dirigi me à oficina e lá me disseram que ainda não tinham tocado no carro e não iam mexer esta semana...

Resolvi trazer o carro.

Hei-de voltar a marcar um diagnóstico porém para a próxima só o farei com viatura de cortesia, a ver se serão assim tão pouco céleres.

Aparentemente só têm um técnico de alta voltagem e não consegue dar conta do trabalho...então não agendavam para dia X ás X horas...

Enfim...

Re: Nissan Leaf 40

Enviado: 22 jun 2020, 22:58
por migle
Então e fora de Lisboa, não haverá um concessionário com mais disponibilidade? Porque não de férias?
A minha experiência sempre foi má em Lisboa com várias marcas.

Re: Nissan Leaf 40

Enviado: 23 jun 2020, 01:03
por cfvp
ricardojoaocmatos Escreveu:
22 jun 2020, 22:32
1ª carga rápida:

Imagem

2ª carga rápida e após 48h estacionado numa garagem:

Imagem

Após noite em garagem com temperatura ambiente de 20º o carro "aqueceu" a minha garagem tal que media 31º de temp ambiente:

Imagem
Obrigado. Já agora lembras-te das % de carga que tinhas quando foste fazer as 2 cargas rápidas?

Quanto ao aquecimento não estou a ver o que o técnico possa fazer, é expectável isso acontecer, infelizmente.

Re: Nissan Leaf 40

Enviado: 23 jun 2020, 21:31
por ricardojoaocmatos
[/quote]
Obrigado. Já agora lembras-te das % de carga que tinhas quando foste fazer as 2 cargas rápidas?

Quanto ao aquecimento não estou a ver o que o técnico possa fazer, é expectável isso acontecer, infelizmente.
[/quote]

Boas.

Não me lembro das % mas pelas fotos na paragem N-S em Aljustrel estava com 36% devo ter feito cerca de 150km e não carreguei mais de 30min.

Na viagem S-N acho que tinha pouco mais de 20% e devo ter carregado os 30min.

Relativamente ao aquecimento presumo que ainda tenho a mentalidade do carro de combustão interna. A temperatura no meio é normal e se subir é para encostar e ver nível da água etc...

Pelos vistos aqui não funciona assim.

Tenho pena pois gostava de estimar à máximo o carro e não quero ter problemas.

Re: Nissan Leaf 40

Enviado: 23 jun 2020, 22:13
por migle
Não. Aqui não funciona assim. Quem se preocupa com a temperatura da bateria é o BMS, que vai limitar a potência de carregamento. Para o utilizador, acaba por ser apenas um aviso de que o próximo carregamento irá demorar mais tempo.

Entretanto, estimar a bateria será nos dias normais, sem viagens, carregar menos o carro, por exemplo a 60-70%. Carregar frequentemente, diariamente, para ter ciclos de descarga pouco profundos, e manter o SoC médio, o nivel de carga da bateria, relativamente baixo, tipo a meia carga.

Fazendo isto no dia a dia, não vão ser viagens aos fins de semana que lhe vão fazer algum mal. Antes da viagem carregar a 100%.
(A minha mulher continua a vir todos os fins de semana, não foi acaso)