Simulador de Viagem

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Nissan
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 2902
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Simulador de Viagem

Mensagem por pemifer » 17 out 2020, 16:52

Esta é a minha sugestão!
Considerei a autonomia de 180km que é mais ou menos a autonomia dele a 120km/h.
Assim não há stresses de chegar com a bateria mesmo à conta.

https://goo.gl/maps/2BngANdXYSqsuKy87


Última edição por pemifer em 17 out 2020, 17:46, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 2902
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Simulador de Viagem

Mensagem por pemifer » 17 out 2020, 17:13

Estava a tentar fazer um video do ABRP mas ultrapassou o tempo de gravação da minha ferramenta gratuita.
Lá consegui mexer nalgumas configurações e passou a dizer-me que a primeira paragem é em Leiria, em vez de Coimbra.
Porque razão aquilo me diz para carregar só até 66% em Leiria?
Vejo que há opções para indicar a percentagem de carga com que chego mas não há opções para indicar a percentagem de carga com que quero sair.
Depois de indicar que quero carregar durante 1 hora a 50kW, lá me sugere apenas 2 paragens, mas tenho de mudar os settings de cada paragem.
O nome do PCR de Aljustrel está em Alemão?
É defeito meu, não consigo mesmo planear nada de jeito no ABRP.
Sabem quando começam a fazer uma coisa mas já sabem que não vai correr bem?
Deve ser por isso que não consigo!
Por favor, alguém que partilhe um video a demonstrar a maravilha que é o ABRP, eu gostava mesmo de ver o ABRP a ser bem utilizado!
Untitled.jpg

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9188
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Simulador de Viagem

Mensagem por mjr » 17 out 2020, 18:08

Ir a 120km/h é a meu ver um erro. Terá de carregar bastante mais energia durante a viagem (grande parte dessa energia em modo rápid gate) e irá aquecer muito mais a bateria.

100km/h é o melhor compromisso. Faz cerca de 240km de autonomia, o que permite ter de carregar muito menos que a 120km/h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 31500km em 2020-10-17
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 41500km em 2020-10-17
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 607
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Simulador de Viagem

Mensagem por cfvp » 17 out 2020, 22:56

Deixo aqui um relato interessante de outro utilizador, que foi do Algarve a Viseu: viewtopic.php?p=125708#p125708
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 2902
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Simulador de Viagem

Mensagem por pemifer » 19 out 2020, 15:08

Eu não me expliquei bem.
Quando refiro que 180km é a autonomia a 120km/h não estou a aconselhar que façam a viagem a 120km/h até porque isso causaria "rapidgate" logo no primeiro carregamento.
Eu utilizo a autonomia a 120km/h no planeador por segurança, porque sei que vou mais devagar, é uma garantia que não faço tangentes à autonomia, não tenho stress, nem "range anxiety".
Normalmente vou a 100km/h!

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 925
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 20 fev 2016
Capacidade bateria: 64 Ah 11 barras

Re: Simulador de Viagem

Mensagem por frankesousa » 19 out 2020, 15:32

pemifer Escreveu:
19 out 2020, 15:08
Eu não me expliquei bem.
Quando refiro que 180km é a autonomia a 120km/h não estou a aconselhar que façam a viagem a 120km/h até porque isso causaria "rapidgate" logo no primeiro carregamento.
Eu utilizo a autonomia a 120km/h no planeador por segurança, porque sei que vou mais devagar, é uma garantia que não faço tangentes à autonomia, não tenho stress, nem "range anxiety".
Normalmente vou a 100km/h!
Alguém anda a esticar as contas mais do que o aconselhado :D

A 120km/h não gasta menos de 22kWh/100km (talvez até mais dependendo do tempo, 22kWh/100 foi o que deu a 120km/h no tets do Bjorn e com 24ºC, com mais frio aumenta certamente) portanto para fazer 180km teria de retirar da bateria uns belos 0.22 × 180 = 39.6 kWh, coisa impossível no leaf 40.

Eu sei que ir na AE e de vez em quando tocar nos 120 será o normal e aí já se conseguirá fazer os 180km, mas pode alguém sem experiência ver isto e lá pensar que consegue mesmo meter o CC a 120km/h e fazer 180km seguidos, o que deve ser coisa para o impossível no leaf 40.

