Isso das LFP ser carregada a 100% não é porque não lhes faça mal, é só porque a tensão entre o ponto maximo e o minimo é muito mais apertada do que em qualquer outra quimica, o que não fazendo os 100% regularmente (calibrar SOC) vai fazer com que o SOC fique perdido, as celulas resistem melhor a cargas a 100%, mas dizer que isso é irrelevante é uma coisa bem diferente.mjr Escreveu: ↑18 dez 2023, 15:26O facto de os problemas aparecerem com o frio é normal. O frio baixa a performance de todas as células, mas aquelas que estão perto do limite vão ultrapassar esse limite e dar erro. O caso mais antigo que conheço de um Leaf, é o do OCasal, deste fórum. Um mk1 que com 4-5 anos (se não me falha a memória) começou a ter o sintoma de perder SOC rapidamente quando em esforço contínuo (subida grande em aceleração). Ou seja, não é o frio que provoca o problema, mas é o frio que o revela.
Isso de colocar na descarga o problema eu não como. Sempre acelerei com o meu mk1 a fundo regularmente (nos primeiros anos era sempre, basicamente) e não tive este tipo de problema. As células degradaram-se sempre por igual. A minha modesta opinião é a de sempre: são as cargas a 100% e especialmente o tempo passado a 100% que provocam estes desequilíbrios.
Até a Tesla recentemente alterou a recomendação de carregar a 90% no dia a dia para 80%, no caso dos packs de NCA (em LFP esta questão não é relevante).
Leitor de Bateria com erro
Re: Leitor de Bateria com erro
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Re: Leitor de Bateria com erro
A questãp das LFP é que a 100% tens 3,6V e com essa tensão não existe degradação do eletrólito, que é um dos principais problemas nas químicas de Lítio de tensões mais elevadas a 100%. O que eu indiquei não tem a ver com ciclos profundos mas sim muito tempo a 100%. Ciclos profundos é mau em qualquer química.
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Re: Leitor de Bateria com erro
Claro que existe, pode ser inferior, mas degradação existe sempre mais no eletrolito completamente carregado do que a meia carga, quanto maior for o desiquilibrio potencial maior a dissolução do eletrodo no eletrolitico, se numa bateria que anda por norma nos 3,6v tem mais degradação do que se por norma andar nos 3,5v.mjr Escreveu: ↑18 dez 2023, 23:12A questãp das LFP é que a 100% tens 3,6V e com essa tensão não existe degradação do eletrólito, que é um dos principais problemas nas químicas de Lítio de tensões mais elevadas a 100%. O que eu indiquei não tem a ver com ciclos profundos mas sim muito tempo a 100%. Ciclos profundos é mau em qualquer química.
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Re: Leitor de Bateria com erro
Nem de proposito, ontem em conversa com uma colega do trabalho a falar de baterias, ela tem um e-2008 que diz que tenta tratá-lo muito bem, ou seja, só carrega quando atinge a "reserva" e carrega sempre a 100%, mesmo quando vai de féria e o deixa uma semana parado faz questão de que isso aconteça, ou seja, trata a bateria como se fosse de ni-cd para não viciar, faz o mesmo com o telemovel, a conversa começou com ela a dizer que atualmente as baterias dos telemoveis duram um anito no maximo....Pudera.
Passando isto para os EVs, acho que se deve ter muito cuidado com os usados, pois mesmo bem tratados (pela lógica do dono) podem ter a baterias todas escafiadas.
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Re: Leitor de Bateria com erro
Sim, o que eu quis dizer foi que não é significativa a degradação, ou seja que há outros fatores ordens de magnitude mais significantes (ciclos, corrente de carga, temperatura, etc).civic Escreveu: ↑19 dez 2023, 09:39Claro que existe, pode ser inferior, mas degradação existe sempre mais no eletrolito completamente carregado do que a meia carga, quanto maior for o desiquilibrio potencial maior a dissolução do eletrodo no eletrolitico, se numa bateria que anda por norma nos 3,6v tem mais degradação do que se por norma andar nos 3,5v.mjr Escreveu: ↑18 dez 2023, 23:12A questãp das LFP é que a 100% tens 3,6V e com essa tensão não existe degradação do eletrólito, que é um dos principais problemas nas químicas de Lítio de tensões mais elevadas a 100%. O que eu indiquei não tem a ver com ciclos profundos mas sim muito tempo a 100%. Ciclos profundos é mau em qualquer química.
