Depois de muita pesquisa, muitos emails acabou por ser esta a escolha para substituir o leaf.
Antes demais agradeço ao @ruramos por toda a paciência que teve em tentar arranjar um carro dentro do meu orçamento.
As minhas escolhas era um kauai de 39, ou um Fiat 500e (para a mulher era a primeira opção) de 42kWh. O kauai com o passar do tempo começamos a ver que não era opção porque os carros dentro do que eu queria ultrapassavam em muito o orçamento. O Fiat 500 conseguia-se arranjar e até tive um ou dois negócios quase fechados, mas depois os vendedores acabaram por falhar. Tive um negócio em que esperei duas semanas para fechar o negócio e dois dias antes deixaram de atender o telefone. Enfim.
Também fiquei a perceber que muitos vendedores põem os carros a venda muito antes dos carros estarem em Portugal. Há de tudo para todos os gostos.
Na quinta-feira dei com o anúncio deste carro, negociei o preço que ficou abaixo do meu orçamento, na sexta-feira confirmaram que o carro podia ser para mim, porque a pessoa interessada acabou por não confirmar se ficava com o carro.
Hoje fui ver o carro, correspondeu a todos os meus requisitos, excepto no livro de revisões que não está carimbado. Em dois dias e meio ficou o negócio concluído.
Primeiras impressões do carro.
- É demasiado gastador, em cima da ponte Vasco da Gama a 120km/h consumo de 20/22kWh/100km. No Niro com climatização ligada 14kWh/100km.
- o advinhometro é muito impreciso. Fiz os últimos 15km antes de casa com uma estimativa a oscilar entre os 80 e os 78, chego a casa com uma estimativa de 86km. A estimativa passa de 2 em 2km e oscila em demasia. É pior que o Leaf. Foi uma das coisas que quem me vendeu o carro me disse.
Por ser a versão mais baixa o infotainment não é muito elaborado, mas tem Android auto e Apple carplay e é responsivo, talvez até mais que o Niro. O quadrante também não apresenta muitas informações, faz lembrar os carros chineses que o Bjorn apresenta no canal. Mas tem APP, estou a espera que a Stellantis active o meu pedido.
Os acabamentos são bons, não tem barulhos parasitas, os bancos são bastante confortáveis com bom apoio lateral.
O espaço é muito bom em todos os sentidos, foi algo que gostei desde que entrei num carro destes no ENVE de Setúbal.
Não sei se por ser um carro proveniente do mercado alemão tem bancos aquecidos, o que não é normal em versões de entrada.
Tem lane assist mas ainda não percebi como funciona.
Os comandos do Cruise Control está num sítio que não lembra a ninguém. Esta escondido atrás do volante e não se consegue ver. Tem de ser por tacto.
O SOH está nos 92.75% o que não me parece mau por aquilo que pesquisei. O carro faz 3 anos dia 28 deste mês e ainda não tem 64000km. As células estão todas certas. Vi antes de fechar o negócio e vi depois de chegar a casa mantém a mesma voltagem em todas a células.