Leaf performance auto-estrada
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Leaf performance auto-estrada
Assisti um video no youtube a comparar o novo Leaf ao Ionic. Segundo o autor do video, o Ionic consome menos na auto-estrada quando comparado ao Leaf. Ele até comenta algo que eu já me apercebi ha muito tempo: no Leaf,quando se passa dos 90kms/hr, a bateria vai a vida rápido. Porque será que no Ionic esse desgaste é menos intenso? Será pelo fato de as baterias do Ionic serem de um material diferente do Leaf? O link do video https://www.youtube.com/watch?v=Gj3MsS9 ... e=youtu.be
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Re: Leaf performance auto-estrada
O Ionic tem uma aerodinâmica muito melhor.
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Re: Leaf performance auto-estrada
Alguém publicou aqui um gráfico que ilustrava velocidades/consumos e, salvo erro, referia-se apenas ao I3. Alguém me ajuda a e encontrá-lo?
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- BrunoAlves
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Re: Leaf performance auto-estrada
São condições extremas. O Ioniq vai sempre gastar menos porque é muito mais aerodinâmico, a bateria do novo Leaf é 30 e tal % maior, mas o que ali aconteceu foi (já não me lembro dos números ao certo, isto é meio redondo)
- ioniq: média de 16kWh/100km
- Leaf: média de 26kWh/100km.
Ora isto é impossível. Eu tenho um ioniq e, a viajar aquela velocidade (115km/h no ponteiro) o carro consome quase os 16kWh/100km, sem climatização ou com muito pouca. Ali com -20ºC alguma vez podia consumir o mesmo?
Não sei o que é que aconteceu ali (pré-aquecimento num e noutro não? no início o Leaf chegou a ter consumos médios de 35kWh/100km!!!), aquilo não é real.
Há um outro vídeo onde ele "explica" essa diferença, mas a mim o teste não me convence Sim, o ioniq vai sempre gastar menos, agora 70% a menos? Não...
- ioniq: média de 16kWh/100km
- Leaf: média de 26kWh/100km.
Ora isto é impossível. Eu tenho um ioniq e, a viajar aquela velocidade (115km/h no ponteiro) o carro consome quase os 16kWh/100km, sem climatização ou com muito pouca. Ali com -20ºC alguma vez podia consumir o mesmo?
Não sei o que é que aconteceu ali (pré-aquecimento num e noutro não? no início o Leaf chegou a ter consumos médios de 35kWh/100km!!!), aquilo não é real.
Há um outro vídeo onde ele "explica" essa diferença, mas a mim o teste não me convence Sim, o ioniq vai sempre gastar menos, agora 70% a menos? Não...
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Re: Leaf performance auto-estrada
Neste video dá um pouco o dito por não dito e afirma que o Leaf já não é assim tão gastador como podia parecer.
https://www.youtube.com/watch?v=bbGQkj7DnXc&t=26s
https://www.youtube.com/watch?v=bbGQkj7DnXc&t=26s
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
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- BrunoAlves
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Re: Leaf performance auto-estrada
Sim Rui, esse é o vídeo a que me referia. Mas esse vídeo para mim ainda vale menos. São tudo suposições dele, assumindo que o Leaf tem muita capacidade oculta (ou seja, que o SOC real é muito mais alto que o mostrado no painel) e que por isso os consumos são muito mais baixos.
Podendo ser verdade, há 2 coisas que não fazem sentido:
- o "kWh-aos-100-mímetro" parece bater certo com as % de bateria mostradas no painel e kms efectuados.
- para o utilizador comum, o que é que interessa? O que o LeafSpy reporta como ainda disponível, ou o que a % de carga no painel e o GOM indicam?
Não sei, esse "teste" para mim não conclui nada. O do ioniq é demasiado optimista, o do Leaf parece surrealmente pessimista...
Podendo ser verdade, há 2 coisas que não fazem sentido:
- o "kWh-aos-100-mímetro" parece bater certo com as % de bateria mostradas no painel e kms efectuados.
- para o utilizador comum, o que é que interessa? O que o LeafSpy reporta como ainda disponível, ou o que a % de carga no painel e o GOM indicam?
Não sei, esse "teste" para mim não conclui nada. O do ioniq é demasiado optimista, o do Leaf parece surrealmente pessimista...
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Re: Leaf performance auto-estrada
Não percebendo muito do assunto, o meu primeiro palpite é devido aerodinâmica de cada carro. Por exemplo o Leaf é mais alto, logo a força exercida pelo carro contra o ar é maior.
Depois como dizes pode haver, e certamente que há, muitos outros factores que nós não compreendemos, como a composição das baterias, eficiência dos motores, e mesmo as condições climáticas neste teste, certamente influencia cada carro de maneira diferente.
Já agora deixo a nota que acho este teste muito pouco cientifico, podemos dizer que é apenas uma comparação e nada mais. Repara que o Leaf tem o aquecimento ligado, certamente o Ioniq também, mas até isso pode ter influencia visto que podem funcionar de maneira diferente. Também existe o facto de o teste ser feito numa estrada muito movimentada e não sabermos quantos KM cada carro fez a corta vento (atrás de outros carros).