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Re: Leitor de Bateria com erro
Um suposto entendido na matéria no Facebook, o Jorge Rocha, diz que uma das principais causas para os problemas nas baterias, pelo menos do Leaf, são as acelerações/desacelerações bruscas. Ele também disse que nos 40kWh o SOH não é muito fiável, porque pode ter um valor alto e ter as 12 barras, mas a bateria pode já estar toda rota. Do que eu tenho visto parece que o Hx dá para ter uma melhor noção do estado da bateria, isto nos de 40.
Já não sei no que acreditar. A verdade é que qualquer carro que abuse nos carregamentos rápidos vai ter problemas mais cedo ou mais tarde. Até mesmo Teslas que foram abusados acabam por ter problemas na bateria. Agora será por causa da temperatura? Das (des)cargas elevadas? Eu sei que os Teslas aquecem bastante a bateria para os superchargers.
Já não sei no que acreditar. A verdade é que qualquer carro que abuse nos carregamentos rápidos vai ter problemas mais cedo ou mais tarde. Até mesmo Teslas que foram abusados acabam por ter problemas na bateria. Agora será por causa da temperatura? Das (des)cargas elevadas? Eu sei que os Teslas aquecem bastante a bateria para os superchargers.
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Re: Leitor de Bateria com erro
Não percebo como uma desaceleração brusca, que no Leaf só é possível usando os travões mecânicos, pode ter alguma relevância para a durabilidade da bateria. Mas calculo que se esteja a referir a uso "excessivo" da regeneração. Ora bem, no Leaf mk1 isso não é muito relevante porque ele de base tem pouca regeneração (embora tenha tb uma bateria mais pequena).
O que sei é a minha experiência, e no mk1 sempre usei a aceleração máxima nos arranques, e tentava aproveitar ao máximo a regeneração, dentro dos limites do mk1. A minha bateria do mk1 quando foi trocada tinha as células todas muito bem equilibradas, exceto uma que devido a um defeito no LBC estava ligeiramente abaixo. Quando as coloquei no sistema estacionário que alimenta a minha casa as células foram equilibradas... e nunca mais daí saíram. Ou seja, a degradação que tinham era completamente igual entre as células.
Penso que o que estamos aqui a discutir é o desequilíbrio nas células que origina os erros apresentados e a perda repentina de potência, com o aparecimento da tartaruga. E aí discordo que a origem possam ser cargas e descargas mais espirituosas.
No meu TM3 também uso acelerações e desacelerações bruscas muito frequentemente. Não estou preocupado. O que cumpro escrupolasamente é o limite de carga de 80%, exceto em condições excecionais de viagens.
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Penso que o que estamos aqui a discutir é o desequilíbrio nas células que origina os erros apresentados e a perda repentina de potência, com o aparecimento da tartaruga. E aí discordo que a origem possam ser cargas e descargas mais espirituosas.
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Re: Leitor de Bateria com erro
Certo, estava-me a referir à travagem regenerativa ou aceleração fortes no Leaf 40. Não sei se se aplica aos outros Leafs. E só estou a dizer aquilo que o Jorge Rocha diz.mjr Escreveu: ↑20 dez 2023, 23:19Não percebo como uma desaceleração brusca, que no Leaf só é possível usando os travões mecânicos, pode ter alguma relevância para a durabilidade da bateria. Mas calculo que se esteja a referir a uso "excessivo" da regeneração. Ora bem, no Leaf mk1 isso não é muito relevante porque ele de base tem pouca regeneração (embora tenha tb uma bateria mais pequena).
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Re: Leitor de Bateria com erro
Sem entrar em guerras eu gostava de ver esses casos do LEAF 40 com os sintomas deste, até agora só vi 2, este e outro no Facebook, baterias inchadas é um caso diferente.MRider Escreveu: ↑18 dez 2023, 14:10Já a alguns anos que venho a comentar esse fenômeno principalmente nos Leaf 40 . A maioria do pessoal daqui do fórum desvalorizou dizem que desconhecem e só ouviram falar alguma coisa no Facebook.
Eu já ando aqui neste forum já quase a uma década e não tenho razões para estar a inventar coisas deste tipo.
Desde os primeiros casos e após ver algumas céulas inchadas já deu para perceber que a bateria não está projectada para a potência do carro.
E os leafs que vão se safando são de utilizadores que têm cuidado e já não estão no seu primeiro veículo elétrico.
E sim, concordo que o LEAF tem montes de limitações, mas para quem vê tantos TVDEs a fazerem aos 200 000kms sempre com a temperatura no vermelho acabam por inchar as baterias, mas diria que num uso tão extremo nem é tão mau assim, discordo completamente disso da potência, isso podes falar de todos, até os Teslas se limitam se andares sempre com o pedal a fundo, nem as plataformas de 800v se safam....
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Re: Leitor de Bateria com erro
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