ID 3

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por BrunoAlves » 28 set 2020, 21:59

O meu primeiro VE foi um Leaf de 24kWh, mk2 de 2014. Comprei-o para a esponja fazer 50km por dia para ir para o trabalho, acabou por fazer 26kkm num ano até o vender. Nesse ano a carrinha que tínhamos fez 4000km :mrgreen:
A degradação é mais ou menos inevitável, mas depende do que se pretende do carro. Apesar de o Leaf ter feito muitos, muitos km, aquilo para que foi pensado seria possível de fazer durante pelo menos 10 anos.

Baterias recentes, com tecnologia melhor, condicionamento térmico, etc, degradam muito menos e seguramente sobrevivem ao carro. A menos de avaria, claro, mas isso não é expectável que aconteça (claro, vai acontecer em alguns, mas isso é igual em qualquer tipo de carro).
Vais perder alguma autonomia mas, por exemplo no caso do id3 de 77kWh, 550km WLTP em novo. Bateria maior, muito menos ciclos completos, bom condicionamento térmico, etc. Quando aquela bateria não fizer 400km (no mesmo regime dos 550 em novo bem entendido) já o carro morreu :)

Eu não dava 47k pelo Niro ou pelo Kauai. Acho que não valem esse dinheiro. Mas usados importados com poucos km, isso sim são excelentes negócios :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por LAbreu » 28 set 2020, 22:31

pbaptista Escreveu:
28 set 2020, 20:44
Alguém que faça 60k km/ano, 200km todos os dias uteis, com 2 a 3 deslocações de Lisboa ao Porto, uma a duas ao Algarve, 11 meses por ano, sempre em trabalho, como eu fiz durante 7 anos seguidos, que VE sugeres que no mínimo seja financeiramente neutro para este perfil de utilização?
TM 3 LR. Tens alguma duvida? (independente se VE ou ICE!)

Tenho um amigo com um perfil semelhante: Dias de 200kms com a mesma carga, algumas viagens de 300kms.

Tem um TM3 há 18 meses. So recentemente andei nele: espectáculo.... :mrgreen:
já tem uns 60 000 kms. Tem um carregador trifasico em casa. Degradação: ele não sabe o que é isso. "no inicio marcava 500 kms de autonomia. Agora marca 480". Já teve necessidade de vir a carrinha uma vez (acho que la partiu um botão, sabe-se la a fazer oque...). O carro ficou em casa, veio a malta da tesla, horas depois estava no mesmo sitio com o carro reparado.
Ele tem um BMW serie 5 todo equipado de 2016 na garagem. Prefere o Tesla. :mrgreen:

Quanto tempo demora a pagar o "extra" do carro? Depende. Ele ja pagou a diferença no entender dele... (comunidade, consumos)

Se comparares com um BMW serie 3 (e sim, é o minimo com o que devez comparar) são + 18k.
Ora, o serie 3 gasta ~250€/ano parado em IUC + ~0,08€/km combustivel + ~0,02€/km manutenção (sem pneus, revisões, oleo e discos).
Com 60 000 kms por ano pagas a diferença em 3-4 anos.

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por pbaptista » 28 set 2020, 23:01

BrunoAlves Escreveu:
28 set 2020, 21:59
O meu primeiro VE foi um Leaf de 24kWh, mk2 de 2014. Comprei-o para a esponja fazer 50km por dia para ir para o trabalho, acabou por fazer 26kkm num ano até o vender. Nesse ano a carrinha que tínhamos fez 4000km :mrgreen:
A degradação é mais ou menos inevitável, mas depende do que se pretende do carro. Apesar de o Leaf ter feito muitos, muitos km, aquilo para que foi pensado seria possível de fazer durante pelo menos 10 anos.

