Apenas estou a comentar o que sei, o talvez não faz parte, acredito nesses 3000€ numa EV200 que podes usar o espaço de carga para albergar um pack completamente diferente, num LEAF não.
A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Pois, a Nissan se calhar devia ter refeito um bocado o Leaf e não ter feito apenas um facelift. Agora qual o custo disso? Não sei, custa-me a acreditar que fosse muito mais dispendioso ter um sistema de arrefecimento. Claro que por trás teria que haver um investimento e isso tem custos elevados, mas não sei que impacto teria no preço final. Talvez se a Nissan tivesse investido mais no Leaf teria recuperado esse investimento, mas quis investir em Jukes e Qashqais, são escolhas...civic Escreveu: ↑25 jul 2023, 11:26Acho que nestas coisas existiram 2 timings, a primeira geração do LEAF foi o que foi, packs pequenos em que a temperatura não seria grande problema para as baterias, pois os ciclos seriam pequenos, nesta geração tenho a minha ideia que as celulas degradam muito, independenetemente da utilização ou temperatura, ou seja até ao 40 a quimica não era grande coisa em termos de degradaçao.
Com a vinda da 2ª geração a Nissan continuou a ter o pack não refrigerado e aqui é que se distanciou da concorrência em termos de preços, tenho muitas duvidas do custo para um pack refrigerado, aliás, até o fez na EV200, fazê-lo no LEAF teria um custo muito elevado, pois com isso não poderia manter o formato do pack, isto tem custos enormes, não é apenas meter uma ventoinha e já está.
Esta geração foi marcada pelo "rapidgate", um pack maior que fica mais tempo a carregar e a elevar muito mais a temperatura, a Nissan caiu na patetice de alargar os limites de temperatura para amortecer um pouco esse "rapidgate", nunca fiz essa atualização, sempre achei que ia contra o que é o LEAF. Quanto à quimica o que vi sempre foi quilometragens elevadas com muitos maus tratos e a degradação mal se nota, acho que foi um salto em termos de quimica neste carro, o problema foi a marca decidir deixar mais espaço para as celulas dentro dos modulos enfraquecendo o material envolvente, isto leva à deformação das chapas envolventes chegando ao ponto delas tocarem nas proprias celulas dando falha de isolamento.
Portanto e resumindo, a Nissan começou com um projeto sem arrefecimento porque o carro seria para as voltinhas do dia a dia, pack pequeno, tornou o conceito um pouco mais abrangente e dessa forma manteve toda a sua filosofia, só dessa forma podia manter os preços onde manteve. O carro foi um sucesso de vendas, na minha opinião a Nissan falhou redondamente naquela atualização do "rapidgate" no LEAF 40, o carro devia manter as suas limmitações originais.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
A Nissan andava numa guerra de CEOs nessa altura, problemas de ordem legal envolvia o chefe daquilo Carlos Ghosn, o LEAF 2ª geração foi uma lufada de ar fresco, nessa altura, a marca simplesmente não tinha condições para refazer um carro como o LEAF, basta ver quantos anos foram precisos para fazer o Ariya com uma plataforma que já alberga um pack com refrigeração, completamente nova.cfvp Escreveu: ↑25 jul 2023, 12:59
Pois, a Nissan se calhar devia ter refeito um bocado o Leaf e não ter feito apenas um facelift. Agora qual o custo disso? Não sei, custa-me a acreditar que fosse muito mais dispendioso ter um sistema de arrefecimento. Claro que por trás teria que haver um investimento e isso tem custos elevados, mas não sei que impacto teria no preço final. Talvez se a Nissan tivesse investido mais no Leaf teria recuperado esse investimento, mas quis investir em Jukes e Qashqais, são escolhas...
Em 2017 a Nissan tinha o pack refrigerado que colocou na EV200, no LEAF era impensável sem refazer o carro todo, alem disso tinha o "problema" de não ter conseguido vender a sua parte da AESC, o que não lhe deixou outra hipotese que não fosse usar essas celulas, simplesmente não conseguias meter as celulas + arrefecimento dentro daquele pack.
Por isso é que digo que o LEAF foi um marco pela sua postura lowcost, se fosse refrigerado era apenas mais um, é apenas a minha opinião.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3044
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Mais uma vez, +1
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019