Degradação da Bateria - Pior do que eu pensava
-
- Mensagens: 11
- Registado: 16 fev 2018, 14:08
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Degradação da Bateria - Pior do que eu pensava
Tenho um Leaf 2º geração. A bateria degradou por volta dos 37,000kms. Antes da degradação conseguia carregar a bateria e dáva-me 220kms+- mas agora com sorte, a conduzir bem consciente a bateria carrega a 100% e fica a 190kms. Penso eu, se perdi uma barra e diminui a autonomia em 30kms, da próxima vez que degradar vai passar de 190kms para 160kms?!? Estou um bocado desiludido com esta situação. Não pensava que ao perder uma barra que fosse logo diminuir 30kms na autonomia.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Degradação da Bateria - Pior do que eu pensava
Não, terás menos autonomia porque está frio à brava
A primeira barra representa 15% de capacidade, as outras metade disso
A degradação abranda, é mais rápida no início. Em princípio quando vier a primavera os teus 200 e tal km de volta. Além disso, a perda de capacidade é continua, não aos degraus. Tu não perdeste 30kms quando a barra desapareceu, foste perdendo progressivamente capacidade, a queda da barra só significa que passaste um determinado limiar.
Se tiveres o LeafSpy e forma de carregar a pelo menos 16A, faz um teste da tomada. Os Leaf parece que subestimam a capacidade restante, temos aqui um membro que perdeu uma barra aos 10.000km mas a capacidade real medida à tomada é muito superior a 90%
A primeira barra representa 15% de capacidade, as outras metade disso
A degradação abranda, é mais rápida no início. Em princípio quando vier a primavera os teus 200 e tal km de volta. Além disso, a perda de capacidade é continua, não aos degraus. Tu não perdeste 30kms quando a barra desapareceu, foste perdendo progressivamente capacidade, a queda da barra só significa que passaste um determinado limiar.
Se tiveres o LeafSpy e forma de carregar a pelo menos 16A, faz um teste da tomada. Os Leaf parece que subestimam a capacidade restante, temos aqui um membro que perdeu uma barra aos 10.000km mas a capacidade real medida à tomada é muito superior a 90%
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 11
- Registado: 16 fev 2018, 14:08
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Degradação da Bateria - Pior do que eu pensava
Bruno, muito obrigado pela resposta. Bastante esclarecedorBrunoAlves Escreveu:Não, terás menos autonomia porque está frio à brava
A primeira barra representa 15% de capacidade, as outras metade disso
A degradação abranda, é mais rápida no início. Em princípio quando vier a primavera os teus 200 e tal km de volta. Além disso, a perda de capacidade é continua, não aos degraus. Tu não perdeste 30kms quando a barra desapareceu, foste perdendo progressivamente capacidade, a queda da barra só significa que passaste um determinado limiar.
Se tiveres o LeafSpy e forma de carregar a pelo menos 16A, faz um teste da tomada. Os Leaf parece que subestimam a capacidade restante, temos aqui um membro que perdeu uma barra aos 10.000km mas a capacidade real medida à tomada é muito superior a 90%
-
- Mensagens: 121
- Registado: 29 dez 2013, 18:51
- Data de fabrico: 03 mar 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Degradação da Bateria - Pior do que eu pensava
pelo que tenho visto no grupo de facebook deste forum, parece que mais do que os kms, a idade é que tem mais peso na degradaçao.
ate tenho visto muitos casos de carros com mais kms do mesmo ano, e com menor degradaçao, o que dá força à teoria que as baterias gostam de ginástica (mas a degradação acontece ao longo do tempo de uma forma ou outra).
para ajudar a perceber diga-nos: de que ano é o carro?
costuma usar PCRs? Costuma carregar a 100% todos os dias e deixa-lo ficar muito tempo acima dos 80%?
ate tenho visto muitos casos de carros com mais kms do mesmo ano, e com menor degradaçao, o que dá força à teoria que as baterias gostam de ginástica (mas a degradação acontece ao longo do tempo de uma forma ou outra).
para ajudar a perceber diga-nos: de que ano é o carro?
costuma usar PCRs? Costuma carregar a 100% todos os dias e deixa-lo ficar muito tempo acima dos 80%?
--
electric
electric
-
- Mensagens: 11
- Registado: 16 fev 2018, 14:08
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Degradação da Bateria - Pior do que eu pensava
O carro é de Janeiro 2016 mas tem um detalhe: era um carro de test drive e já tinham 11,000km quando o comprei. Sendo um carro de test-drive suponho eu que deve ter sido sempre carregado em PCR pois o stand da Nissan tem um PCR. Eu pessoalmente usei poucas vezes o PCR.valtores Escreveu:pelo que tenho visto no grupo de facebook deste forum, parece que mais do que os kms, a idade é que tem mais peso na degradaçao.
ate tenho visto muitos casos de carros com mais kms do mesmo ano, e com menor degradaçao, o que dá força à teoria que as baterias gostam de ginástica (mas a degradação acontece ao longo do tempo de uma forma ou outra).
para ajudar a perceber diga-nos: de que ano é o carro?
costuma usar PCRs? Costuma carregar a 100% todos os dias e deixa-lo ficar muito tempo acima dos 80%?
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Degradação da Bateria - Pior do que eu pensava
Pelo que entendi,
tens um Leaf 30kWh de 01.2016 com 37kKm que já perdeu uma barra?
Tens acesso ao LS para ver os Ah e o SoH da bateria?
tens um Leaf 30kWh de 01.2016 com 37kKm que já perdeu uma barra?
Tens acesso ao LS para ver os Ah e o SoH da bateria?
-
- Mensagens: 11
- Registado: 16 fev 2018, 14:08
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Degradação da Bateria - Pior do que eu pensava
FullElectric Escreveu:Pelo que entendi,
tens um Leaf 30kWh de 01.2016 com 37kKm que já perdeu uma barra?
Tens acesso ao LS para ver os Ah e o SoH da bateria?
Não tenho acesso ao LS :-/
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Degradação da Bateria - Pior do que eu pensava
Ou o veículo esteve muito tempo parado a 100% durante o verão, degradando significativamente a bateria, ou então está a subestimar a capacidade, o que é típico de carros que fazem poucos km. Sugiro que faça um teste da tomada, idealmente desde a tartaruga, mas para despistar pode ser desde o momento em que desaparece a percentagem de carga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2629
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Degradação da Bateria - Pior do que eu pensava
Já comentaram estes resultados noutro tópico? (Se sim indiquem-me por favor)
http://flipthefleet.org/2018/30-kwh-leafs-soh-loss/
http://flipthefleet.org/2018/30-kwh-leafs-soh-loss/
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Degradação da Bateria - Pior do que eu pensava
Eu acho que as pessoas não estão a usar os Leafs de 30 e os outros EVs actuais da mesma maneira que usaram os de 24. Depois, os de 30 sofrem carregamentos rápidos mais longos. Também acho que deviam ter apresentado os resultados dos Leafs que estavam em leilões separados dos outros...
É sinal que há que ter cautela.
É sinal que há que ter cautela.