DB de um ID3 Tour (77kWh)

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por BrunoAlves » 12 mar 2021, 12:15

pbaptista Escreveu:
12 mar 2021, 12:09
Mas eu coloquei o valor das redes, está desde o primeiro comentário,
Pois está. Duhhhh :doh:
É visão selectiva, vi o valor da energia e já nem vi o resto :lol:

Sim, esse tarifário parece excelente sem dúvida.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 12 mar 2021, 12:19

BrunoAlves Escreveu:
12 mar 2021, 12:05

A média que eu tenho acompanhado em Excel está um bom bocado abaixo do mercado regulado. Mas há umas semanas/meses que às vezes dói. Por exemplo
Consumo em Fora Vazio 01/01/2021 a 19/01/202139,00 0,206445 € :?
E ainda pago fee de gestão ;)
Sim, o Janeiro foi mauzinho, mas estou convencido que no fim do ano é favorável, do meu ponto de vista é um modelo "honesto".
No modelo de tarifa fixa, pagas um prémio por causa das flutuações, este modelo evita esse prémio.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por alexmol » 13 mar 2021, 01:10

Na vossa experiência os meses de inverno ficam mais caros nesses tarifários indexados?

Pergunto porque no meu caso só uso energia da rede nos meses de inverno.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 13 mar 2021, 02:04

alexmol Escreveu:
13 mar 2021, 01:10
Na vossa experiência os meses de inverno ficam mais caros nesses tarifários indexados?

Pergunto porque no meu caso só uso energia da rede nos meses de inverno.
Não forçosamente, no meu caso tenho esta tarifa desde fins de Novembro e comparativamente à tarifa regulada (valor de referência), até agora só no mês de Janeiro de 2021 é que a tarifa regulada foi mais barata, mas se fores ao site da Luzboa e vires o histórico desde Janeiro de 2019 a indexada foi sempre mais barata.

https://luzboa.pt/luzboaspot/

O custo de energia eléctrica no mês de Janeiro de 2021 sofreu oscilações anormais, fruto de circunstancias muito especiais, não é impossível voltar a acontecer noutro mês qualquer, por exemplo uma avaria numa central nuclear, conjugada com custos elevados do gás natural, pouca produção renovável e um consumo acima do normal é suficiente para fazer disparar os preços nesse mês, em qualquer altura do ano.

https://expresso.pt/economia/2021-01-07 ... -respostas#

De qualquer forma, no meu caso, ainda sem consumo para carregar o ID.3, as diferenças têm oscilado ente os -7€ (Dezembro de 2020)e os mais 6€ (Janeiro de 2021), enfim a minha vida não muda se eu por ano poupar mais ou menos 100€ em electricidade, é mesmo por carolice (e porque é fácil mudar de fornecedor) que gasto tempo a todos os anos a analisar as ofertas que existem no mercado.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 18 mar 2021, 22:06

Olá!

Hoje fiz a primeira utilização do ID3 à séria :D
Vim das Caldas da Rainha a Lisboa (só regresso amanhã).
Fiz a viagem com o travel assitant ligado, ou seja o ID3 cumpriu os limites de velocidade autonomamente, em 90 km, fiz uma média de 100km/hora, com o ar condicionado desligado, gastei 20kw/100km e perdi 21% da capacidade, sai das Caldas com 81% e cheguei à minha casa de Lisboa com 60%.
Estes valores são bons, maus ou normais? :D
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por BrunoAlves » 18 mar 2021, 22:22

Não sei se são normais, mas das Caldas a Lisboa (assumindo que pela A8) fazer 20kWh/100km parece manifestamente exagerado..
É curioso, já se viram relatos que parecia o ioniq, outros que parece um TMS. E acredita, nessa viagem o meu TMS não faz mais de 20...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por ruramos » 18 mar 2021, 22:47

Olha que aquele troço da A8 não é nada fácil..
Mas temos de saber primeiro se ele foi pela AE ou estrada nacional..

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por BrunoAlves » 18 mar 2021, 23:27

Ao contrário é de certeza pior :mrgreen:

Acho que estamos todos curiosos por procurar o padrão. Há relatos de quase ioniq, outros muito diferentes, era interessante perceber onde está a diferença e porquê ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 19 mar 2021, 01:33

Fui pela A8, a 120, excepto alguns pequenos troços que são a 100 e as portagens que são a 60, o travel assistant é muito respeitador dos limites... :D
Agora quando regressar não levo o travel assistant activo, já li algures que não é a melhor opção em termos de consumo..
Os consumos da A8 são muito dependentes do vento, com o Passat chegava a ter 1 litro/100km de diferença, sempre com o cruise control a 120km.
De qualquer modo, perder 20% de bateria nas viagens Caldas Lisboa ou LIsboa Caldas fazendo uma condução normal, entenda-se circular a 120 na AE, está dentro do que esperava e permite sair das Caldas com 80%, passar a semana em Lisboa e no fim de regressar às Caldas, chegando com mais de 20%, depois também tenho que ver com o ar condicionado ligado.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por rimsilva » 19 mar 2021, 11:10

pbaptista Escreveu:
19 mar 2021, 01:33

Os consumos da A8 são muito dependentes do vento, com o Passat chegava a ter 1 litro/100km de diferença, sempre com o cruise control a 120km.
De qualquer modo, perder 20% de bateria nas viagens Caldas Lisboa ou LIsboa Caldas fazendo uma condução normal, entenda-se circular a 120 na AE, está dentro do que esperava e permite sair das Caldas com 80%, passar a semana em Lisboa e no fim de regressar às Caldas, chegando com mais de 20%, depois também tenho que ver com o ar condicionado ligado.
Assim à partida parece elevado, até porque estamos com bom tempo e sem AC, mas cada viagem é uma viagem.

Eu ía falar nesse aspecto, o vento pode ter uma influência enorme, na A8 e em qualquer outra AE, tantas vezes repeti o mesmo trajecto na A1 e por vezes a bateria parecia que "desaparecer" mais rápido e ainda por cima com pior velocidade média :)

Depois, também depende da carga que o ID3 levava, uma coisa é ir sozinho e outra é com o carro carregado....

Responder

Voltar para “Id3”