Baterias recentes, com tecnologia melhor, condicionamento térmico, etc, degradam muito menos e seguramente sobrevivem ao carro. A menos de avaria, claro, mas isso não é expectável que aconteça (claro, vai acontecer em alguns, mas isso é igual em qualquer tipo de carro).
Vais perder alguma autonomia mas, por exemplo no caso do id3 de 77kWh, 550km WLTP em novo. Bateria maior, muito menos ciclos completos, bom condicionamento térmico, etc. Quando aquela bateria não fizer 400km (no mesmo regime dos 550 em novo bem entendido) já o carro morreu :)

Eu não dava 47k pelo Niro ou pelo Kauai. Acho que não valem esse dinheiro. Mas usados importados com poucos km, isso sim são excelentes negócios :)
A degradação faz parte eu sei, por isso é que prefiro o M3LR ao M3SR+, ou como prefiro o ID3 77 ao ID3 58, a questão é que são 10k de diferença entre os modelos, a duvida é se a duração das baterias justifica a diferença.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por pbaptista » 28 set 2020, 23:07

LAbreu Escreveu:
28 set 2020, 22:31
pbaptista Escreveu:
28 set 2020, 20:44
Alguém que faça 60k km/ano, 200km todos os dias uteis, com 2 a 3 deslocações de Lisboa ao Porto, uma a duas ao Algarve, 11 meses por ano, sempre em trabalho, como eu fiz durante 7 anos seguidos, que VE sugeres que no mínimo seja financeiramente neutro para este perfil de utilização?
TM 3 LR. Tens alguma duvida? (independente se VE ou ICE!)

Tenho um amigo com um perfil semelhante: Dias de 200kms com a mesma carga, algumas viagens de 300kms.

Tem um TM3 há 18 meses. So recentemente andei nele: espectáculo.... :mrgreen:
já tem uns 60 000 kms. Tem um carregador trifasico em casa. Degradação: ele não sabe o que é isso. "no inicio marcava 500 kms de autonomia. Agora marca 480". Já teve necessidade de vir a carrinha uma vez (acho que la partiu um botão, sabe-se la a fazer oque...). O carro ficou em casa, veio a malta da tesla, horas depois estava no mesmo sitio com o carro reparado.
Ele tem um BMW serie 5 todo equipado de 2016 na garagem. Prefere o Tesla. :mrgreen:

Quanto tempo demora a pagar o "extra" do carro? Depende. Ele ja pagou a diferença no entender dele... (comunidade, consumos)

Se comparares com um BMW serie 3 (e sim, é o minimo com o que devez comparar) são + 18k.
Ora, o serie 3 gasta ~250€/ano parado em IUC + ~0,08€/km combustivel + ~0,02€/km manutenção (sem pneus, revisões, oleo e discos).
Com 60 000 kms por ano pagas a diferença em 3-4 anos.
Sim, com 60k km ano, a diferença na aquisição fica diluída em 3/4 anos, agora a bateria do M3 LR com 180K/240K é espectável ter que autonomia?

Só me falta fazer o teste drive ao ID3, tenho Passat's há 20 anos e estou curioso de ver o interior para verificar se o espaço é igual como dizem... :mrgreen:
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por BrunoAlves » 28 set 2020, 23:42

pbaptista Escreveu:
28 set 2020, 23:01
a questão é que são 10k de diferença entre os modelos, a duvida é se a duração das baterias justifica a diferença.
Como disse, isso para mim é uma não questão. A bateria sobrevive ao carro, é essa a minha perspectiva ;)

A diferença nesses 10k€ tem muito a ver com cada um. Eu se pudesse claro que iria sempre para o de maior autonomia. Mas é preciso poder. Não fazendo regularmente mais de 300km num dia, um SR+ dá perfeitamente e seria uma excelente solução.
Um bocado como a discussão atrás da diferença de preço entre os VE e os equivalentes a combustão :)

