Ùltimas

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2012
Capacidade bateria: 44.0 Ah

Re: Ùltimas

Mensagem por Fil » 01 fev 2020, 17:08

Pessoal, leiam lá a notícia, a maior parte das questões colocadas estão na notícia.

Durante muitos anos a avenida da liberdade era a mais poluída do país, segundo as notícias, agora dizem que é o Cais Sodré, Ribeira das Naus, 2a circular, Telheiras e afins...

Logicamente que se deve começar em zonas onde há vários transportes públicos e alternativas, senão era o caos.

Quando começaram as obras na cidade também ía ser a desgraça, agora a maioria dizem que ficou agradável.

Vou regularmente à zona, conheço moradores e estão radiantes, finalmente vão ter onde estacionar o carro e algum conforto. Dizem alguns, que finalmente a câmara está a trabalhar para os moradores e não apenas para o turismo.

Para mim a medida é excelente para a ME, mas pode ser melhorada. Os táxis só deviam poder entrar se fossem VE, tal como acontece com os tvde.

A seguir os transportes públicos deviam ser VE também, com paciência lá chegaremos, estou convicto.

É o começo de algo muito importante, pelo menos no meu ponto de vista.

migle
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Mensagem por migle » 02 fev 2020, 18:42

Eu sou fã da ideia de ter o mínimo de carros a circular. Gostei muito do primeiro dia europeu sem carros em Lisboa. Fartei-me de andar por todo o lado, os autocarros que geralmente evitava, funcionaram às mil maravilhas. Se bem se lembram, a área abrangida foi enorme e abrangia naturalmente residentes.

É uma medida no bom sentido, mas só vejo dinheiro gasto nos arruamentos (outra vez, um velho vício em Lisboa, desde a expo).

Há vários problemas. Lisboa está bem servida de transportes públicos, mas a periferia não está. Não se fez o fecho do anel ferroviário, chegar a Lisboa de transportes facilmente demora mais de uma hora mesmo para distâncias curtas, como 20km. Também não há parques periféricos, inventaram o esquema da pessoa pagar parque periférico e obter o passe, mas está lotado e existe lista de espera para se entrar nesse esquema. As pessoas esforçam-se por arranjar lugar em descampados lamacentos se já conseguirem ficar perto do metro. Isto apesar de existirem áreas livres com acesso ao metro mas sem estacionamento (alta de Lisboa).
Depois, o metro facilmente deixa de dar vazão para a quantidade de passageiros que tem nos dias de semana.

Depois, tradicionalmente os carros que circulavam em Lisboa eram de quem vinha da periferia. Os lisboetas evitavam usar o carro para não perder o lugar. Hoje já não é assim, basta ver o trânsito que hoje há ao fim de semana e que antigamente não havia. Hoje há lisboetas que para ir do centro de Lisboa a outra parte do centro para fazer compras ou tomar um café, o fazem de carro. Então também não sei se uma medida que não abrange moradores seria eficaz numa área maior (bem entendido, na baixa é eficaz dado o número mínimo de moradores).

Em resumo: acho que medidas restritivas devem equilibrar-se com outras, que facilitem a movimentação das pessoas.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 22 mar 2020, 10:48

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 2.0 - Spring Cloud - 3 K em 29 Jul 2018

Ricardo
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por Ricardo » 22 mar 2020, 12:57

Sim, engraçado

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”