Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Peugeot
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3453
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 07 dez 2024, 20:07

Imagem

Depois de muita pesquisa, muitos emails acabou por ser esta a escolha para substituir o leaf.

Antes demais agradeço ao @ruramos por toda a paciência que teve em tentar arranjar um carro dentro do meu orçamento.

As minhas escolhas era um kauai de 39, ou um Fiat 500e (para a mulher era a primeira opção) de 42kWh. O kauai com o passar do tempo começamos a ver que não era opção porque os carros dentro do que eu queria ultrapassavam em muito o orçamento. O Fiat 500 conseguia-se arranjar e até tive um ou dois negócios quase fechados, mas depois os vendedores acabaram por falhar. Tive um negócio em que esperei duas semanas para fechar o negócio e dois dias antes deixaram de atender o telefone. Enfim.

Também fiquei a perceber que muitos vendedores põem os carros a venda muito antes dos carros estarem em Portugal. Há de tudo para todos os gostos.

Na quinta-feira dei com o anúncio deste carro, negociei o preço que ficou abaixo do meu orçamento, na sexta-feira confirmaram que o carro podia ser para mim, porque a pessoa interessada acabou por não confirmar se ficava com o carro.

Hoje fui ver o carro, correspondeu a todos os meus requisitos, excepto no livro de revisões que não está carimbado. Em dois dias e meio ficou o negócio concluído.

Primeiras impressões do carro.

- É demasiado gastador, em cima da ponte Vasco da Gama a 120km/h consumo de 20/22kWh/100km. No Niro com climatização ligada 14kWh/100km.

- o advinhometro é muito impreciso. Fiz os últimos 15km antes de casa com uma estimativa a oscilar entre os 80 e os 78, chego a casa com uma estimativa de 86km. A estimativa passa de 2 em 2km e oscila em demasia. É pior que o Leaf. Foi uma das coisas que quem me vendeu o carro me disse.

Por ser a versão mais baixa o infotainment não é muito elaborado, mas tem Android auto e Apple carplay e é responsivo, talvez até mais que o Niro. O quadrante também não apresenta muitas informações, faz lembrar os carros chineses que o Bjorn apresenta no canal. Mas tem APP, estou a espera que a Stellantis active o meu pedido.

Os acabamentos são bons, não tem barulhos parasitas, os bancos são bastante confortáveis com bom apoio lateral.

O espaço é muito bom em todos os sentidos, foi algo que gostei desde que entrei num carro destes no ENVE de Setúbal.

Não sei se por ser um carro proveniente do mercado alemão tem bancos aquecidos, o que não é normal em versões de entrada.

Tem lane assist mas ainda não percebi como funciona.

Os comandos do Cruise Control está num sítio que não lembra a ninguém. Esta escondido atrás do volante e não se consegue ver. Tem de ser por tacto.

O SOH está nos 92.75% o que não me parece mau por aquilo que pesquisei. O carro faz 3 anos dia 28 deste mês e ainda não tem 64000km. As células estão todas certas. Vi antes de fechar o negócio e vi depois de chegar a casa mantém a mesma voltagem em todas a células.

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por Nonnus em 08 dez 2024, 15:17, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3453
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Peugeot e2008 Active

Mensagem por Nonnus » 08 dez 2024, 07:44

Valores do primeiro carregamento:

Quando cheguei a casa pus a carregar e segundo o EVSE do Apr carregou 5.7kWh em 1h51m.

Voltei a iniciar o carregamento às 2h e carregou 24.4kWh em 3h58m sendo que ele estimava 17.42kWh dentro do pack isto dá 47.52kWh.

Visto que este carro tem uma bateria de 50kWh mas só usa 46.6kWh e considerando 10% de perdas sobre os 5.7 + 24.4 - 10% = 27.09 + 17.42 = 44.51kWh.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Mensagens: 1957
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Peugeot e2008 Active

Mensagem por civic » 08 dez 2024, 11:15

Parabens pela máquina nova. :clap:

Bota aí mais fotos e impressões do carro, tive uma colega que teve o e-208 e a unica coisa que ela referia era a sensiilidade ao carregamento, lá no trabalho o carro abortava muitas vezes a carga, a tensão por vezes cai muito, para valores abaixo dos 200v, por lá os mais sensiveis nesse aspeto são os Teslas e o Peugeots... ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3453
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Peugeot e2008 Active

Mensagem por Nonnus » 08 dez 2024, 14:02

Um dos motivos da compra deste carro.