A questão do id3 está fortemente ligada à rede de carregamento e nós, infelizmente, ainda temos muito para penar. No vídeo dos 1000km do Bjorn eles disse claramente que não vale a pena a bateria maior, à eficiência do carro e à rede de carregamento que eles têm, com postos de alta potência como cogumelos. Infelizmente lá não é como cá.
Imagina que a versão base do id3 te satisfaz tecnologicamente por 38-40k€. São muitos k€ a menos ;)
Agora, para viagens regulares do dia a dia, perfeitamente capaz. É aquela vontade de ir passear ao interior, fora dos grandes centros, que nos faz pensar duas vezes. Limitação da rede e não do carro. Qualquer carro :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por LAbreu » 29 set 2020, 10:11

pbaptista Escreveu:
28 set 2020, 23:07
Sim, com 60k km ano, a diferença na aquisição fica diluída em 3/4 anos, agora a bateria do M3 LR com 180K/240K é espectável ter que autonomia?
Ainda ninguem te sabe responder porque ainda não há nenhum com esses kms (não te esqueças que o carro não tem sequer 3 anos!).
Podes usar como referencia o TM S: tens uma perda estimada de 15-25%. No TM3 LR+ dá: pelo menos 375kms de autonomia...

Se ja decidiste pelo VE, e só estas a escolher o modelo: óptimo. Felizmente tens agora várias opções validas. Vai em frente.

Se ainda tens duvida se o VE é a melhor escolha: com 180/240 000 Kms, como está o ICE? Eu no meu BMW serie 3 estou a ver quando lhe troco a corrente de transmissão... Com esses kms um Mini cooper que tive já tinha a caixa de transmissão estragada. O Mercedes 190 do meu pai, que é um tanque e anda com 500 000kms, em vez dos 69 cv de origem, deve ter uns 55. A subir é penoso...
Tu quando compravas um ICE também ias ver como ficava o motor e a transmissão ao fim de 200 000 kms? E como fazias quando o carro tinha saido há 2-3 anos.
A diferença é: num ICE ele vai perdendo potencia e as vezes ficas pelo caminho porque algum dos muitos componentes críticos desistiu de funcionar. Num VE podes ter de ir mais vezes ao posto e não dá para fazer tantos kms.

As vezes esquecemos, mas os VE só "existem" há 10 anos (estou a dizer para o utilizador comum). Não podem estar à espera de ter a certeza de como se comportam ao fim de 20 anos (pelo que parece: muito melhor que os ICE).

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por rimsilva » 29 set 2020, 10:31

Apesar de estarmos a entrar em off Topic, vou dar exemplos concretos de um carro que conheço bem e que ajuda a ter uma ideia daquilo que um VE é capaz.

No lançamento do i3 94Ah (29,5 kWh uteis de bateria) a BMW referiu que ao fim de 15 anos um i3 com 700.000km seria capaz de ter 70% da autonomia inicial.

Com um perfil de utilização identico ao referido, conheço pessoalmente um propriétário de um i3 94Ah (de 12/2016) que ao fim de 2 anos entrou na oficina para a 1* revisão, com 125.000km.
Hoje (ao fim de quase 4 anos), com 192.000km tem uma capacidade util de 28,1% (perto de 5% de degradação).

Agora em relação à escolha do VE é uma maravilha, quem me dera estar nessa situação quando comprei o meu... :lol:

Sobre o TM3 não vale a pena dizer mais nada, o ID3 apesar de ser uma incognita tem boas caracteriticas e será de certeza uma boa opção, há as maquinas coreanas e depois mais alguns que estão também a surgir no mercado e que dependendo do preço e gosto pessoal podem interessar ou não, nomeadmente o XC40 100% electrico ou o mustang EV, o iX3 já terá um nivel de preço próximo do i-pace.

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por pbaptista » 29 set 2020, 13:29

LAbreu Escreveu:
29 set 2020, 10:11

Se ja decidiste pelo VE, e só estas a escolher o modelo: óptimo. Felizmente tens agora várias opções validas. Vai em frente.
Há muitos anos que decidi por um VE, a questão era existir oferta que satisfizesse as minhas necessidades de mobilidade e fosse equilibrado financeiramente.

