Página 30 de 30

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 06 out 2023, 08:31
por Nerusonu
Só o é se não carregar, assim nem por isso :D

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 25 out 2023, 12:33
por pbaptista
A quando da substituição (recall) dos pneus foi detectado uma ligeira folga na transmissão/motor que está no eixo traseiro, eu já tinha dado pela mesma mas não liguei. Posteriormente foi feita a intervenção para despiste/resolução do problema que teve como resultado ser necessário substituir o motor elétrico, intervenção que já está agendada, 3 dias. Não sendo agradável, é o que é.

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 26 out 2023, 10:36
por Nerusonu
pbaptista Escreveu:
25 out 2023, 12:33
A quando da substituição (recall) dos pneus foi detectado uma ligeira folga na transmissão/motor que está no eixo traseiro, eu já tinha dado pela mesma mas não liguei. Posteriormente foi feita a intervenção para despiste/resolução do problema que teve como resultado ser necessário substituir o motor elétrico, intervenção que já está agendada, 3 dias. Não sendo agradável, é o que é.
Que sinais tinha?

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 26 out 2023, 14:26
por pbaptista
Nerusonu Escreveu:
26 out 2023, 10:36
Que sinais tinha?
Ouves um "toc" quando começas a andar, seja para frente, seja para trás.
O meu quase que não se ouve (a folga é minima), se não me tivessem dito, passava perfeitamente despercebido, como referi nem liguei ao barulho mas na oficina mostraram-me um video de um skoda que era bastante audível.

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 26 out 2023, 15:21
por Nerusonu
pbaptista Escreveu:
26 out 2023, 14:26
Nerusonu Escreveu:
26 out 2023, 10:36
Que sinais tinha?
Ouves um "toc" quando começas a andar, seja para frente, seja para trás.
O meu quase que não se ouve (a folga é minima), se não me tivessem dito, passava perfeitamente despercebido, como referi nem liguei ao barulho mas na oficina mostraram-me um video de um skoda que era bastante audível.
Ok, não ouvi nunca nada disso. Bem pelo menos foram eles a detectar, nada mau.

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 05 nov 2023, 20:48
por pbaptista
Na ultima viagem para Sevilha, quer os PCR gratuitos, quer os pagos estavam todos ocupados, assim tive que carregar num PCSR e verifiquei que o meu carro carregava pelo menos a 150 kWh, depois de pesquisar na net, descobri que com o ultimo upgrade de software, pode carregar a 175kWh.
O carregamento foi dos 3% aos 50%.
PCSR.jpg

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 06 nov 2023, 11:56
por Nerusonu
Correcto, os de 58kWh passaram a carregar até 135kW(era até 100) e os de 77kWh até 170(era 125 se bem me recordo).

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 12 fev 2024, 15:52
por pbaptista
E o tempo passa depressa, faz hoje 3 anos que fui buscar o ID3, assim temos:

3º ano
Km ano: 30557 (acumulado 65197)
KWh gastos ano: 5613 (acumulado 11846)
200 carregamentos no ano, dos quais 44 foram em PCR/PCUR (representa 25,1% da energia carregada)
Eficiência media de carga: 89%
Consumo médio: 16,2 kWh/100 km
Custo médio da carga total: 0,12 €/kWh

A degradação no 3º ano foi uma agradável surpresa, praticamente não existiu, o valor de carga a 80% (cerca de 75% das vezes que carrego o carro é até aos 80%), tem oscilado entre os 53,5 kWh e os 54,5Wh desde Novembro de 2022.
A 100% só carregou duas vezes no ultimo ano, uma com 66kWh (Novembro) e outra com 66,95kWh (Dezembro).
A capacidade total da bateria também se tem mantido estável desde Novembro de 2022, com valores entre os 71600 e os 72300.

Essencialmente a carga na rede publica tem sido devido às minhas deslocações a Sevilha (1 a 2 vezes por mês) e viagens em Espanha, assim já com algum histórico em 2023 temos:
Os carregamentos em PCUR Espanha tiverem um custo médio de 0,583€/kWh
Os carregamentos pagos em PCR Espanha tiverem um custo médio de 0,56€/kWh
Os carregamentos em PCR Portugal tiverem um custo médio de 0,234€/kWh

Acumulado nestes 3 anos, tenho uma estimativa de poupanças de 5500€ em combustível, 750€ em IUC e 600€ em revisões, comparativamente ao meu anterior carro, um Passat 2.0 TDI, o que está dentro das minhas previsões, grosso modo, cada 10000km, poupamos 1000€.
Há outras poupanças que não estão aqui contabilizadas, as portagens. Em percursos longos, quando as alternativas são boas não vou pelas AE pagas. Alem das portagens e de gastar mais kWh/100km, os carregamentos também são mais caros. A moeda de troca é demorar mais tempo, por exemplo quando vou das Caldas da Rainha para Sevilha, demoro 6 horas, já com o tempo de carregar. Num carro a combustível demoro cerca de 4:45.

Em relação à oficina, este ano trocou o motor(garantia) , pneus (recall) e a actualização do software (recall).
A qualidade de construção da VW mantém-se, sem ruídos parasitas nem plásticos a acusarem o desgaste.

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 12 fev 2024, 15:57
por Nerusonu
Pequena nota a actualização é também Recall e não garantia

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 12 fev 2024, 16:32
por pbaptista
Nerusonu Escreveu:
12 fev 2024, 15:57
Pequena nota a actualização é também Recall e não garantia
Ok, corrigido! :D