Leitor de Bateria com erro

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Nissan
Pascoal
Mensagens: 1
Registado: 05 dez 2023, 10:19
Data de fabrico: 23 jul 2020
Capacidade bateria: 40 kWh

Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Pascoal » 13 dez 2023, 10:53

Bom dia

Desde já obrigado.

O meu Nissan Leaf 40 kWh, de 2020, mesmo tendo a carga a 100% quando inicia uma subida o leitor de bateria desce até 10% ou menos, quando não acelero recupera os valores ou quando inicio uma descida também recupera a bateria na sua totalidade. Esta variação da leitura da bateria faz com a viatura entre em modo de segurança e não puxe devidamente (aparece no mostrador a tartaruga), tendo eu de desligar e voltar a ligar para entrar no modo normal.

Não creio que seja um problema de baterias, mas sim um problema se software.

Vou com o carro para a semana a um concessionário Nissan ver o que se passa na realidade, mas vinha pedir a vossa opinião acerca do assunto, por conhecimento ou por experiência em situações iguais.

Obrigado.

civic
Mensagens: 1590
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 13 dez 2023, 15:59

Nunca ouvi falar de um problema desses, penso que se fosse uma bateria ele entrava em falha, não consegues ligar o LeafSpy para ver como estão as celulas?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2972
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 13 dez 2023, 19:29

Isso é o que acontece no meu carro mas eu sei que tenho duas células danificadas que tem menos capacidade que as outras. Quando se acelera essas células perdem a pouca energia que tem, como tem menos capacidade entram em valores mínimos o que faz aparecer a tartaruga, depois quando faz regeneração essas células vão "encher" mais rapidamente que as outras e volta a subir a percentagem e a tartaruga desaparece.

Este comportamento da para ver com o Leafspy pois a células que provocam isso descem e sobem de forma abrupta.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 14 dez 2023, 10:12

também confirmo que isso é exatamente o sintoma de algumas células gastas, que quando baixam a tensão sobre carga "elevada" o carro decide mostrar % de bateria muito baixas, e depois recupera assim que abrande ou regenere um bocado.

O meu leaf 30 anda assim há meses mas o BMS recusa-se a baixar o SOH o suficiente para ir para a garantia sem as 4 "barras" :lol:


Solução imediata, acelerar menos ou durante menos tempo.

Solução ótima, ter garantia e mandar o carro para a nissan.

Solução aceitável, ir a uma oficina boa da especialidade e mudar as células avariadas.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2972
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 18 dez 2023, 06:15

Parece que está aumentar o número de casos com este problema. Tem aparecido no Facebook nos últimos dias relatos de mais casos de carros com este comportamento.

O estranho é que não havia nenhum caso conhecido deste problema nos Leaf de 40 e agora de repente aparecem 3.

Será que o frio tem influência?

Isto também mete em causa tudo o que já discutimos sobre a durabilidade das células dos Leaf de 40, que ao que parece padecem do mesmo mal dos Leaf de 30. Já não é só o inchar das células, é mesmo a degradação das mesmas.

Os Leaf de 30 com este comportamento são de 2016/2017 os Leaf de 40 são de 2019/2020. 🤔
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1590
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 18 dez 2023, 09:52

Nonnus Escreveu:
18 dez 2023, 06:15
Parece que está aumentar o número de casos com este problema. Tem aparecido no Facebook nos últimos dias relatos de mais casos de carros com este comportamento.

O estranho é que não havia nenhum caso conhecido deste problema nos Leaf de 40 e agora de repente aparecem 3.

Será que o frio tem influência?

Isto também mete em causa tudo o que já discutimos sobre a durabilidade das células dos Leaf de 40, que ao que parece padecem do mesmo mal dos Leaf de 30. Já não é só o inchar das células, é mesmo a degradação das mesmas.

Os Leaf de 30 com este comportamento são de 2016/2017 os Leaf de 40 são de 2019/2020. 🤔
Ainda não consegui ver qualquer tipo de padrão no que está a acontecer, são casos em que temos muito pouca informação.
A ser como dizes não começaria por acontecer nos de 2017/2018?
De qualquer das formas a informação é escassa, não temos o tipo de condução/tratamento do carro, e 3 casos é muito pouco para se avaliar qualquer coisa, podem ser casos de problemas de garantia, tipo celulas com defeito... O que acredito que tenha acontecido a bem mais do que 3 casos, e não é exclusivo da Nissan...