Desde o M3 que há essa oferta, não tanto no aspecto financeiro mas na parte da mobilidade.
Hoje fui ver um ID3, a versão de 43K, gostei do espaço interior, pode não ser exactamente um Passat, mas anda muito perto. O tablier está equilibrado, nem parece uma nave espacial como o do e-Niro, nem um móvel da sala como o M3.. :lol:
A única coisa menos positiva foi o tecido dos estofos, a sensação ao toque é mazinha, para mim, claro, talvez por estar habituado ao couro há muitos anos.
Com o preço de entrada a rondar os 39K para quem não valoriza os gadgets parece-me que o e-Niro e o Kauai vão ter a vida dificultada...
Agora estou à espera de fazer o test drive mas do que vi, a decisão será entre o ID3 e o M3.

LAbreu Escreveu:
29 set 2020, 10:11
Se ainda tens duvida se o VE é a melhor escolha: com 180/240 000 Kms, como está o ICE? Eu no meu BMW serie 3 estou a ver quando lhe troco a corrente de transmissão... Com esses kms um Mini cooper que tive já tinha a caixa de transmissão estragada. O Mercedes 190 do meu pai, que é um tanque e anda com 500 000kms, em vez dos 69 cv de origem, deve ter uns 55. A subir é penoso...
Tu quando compravas um ICE também ias ver como ficava o motor e a transmissão ao fim de 200 000 kms? E como fazias quando o carro tinha saido há 2-3 anos.
A diferença é: num ICE ele vai perdendo potencia e as vezes ficas pelo caminho porque algum dos muitos componentes críticos desistiu de funcionar. Num VE podes ter de ir mais vezes ao posto e não dá para fazer tantos kms.

As vezes esquecemos, mas os VE só "existem" há 10 anos (estou a dizer para o utilizador comum). Não podem estar à espera de ter a certeza de como se comportam ao fim de 20 anos (pelo que parece: muito melhor que os ICE).
Eu tenho mantido os carros com muitos km e anos, actualmente tenho um Passat com 11 anos e 245 mil km, problemas até agora quase zero, por isso queria vender ainda este ano, enquanto consigo algum dinheiro. Antes deste tive um passat em que fiz 370 mil km, esse sim, deu-me alguns problemas, alias "morreu" quando rachou um cilindro, mas também, mais de metade dos km, foram feitos seguramente acima dos 160 km/hora.

Em relação à perda de potência, os meus carros fazem sempre as revisões na marca e nunca senti isso. De qualquer forma uma eventual perda de potência não compromete a utilização do carro, já a perda de autonomia de um VE pode comprometer a sua utilização.

Há um detalhe que as pessoas referem em relação à necessidade de descansar entre x tempo e pode-se aproveitar a paragem de descanso para carregar o carro, esquecem-se que isso até pode ser verdade para quem viaja sozinho. No meu caso tenho feito algumas viagens longas de carro pela Europa e não precisei de parar muito tempo (10 a 15 minutos para desentorpecer as pernas e beber um café), porque quando estou cansado troco com a minha mulher e vice -versa, aliás atravessar Espanha é uma seca....
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por pbaptista » 30 set 2020, 19:24

Recebi a proposta do ID3 1st 58Kw , a do meio, 45K e a do topo, 50K, demasiado caro, com estes valores é preferível o M3SR+.

Apesar de ainda não ser oficial, o comercial disse-me que o de 77Kw (ID3 Tour) deverá ficar entre os 50K e os 51K, só há uma versão, não tem tecto panorâmico e tem apenas 4 lugares.

Se estes valores se confirmarem, penso que será o meu próximo carro, apesar de gostar mais do M3 LR, de ter mais gadgets e ser mais premium, racionalmente 9 a 10K ainda são muitos € de diferença para que justifique a opção pelo M3 LR.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: ID 3 (1st)

Mensagem por BrunoAlves » 30 set 2020, 21:10

A questão dos 4 lugares para mim é completamente limitativa. Aliás se o meu tivesse 6 e às vezes 7 lugares dava-lhes uso. E não são assim tão poucas vezes.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Id3”