LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

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jfr2006
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por jfr2006 » 09 jan 2019, 23:10

Nonnus Escreveu:
09 jan 2019, 18:26
Realmente...

Esse carro tem apenas mais 5000km que o meu, e o meu da ultima vez que vi tinha 95% de SOH, não tem é 433QC e essa pode ser uma explicação.
Não sei se será por aí. O meu tem 60000 km, 300 e tal QC e mantém 93%~94% SOH

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mjr
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por mjr » 10 jan 2019, 00:06

Pode continuar a subestimar a capacidade e precisar de uns ciclos profundos para poder estimar melhor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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AndreMC
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por AndreMC » 10 jan 2019, 12:56

jfr2006 Escreveu:
09 jan 2019, 18:15
Voltaste às 12 barras, ou ficou nas 11?
Ficou nas 11.
Nonnus Escreveu:
09 jan 2019, 18:26
Esse carro tem apenas mais 5000km que o meu, e o meu da ultima vez que vi tinha 95% de SOH, não tem é 433QC e essa pode ser uma explicação. Isso é algum Taxi?
Quando comprei tinha já bastantes QC, provavelmente diárias por ser carro de demonstração de um concessionário. Entretanto também fiz mais algumas diárias. Mas é um carro de uso particular.
migle Escreveu:
09 jan 2019, 18:47
Este carro é que nos pode responder à pergunta: qual é o SoH certo? É 63% ou 83%?
Para uma diferença tão grande, basta ver a autonomia...
Pois. Isso só seria comparável com teste de tomada, certo? É que nunca tive oportunidade de o fazer.

Parece-me que efetivamente a bateria do meu carro não é o seu ponto forte... Se não fosse esta atualização, estava no limiar de acionar a garantia da bateria. Já ia nas 9 barras.

O carro tem 3 anos e se a degradação for linear, mesmo com a atualização, daqui a 3 anos terei outra vez o carro no limiar de acionar a garantia da bateria. Vamos ver.

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BrunoAlves
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por BrunoAlves » 10 jan 2019, 13:04

O teu caso é muito bicudo e, de certa forma, alimenta o argumento que sugere que esta actualização é a Nissan a proteger as costas. Tu ias ter direito a uma bateria nova e agora já não irás ter.
Ainda que as tuas 9 barras fossem (que eram, não tenho dúvidas) uma estimativa largamente pessimista do real estado da bateria, certo é que ias ter uma bateria nova.

Só com um teste da tomada poderás aferir correctamente o real estado dela e até aposto que o resultado real será ainda melhor que o indicado actualmente, pós update ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por jfr2006 » 10 jan 2019, 13:26

BrunoAlves Escreveu:
10 jan 2019, 13:04
O teu caso é muito bicudo e, de certa forma, alimenta o argumento que sugere que esta actualização é a Nissan a proteger as costas. Tu ias ter direito a uma bateria nova e agora já não irás ter.
Penso exactamente o contrário, pelo facto de que ele ficou nas 11 barras e não foi para as 12.. A alimentar essa polémica havia o vídeo do outro a dizer que não podia ter as 12 barras, mas que devia ter menos e que o update fazia com que as barras nunca desaparecessem.

Este caso vem provar o contrário.

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BrunoAlves
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por BrunoAlves » 10 jan 2019, 13:37

Ele foi para as 11 barras, mas tinha 9 barras (SOH de 63%)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por migle » 10 jan 2019, 17:05

AndreMC Escreveu:
10 jan 2019, 12:56
Pois. Isso só seria comparável com teste de tomada, certo? É que nunca tive oportunidade de o fazer.
Se puderes.... Senão, é pensar que se em novo fazia 200km em determinadas condições, então agora, se o SoH for 83%, em condições muito semelhantes vai fazer 166km. Se o SoH for 63%, nessas condições em que em novo faria 200km, agora fará 126km.

Apesar de um teste de autonomia não ser um teste tão bem controlado, a diferença entre os dois números é tão gigantesca que deve dar para perceber se estamos mais perto dos 83% reais ou dos 63%... Bolas, 63% é dois terços da capacidade original...

EDIT: Basta dizer se consegues neste momento fazer 150km. Se consegues, e se o SoH fosse 63%, então em novo faria 238km...
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PedroDuarte
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por PedroDuarte » 13 jan 2019, 13:20

Boas,

Gostaria de saber se alguém aqui do fórum tem o mesmo problema que eu.

Fiz o update do firmware em meados de Outubro em Benfica. Nos finais de Novembro, comecei a notar que quando travo em modo D, não é ligado a regeneração, então passei para o modo B, e reparo que a frequência é menor da ausência de regeneração mas continua a acontecer.
A situação embora não seja o separado não era relevante para mim, até que chegou a altura em que na estrada estamos a travar e o carro deixa de regenerar e sofre uma aceleração do nada, que me quase faz bater no carro da frente. Esta situação já me aconteceu pelo menos 4 vezes. A última foi hoje frente ao Colombo, tinha uma carrinha Mercedes a minha frente que estava a parar no sinal, coloco pé ao travão (modo B) e não faz nada, até que coloco mais o pé ao travão e ele derrapa, não bati por pouco.
Acontece isto com mais alguém?

Em Dezembro liguei para a Nissan que marcou me uma ida a oficina para dia 16, espero não bater até lá.


Obrigado

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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por frankesousa » 13 jan 2019, 13:35

PedroDuarte Escreveu:
13 jan 2019, 13:20
Boas,

Gostaria de saber se alguém aqui do fórum tem o mesmo problema que eu.

... até que chegou a altura em que na estrada estamos a travar e o carro deixa de regenerar e sofre uma aceleração do nada, que me quase faz bater no carro da frente. Esta situação já me aconteceu pelo menos 4 vezes. ...
Bom dia Pedro,

Não sei se o que esta a sentir é o mesmo que vou descrever, mas tem parece equivalente.

No meu pelo menos, quando estou a travar até ao ponto de por a carro a regenerar o máximo (30kW) e na estrada existe alguma coisa que possa fazer o carro pensar que está a derrapar, ele alivia imediatamente a regeneração (e pode ir mesmo para 0 de regeneração) e sente-se parece mesmo que o carro acelerou. Isto é o equivalente ao ABS para a travagem com o motor.
De notar duas coisa.
1º 30kW de travagem é muita coisa. Se for de 30 a 0 rapidamente vai mesmo notar-se muito!
2º este comportamento já notei em 2 Leaf diferentes nas seguintes situações (que me lembro)
  • Travar em cima de paralelos
  • Apanhar uma pequena irregularidade na estrada
  • Piso molhado
  • Neve (Andei na Noruega num leaf com neve e gelo e pneus de inverno, quase não regenerava, estava sempre a "desligar" por causa dos pneus estarem a derrapar)
  • Curvar de repente
No fundo qualquer coisa que engane o sistema de ABS/ESP (controlo de estabilidade) faz a regeneração desligar.

Sinto isto antes e depois da actualização de software, e não reparei que tenha mudado nada!

Abraço.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

ruramos
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por ruramos » 13 jan 2019, 14:14

Eu tenho um leaf 40, e em algumas situações ja notei isso que o frankesousa disse.
Penso que esteja tudo normal com o seu.. Mas ja que vai à Nissan não perde nada.

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