Sei lá o que mais pode influenciar um teste deste tipo, são tantos o factores a ter em conta que na minha opinião não pode ser feito assim.
Em todo o caso, sim o meu Leaf em auto-estrada, acima dos 100km/h é um devorador de electrões.
[edit]
Quando escrevi a minha resposta ainda não havia nenhuma resposta a este tópico (vocês são piores que o lucky Luke a disparar respostas ), em todo caso fica aqui a minha ideia que é muito parecida com algumas já postadas.
Depois como dizes pode haver, e certamente que há, muitos outros factores que nós não compreendemos, como a composição das baterias, eficiência dos motores, e mesmo as condições climáticas neste teste, certamente influencia cada carro de maneira diferente.
Já agora deixo a nota que acho este teste muito pouco cientifico, podemos dizer que é apenas uma comparação e nada mais. Repara que o Leaf tem o aquecimento ligado, certamente o Ioniq também, mas até isso pode ter influencia visto que podem funcionar de maneira diferente. Também existe o facto de o teste ser feito numa estrada muito movimentada e não sabermos quantos KM cada carro fez a corta vento (atrás de outros carros).
Sei lá o que mais pode influenciar um teste deste tipo, são tantos o factores a ter em conta que na minha opinião não pode ser feito assim.
Em todo o caso, sim o meu Leaf em auto-estrada, acima dos 100km/h é um devorador de electrões.
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Quando escrevi a minha resposta ainda não havia nenhuma resposta a este tópico (vocês são piores que o lucky Luke a disparar respostas ), em todo caso fica aqui a minha ideia que é muito parecida com algumas já postadas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
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Re: Leaf performance auto-estrada
Testes onde é avaliada a autonomia sem começar a 100% e descarregar até 0% não devem ser levados a sério, especialmente com -15C. Há muitos fatores que podem alterar as medições dadas pelo carro.
A bateria do Leaf 2 40 é demasiado grande para que a vantagem de eficiência do Ioniq compense.
O Ioniq tem 176km de autonomia EPA no ciclo de AE, contra 214km do Leaf 2 40. É uma boa aproximação da diferença real, embora essa diferença vá diminuindo conforme a velocidade aumenta. Mas existe um limite para a diferença, grosso modo igual à diferença entre o Cd dos dois carros e ponderado pela diferença de capacidade das baterias. Como a diferença de capacidade é superior à diferença no Cd o Leaf terá sempre mais autonomia que o Ioniq, independentemente da velocidade. Recordo que o Cd é uma constante (em primeira aproximação) e não depende da velocidade.
A bateria do Leaf 2 40 é demasiado grande para que a vantagem de eficiência do Ioniq compense.
O Ioniq tem 176km de autonomia EPA no ciclo de AE, contra 214km do Leaf 2 40. É uma boa aproximação da diferença real, embora essa diferença vá diminuindo conforme a velocidade aumenta. Mas existe um limite para a diferença, grosso modo igual à diferença entre o Cd dos dois carros e ponderado pela diferença de capacidade das baterias. Como a diferença de capacidade é superior à diferença no Cd o Leaf terá sempre mais autonomia que o Ioniq, independentemente da velocidade. Recordo que o Cd é uma constante (em primeira aproximação) e não depende da velocidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Leaf performance auto-estrada
Por isso é que acho que este teste é... Meh. O que no caso do Bjorn devia ser levado mais a sério, está bem que ele é só um tipo a dizer umas bacoradas para o YT, mas as reviews dele são já referência para muita gente (não será por acaso que foi convidado para o lançamento do Leaf), devia fazer o possível para não lançar desinformação...mjr Escreveu:Testes onde é avaliada a autonomia sem começar a 100% e descarregar até 0% não devem ser levados a sério
Eu também não acho que seja possível o ioniq fazer mais km por carga que o Leaf e sobretudo não acredito numa diferença de consumo de 70%+ como sugerido no vídeo.Recordo que o Cd é uma constante (em primeira aproximação) e não depende da velocidade
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Re: Leaf performance auto-estrada
Do que eu vi do filme, eles vão nas mesmas condições sendo que vão trocando quem vai a frente de x em x tempo, em relação ao aquecimento o carro vale pela soma das partes, se o Ioniq tem um sistema mais eficiente de climatização, é porque a marca assim o quis.Nonnus Escreveu:Não percebendo muito do assunto, o meu primeiro palpite é devido aerodinâmica de cada carro. Por exemplo o Leaf é mais alto, logo a força exercida pelo carro contra o ar é maior.
Depois como dizes pode haver, e certamente que há, muitos outros factores que nós não compreendemos, como a composição das baterias, eficiência dos motores, e mesmo as condições climáticas neste teste, certamente influencia cada carro de maneira diferente.
Já agora deixo a nota que acho este teste muito pouco cientifico, podemos dizer que é apenas uma comparação e nada mais. Repara que o Leaf tem o aquecimento ligado, certamente o Ioniq também, mas até isso pode ter influencia visto que podem funcionar de maneira diferente. Também existe o facto de o teste ser feito numa estrada muito movimentada e não sabermos quantos KM cada carro fez a corta vento (atrás de outros carros).
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Em todo o caso, sim o meu Leaf em auto-estrada, acima dos 100km/h é um devorador de electrões.
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