Imagem

8 sacos de pallets, uma mala de viagem e por trás ainda tem sacos de compras.

O seletor de marcha para mim é o melhor que experiênciei.

O carro tem uma altura ao solo muito elevada as crianças e os idosos podem ter alguma dificuldade a entrar no carro até porque depois o fundo do carro está acerca de 15cm abaixo da longarina. Então temos de "saltar uma barreira" para entrar no carro.

O Lane Assist não é tão preciso como o do Niro. Se a faixa estiver um bocadinho gasta já não detecta. Tem uma coisa boa, não tem aviso sonoro, apenas avisos visuais e faz força no volante.

Uma coisa que notamos falta é do botão nas portas da frente para trancar/destrancar o carro sem necessidade de usar o comando. Também não destranca a mala sem recorrer ao comando/chave.
civic Escreveu:
08 dez 2024, 11:15
Bota aí mais fotos e impressões do carro, tive uma colega que teve o e-208 e a unica coisa que ela referia era a sensiilidade ao carregamento, lá no trabalho o carro abortava muitas vezes a carga, a tensão por vezes cai muito, para valores abaixo dos 200v, por lá os mais sensiveis nesse aspeto são os Teslas e o Peugeots... ;)
Sobre a queda de tensão dificilmente posso testar. Em casa tenho o contrário. Tenho sempre acima dos 230V e de noite chego a ter 250V. Estou muito perto do PT e como carro vai carregar sempre de mm madrugada se abortar o carregamento não será por falta de tensão.

Mas já li sobre isso. Algumas pessoas queixam-se que o carro as vezes não carrega.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

zix
Mensagens: 14
Registado: 19 nov 2021, 10:20
Data de fabrico: 0- 5-2022
Capacidade bateria: 42Kw

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por zix » 08 dez 2024, 19:43

Boas, qual é essa aplicação para ver estado da bateria ?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3453
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 08 dez 2024, 20:28

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 522
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por rjspedition » 08 dez 2024, 23:53

Parabéns pela compra!
Também fiquei a perceber que muitos vendedores põem os carros a venda muito antes dos carros estarem em Portugal. Há de tudo para todos os gostos.
Tantos que vi, muitos ainda anunciam o carro com as fotos dos leilões após término de lease na Holanda/Alemanha.

Também quando estive na Byrd foi-me dito pelo comercial que a maioria dos carros que vendem são comprados antes de sequer chegarem cá ou serem vistos pelo futuro comprador.

zix
Mensagens: 14
Registado: 19 nov 2021, 10:20
Data de fabrico: 0- 5-2022
Capacidade bateria: 42Kw

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por zix » 09 dez 2024, 09:17

Nonnus Escreveu:
08 dez 2024, 20:28
Car Scanner: https://play.google.com/store/search?q= ... ner&c=apps
Obrigado pela resposta.
Eu uso Iphone, tenho de encontrar um idêntico para esta plataforma !

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 09 dez 2024, 10:24

Parabéns pela compra. Tinha a ideia que era de facto um bocado gastador. Uma amiga teve um e do que falávamos gastava bastante.
À parte disso acho-o bastante bonito. Sendo um "mini-SUV" essa altura ao solo é uma característica quase base :)

Boa sorte com a máquina ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3453
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 09 dez 2024, 10:37

BrunoAlves Escreveu:
09 dez 2024, 10:24
Parabéns pela compra. Tinha a ideia que era de facto um bocado gastador. Uma amiga teve um e do que falávamos gastava bastante.
À parte disso acho-o bastante bonito. Sendo um "mini-SUV" essa altura ao solo é uma característica quase base :)

Boa sorte com a máquina ;)
Obrigado.

Pelo que percebi o problema é que este carro tem um chassi dos ice sem nenhuma alteração e, ao contrário dos coreanos que também derivam de ices onde mudaram a grelha frontal, a Peugeot não o fez, então o carro tem entradas de ar como se fosse um ice, provocado forças demasiado excessivas.

Quando tiver oportunidade ponho uma foto da grelha do carro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Peugeot”