PS: Já tive um problema precisamente idêntico ao deste tópico na minha scooter e foi o BMS que berrou... ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2972
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 18 dez 2023, 10:11

Não achas estranho durante anos não haver qualquer relato e em menos de uma semana aparecer 3? Será apenas coincidência?

E como sabes nem toda a gente reporta o que acontece, portanto serão muitos mais (penso eu).

A imagem das células inchadas começou por aparecer um caso, ou outro e de repente a certa altura aparecia todos os dias alguém com o erro.

Vamos esperar para ver...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1590
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 18 dez 2023, 10:13

Nonnus Escreveu:
18 dez 2023, 10:11
Não achas estranho durante anos não haver qualquer relato e em menos de uma semana aparecer 3? Será apenas coincidência?

E como sabes nem toda a gente reporta o que acontece, portanto serão muitos mais (penso eu).

A imagem das células inchadas começou por aparecer um caso, ou outro e de repente a certa altura aparecia todos os dias alguém com o erro.

Vamos esperar para ver...
Acho muito mais estranho aparecerem casos de 2020 em vez de serem casos de 2017/2018.

E só conheço 2 casos, um do Facebook e este, casos que não faço ideia do historial do carro, onde viste os outros?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1590
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 18 dez 2023, 15:16

MRider Escreveu:
18 dez 2023, 14:10
Já a alguns anos que venho a comentar esse fenômeno principalmente nos Leaf 40 . A maioria do pessoal daqui do fórum desvalorizou dizem que desconhecem e só ouviram falar alguma coisa no Facebook.
Eu já ando aqui neste forum já quase a uma década e não tenho razões para estar a inventar coisas deste tipo.
Desde os primeiros casos e após ver algumas céulas inchadas já deu para perceber que a bateria não está projectada para a potência do carro.
E os leafs que vão se safando são de utilizadores que têm cuidado e já não estão no seu primeiro veículo elétrico.
Não estou a ver que fenomeno é esse que o pessoal desvalorizou, pode é ter opinião diferente, agora desvalorizar...

Uma coisa é certa, o uso abusivo tem como resultado a deformação das células, fora isso não vejo outro problema crónico do carro/bateria, claro que uso abusivo pode ter diferentes interpertações, na minha opinião o uso normal é não deixar a temperatura andar muito tempo no vermelho, lida bem com a potência desde que não ultrapasse este patamar só isso.

E de facto o que vejo é que quem tem o carro desde novo e não abusou muito não tem tido problemas, claro que avarias existem sempre, mas com a revenda destes carros que não se sabe de onde vêm (TVDE nalguns caos) leva ao aparecimento de carros pirateados e avarias cada vez mais esquisitas, vamos aguardar para ver mais.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por mjr » 18 dez 2023, 15:26

O facto de os problemas aparecerem com o frio é normal. O frio baixa a performance de todas as células, mas aquelas que estão perto do limite vão ultrapassar esse limite e dar erro. O caso mais antigo que conheço de um Leaf, é o do OCasal, deste fórum. Um mk1 que com 4-5 anos (se não me falha a memória) começou a ter o sintoma de perder SOC rapidamente quando em esforço contínuo (subida grande em aceleração). Ou seja, não é o frio que provoca o problema, mas é o frio que o revela.

Isso de colocar na descarga o problema eu não como. Sempre acelerei com o meu mk1 a fundo regularmente (nos primeiros anos era sempre, basicamente) e não tive este tipo de problema. As células degradaram-se sempre por igual. A minha modesta opinião é a de sempre: são as cargas a 100% e especialmente o tempo passado a 100% que provocam estes desequilíbrios.

Até a Tesla recentemente alterou a recomendação de carregar a 90% no dia a dia para 80%, no caso dos packs de NCA (em LFP esta questão não é relevante).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Nissan”