Manutenção mínima para garantia Leaf gen2

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Nissan
Responder
pcspinheiro
Mensagens: 2
Registado: 10 set 2020, 20:06
Data de fabrico: 20 fev 2019

Manutenção mínima para garantia Leaf gen2

Mensagem por pcspinheiro » 29 dez 2022, 13:02

Boas,
venho com uma pergunta sobre um assunto que me está a incomodar... Há dias fui contactado pela Nissan a lembrar da revisão do Leaf (quase 4 anos e quase 40.000 km). Tudo bem. Mas depois digo que quero apenas a verificação standard pois já troquei em próprio o filtro do habitáculo. Ora aqui vêm-me com a conversa de que esta revisão custa 180€ porque tem que trocar a água do radiador (achei que era desculpa para as burlas do costume, mas efectivamente tem um depósito de anticongelante) e fazer a limpeza das condutas do AC. Eu acho que é tudo manobras para "espremer" o consumidor, já que não há óleos nem filtros para trocar. Nos carros a combustão que tive e tenho não se troca anticongelante só porque sim. Nem a limpeza de AC faz parte de manutenção nenhuma.

Posto isto, a minha questão é: alguém sabe qual é a manutenção/verificação MÍNIMA para manter a garantia das baterias? Não quero ir pagar numa "revisão" quase tanto como gasto em electricidade num ano inteiro! Sobretudo porque querem fazer coisas inúteis (o anticongelante parece novo e visto que nada no uso do carro justifica aquecimento, não há razão para o trocar!). Sou completamente a favor de se manter os carros como deve ser (prova disso é que tenho um opel a gasolina com 21 anos e quase 400.000 km a funcionar como um relógio), mas discordo de tácticas de chulice das manutenções "só porque sim". Igual para o óleo de travões: se for testado e estiver com hidratação que justifique, troca-se!

Desde já agradecido!
Votos de um bom ano!

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Manutenção mínima para garantia Leaf gen2

Mensagem por Erbium » 29 dez 2022, 21:05

Os Leaf de 24 e 30kWh tinham no plano de manutenção a troca do liquido de refrigeração do carregador a cada 5 anos, o seguintes (40 e 62kWh) não sei.
Confirma no plano de manutenção no manual do carro.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Manutenção mínima para garantia Leaf gen2

Mensagem por Nonnus » 30 dez 2022, 16:09

Sim! Realmente existe um abuso mais notório no último ano por parte dos concessionários em relação aos VE´s. O meu carro tem 5 anos e sempre fez as revisões na marca para manter a garantia e não ter que depois levar com desculpas por parte da marca em como o carro não foi assistido na marca.

Em 2017 uma revisão custava (dependendo do concessionário) entre os 70€ e os 90€, hoje há casos de mais de 200€ para a mesma revisão. É certo que começaram a inventar trocas de óleo de travões, troca de anticongelante para justificar os preços pedidos, mas o que realmente subiu foi o valor da mão de obra. Já vimos muitos casos em que o mesmo concessionário tem a fixado o preço de mão de obra para carros a combustão de 40€/hora e 90€/ hora para um VE e, é isto que faz disparar os preços das revisões e não tanto a troca de óleos e anticongelante.

As oficinas com o crescente número de VE´s em circulação deixaram de facturar em peças e manutenção, a maneira que arranjaram de continuar a facturar foi o aumento brutal da mão de obra.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

FernandoSilva
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 22 nov 2020, 00:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Manutenção mínima para garantia Leaf gen2

Mensagem por FernandoSilva » 03 jan 2023, 15:01

Parece realmente ser o novo normal, que a mim me leva a pensar ser um absurdo de tal magnitude que roça já o ridículo. Julgo até que esta situação merece que alguma pressão, de alguma forma, seja feita para acabar com este abuso.
Ainda muito recentemente fiz a revisão dos 4 anos no meu ioniq, num concessionário na Maia, dito pelo simpático colaborador do mesmo em resposta à minha questão "Então, está tudo bem com o carro? O estado da bateria está bom?" Responde ele, "nesta revisão só trocamos o filtro de ar do habitáculo."
Sai a fatura, € 250.00 (arredondado com iva inc.)
Só tenho uma uma palavra para isto: ROUBO

FernandoSilva
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 22 nov 2020, 00:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Manutenção mínima para garantia Leaf gen2

Mensagem por FernandoSilva » 03 jan 2023, 15:04

Esqueci de referir valor de mão de obra afixado na recepção do concessionário: veículos a combustão € 60.00/hora
Veículos eléctricos € 105.00/hora
Valores arredondados com iva inc.

Responder

Voltar para “Nissan”