Não sei se será por aí. O meu tem 60000 km, 300 e tal QC e mantém 93%~94% SOH
LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
- mjr
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Pode continuar a subestimar a capacidade e precisar de uns ciclos profundos para poder estimar melhor.
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Ficou nas 11.
Quando comprei tinha já bastantes QC, provavelmente diárias por ser carro de demonstração de um concessionário. Entretanto também fiz mais algumas diárias. Mas é um carro de uso particular.
Pois. Isso só seria comparável com teste de tomada, certo? É que nunca tive oportunidade de o fazer.
Parece-me que efetivamente a bateria do meu carro não é o seu ponto forte... Se não fosse esta atualização, estava no limiar de acionar a garantia da bateria. Já ia nas 9 barras.
O carro tem 3 anos e se a degradação for linear, mesmo com a atualização, daqui a 3 anos terei outra vez o carro no limiar de acionar a garantia da bateria. Vamos ver.
- BrunoAlves
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
O teu caso é muito bicudo e, de certa forma, alimenta o argumento que sugere que esta actualização é a Nissan a proteger as costas. Tu ias ter direito a uma bateria nova e agora já não irás ter.
Ainda que as tuas 9 barras fossem (que eram, não tenho dúvidas) uma estimativa largamente pessimista do real estado da bateria, certo é que ias ter uma bateria nova.
Só com um teste da tomada poderás aferir correctamente o real estado dela e até aposto que o resultado real será ainda melhor que o indicado actualmente, pós update
Ainda que as tuas 9 barras fossem (que eram, não tenho dúvidas) uma estimativa largamente pessimista do real estado da bateria, certo é que ias ter uma bateria nova.
Só com um teste da tomada poderás aferir correctamente o real estado dela e até aposto que o resultado real será ainda melhor que o indicado actualmente, pós update
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Penso exactamente o contrário, pelo facto de que ele ficou nas 11 barras e não foi para as 12.. A alimentar essa polémica havia o vídeo do outro a dizer que não podia ter as 12 barras, mas que devia ter menos e que o update fazia com que as barras nunca desaparecessem.BrunoAlves Escreveu: ↑10 jan 2019, 13:04O teu caso é muito bicudo e, de certa forma, alimenta o argumento que sugere que esta actualização é a Nissan a proteger as costas. Tu ias ter direito a uma bateria nova e agora já não irás ter.
Este caso vem provar o contrário.
- BrunoAlves
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Ele foi para as 11 barras, mas tinha 9 barras (SOH de 63%)
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- migle
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Se puderes.... Senão, é pensar que se em novo fazia 200km em determinadas condições, então agora, se o SoH for 83%, em condições muito semelhantes vai fazer 166km. Se o SoH for 63%, nessas condições em que em novo faria 200km, agora fará 126km.
Apesar de um teste de autonomia não ser um teste tão bem controlado, a diferença entre os dois números é tão gigantesca que deve dar para perceber se estamos mais perto dos 83% reais ou dos 63%... Bolas, 63% é dois terços da capacidade original...
EDIT: Basta dizer se consegues neste momento fazer 150km. Se consegues, e se o SoH fosse 63%, então em novo faria 238km...
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Boas,
Gostaria de saber se alguém aqui do fórum tem o mesmo problema que eu.
Fiz o update do firmware em meados de Outubro em Benfica. Nos finais de Novembro, comecei a notar que quando travo em modo D, não é ligado a regeneração, então passei para o modo B, e reparo que a frequência é menor da ausência de regeneração mas continua a acontecer.
A situação embora não seja o separado não era relevante para mim, até que chegou a altura em que na estrada estamos a travar e o carro deixa de regenerar e sofre uma aceleração do nada, que me quase faz bater no carro da frente. Esta situação já me aconteceu pelo menos 4 vezes. A última foi hoje frente ao Colombo, tinha uma carrinha Mercedes a minha frente que estava a parar no sinal, coloco pé ao travão (modo B) e não faz nada, até que coloco mais o pé ao travão e ele derrapa, não bati por pouco.
Acontece isto com mais alguém?
Em Dezembro liguei para a Nissan que marcou me uma ida a oficina para dia 16, espero não bater até lá.
Obrigado
Gostaria de saber se alguém aqui do fórum tem o mesmo problema que eu.
Fiz o update do firmware em meados de Outubro em Benfica. Nos finais de Novembro, comecei a notar que quando travo em modo D, não é ligado a regeneração, então passei para o modo B, e reparo que a frequência é menor da ausência de regeneração mas continua a acontecer.
A situação embora não seja o separado não era relevante para mim, até que chegou a altura em que na estrada estamos a travar e o carro deixa de regenerar e sofre uma aceleração do nada, que me quase faz bater no carro da frente. Esta situação já me aconteceu pelo menos 4 vezes. A última foi hoje frente ao Colombo, tinha uma carrinha Mercedes a minha frente que estava a parar no sinal, coloco pé ao travão (modo B) e não faz nada, até que coloco mais o pé ao travão e ele derrapa, não bati por pouco.
Acontece isto com mais alguém?
Em Dezembro liguei para a Nissan que marcou me uma ida a oficina para dia 16, espero não bater até lá.
Obrigado
- frankesousa
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Bom dia Pedro,PedroDuarte Escreveu: ↑13 jan 2019, 13:20Boas,
Gostaria de saber se alguém aqui do fórum tem o mesmo problema que eu.
... até que chegou a altura em que na estrada estamos a travar e o carro deixa de regenerar e sofre uma aceleração do nada, que me quase faz bater no carro da frente. Esta situação já me aconteceu pelo menos 4 vezes. ...
Não sei se o que esta a sentir é o mesmo que vou descrever, mas tem parece equivalente.
No meu pelo menos, quando estou a travar até ao ponto de por a carro a regenerar o máximo (30kW) e na estrada existe alguma coisa que possa fazer o carro pensar que está a derrapar, ele alivia imediatamente a regeneração (e pode ir mesmo para 0 de regeneração) e sente-se parece mesmo que o carro acelerou. Isto é o equivalente ao ABS para a travagem com o motor.
De notar duas coisa.
1º 30kW de travagem é muita coisa. Se for de 30 a 0 rapidamente vai mesmo notar-se muito!
2º este comportamento já notei em 2 Leaf diferentes nas seguintes situações (que me lembro)
- Travar em cima de paralelos
- Apanhar uma pequena irregularidade na estrada
- Piso molhado
- Neve (Andei na Noruega num leaf com neve e gelo e pneus de inverno, quase não regenerava, estava sempre a "desligar" por causa dos pneus estarem a derrapar)
- Curvar de repente
Sinto isto antes e depois da actualização de software, e não reparei que tenha mudado nada!
Abraço.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Eu tenho um leaf 40, e em algumas situações ja notei isso que o frankesousa disse.
Penso que esteja tudo normal com o seu.. Mas ja que vai à Nissan não perde nada.
Penso que esteja tudo normal com o seu.. Mas ja que vai à Nissan não perde nada.