Fica a nota para os "mais distraídos" que só lêem os números por alto e ficam com a ideia errada.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
10/2019 - 81.700km (67 Ah - 11 Barras - 84 % SOH)
05/2020 - 96.660km (64 Ah - 11 Barras - 81 % SOH)
Associado UVE

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 531
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Simulador de Viagem

Mensagem por zeuz » 19 out 2020, 23:12

Eu uso o ABRP para simular como seria com este ou aquele VE, aquela viagem que gostava de fazer.

Costumo mudar o parâmetro da velocidade máxima para 120km/h ou mesmo 110km/h.

Outro parâmetro que também costumo ajustar é as percentagens à chegada ao destino/PCR ( 20% ).

O outro parâmetro que também ajusto é percentagem de carga à saída dos PCR. Geralmente uso 94% ou menos, consoante o VE que uso para simular.


Na prática nunca usei o ABRP, porque ainda ando de "rodinhas"... :mrgreen:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - )

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 2902
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Simulador de Viagem

Mensagem por pemifer » 20 out 2020, 11:23

zeuz Escreveu:
19 out 2020, 23:12
Eu uso o ABRP para simular como seria com este ou aquele VE, aquela viagem que gostava de fazer.

Costumo mudar o parâmetro da velocidade máxima para 120km/h ou mesmo 110km/h.

Outro parâmetro que também costumo ajustar é as percentagens à chegada ao destino/PCR ( 20% ).

O outro parâmetro que também ajusto é percentagem de carga à saída dos PCR. Geralmente uso 94% ou menos, consoante o VE que uso para simular.


Na prática nunca usei o ABRP, porque ainda ando de "rodinhas"... :mrgreen:
FINALMENTE!
Eu também queria configurar a percentagem à saída do PCR mas não percebi como se faz, HELP! :pray:

jart
Mensagens: 88
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Simulador de Viagem

Mensagem por jart » 20 out 2020, 11:42

pemifer Escreveu:
20 out 2020, 11:23
zeuz Escreveu:
19 out 2020, 23:12
Eu uso o ABRP para simular como seria com este ou aquele VE, aquela viagem que gostava de fazer.

Costumo mudar o parâmetro da velocidade máxima para 120km/h ou mesmo 110km/h.

Outro parâmetro que também costumo ajustar é as percentagens à chegada ao destino/PCR ( 20% ).

O outro parâmetro que também ajusto é percentagem de carga à saída dos PCR. Geralmente uso 94% ou menos, consoante o VE que uso para simular.


Na prática nunca usei o ABRP, porque ainda ando de "rodinhas"... :mrgreen:
FINALMENTE!
Eu também queria configurar a percentagem à saída do PCR mas não percebi como se faz, HELP! :pray:
Em tempos dava (versões antigas). Agora só dá para indicar a percentagem à chegada e o tempo de carga.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

estronka
Mensagens: 11
Registado: 11 fev 2020, 15:23
Data de fabrico: 31 jan 2020
Capacidade bateria: 54,99

Re: Simulador de Viagem

Mensagem por estronka » 20 out 2020, 12:10

jart Escreveu:
20 out 2020, 11:42
pemifer Escreveu:
20 out 2020, 11:23
zeuz Escreveu:
19 out 2020, 23:12
Eu uso o ABRP para simular como seria com este ou aquele VE, aquela viagem que gostava de fazer.

Costumo mudar o parâmetro da velocidade máxima para 120km/h ou mesmo 110km/h.

Outro parâmetro que também costumo ajustar é as percentagens à chegada ao destino/PCR ( 20% ).

O outro parâmetro que também ajusto é percentagem de carga à saída dos PCR. Geralmente uso 94% ou menos, consoante o VE que uso para simular.


Na prática nunca usei o ABRP, porque ainda ando de "rodinhas"... :mrgreen:
FINALMENTE!
Eu também queria configurar a percentagem à saída do PCR mas não percebi como se faz, HELP! :pray:
Em tempos dava (versões antigas). Agora só dá para indicar a percentagem à chegada e o tempo de carga.
Se ao lado da potência carregar no "POR" (carregar a km "POR" tempo) muda para a percentagem até que quer que carregue.

Responder

Voltar para “Nissan”