The Worlds First All Electric Rally Cross Car

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 1363
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

The Worlds First All Electric Rally Cross Car

Mensagem por Nonnus » 07 set 2020, 14:19

Isto é qualquer coisa de outro mundo.

O principio do video parece aborrecido mas...



Bateria arrefecida com gelo seco.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km

ruramos
Mensagens: 475
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car

Mensagem por ruramos » 07 set 2020, 20:52

Segundo percebi são 450kWh de bateria? Naquele espaço? :shock: Deve ser tão pesado o carro.. :mrgreen:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 4831
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car

Mensagem por BrunoAlves » 07 set 2020, 21:25

Sim, falaram em 450kWh. Ainda não sei é o tempo que ele fez na pista. Para comparar com as 2 vezes que já fez com o ICE
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 879
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 20 fev 2016
Capacidade bateria: 64 Ah 11 barras

Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car

Mensagem por frankesousa » 08 set 2020, 12:20

450 devem ser os kW que correspondem aos 600cv que falam.

A capacidade deve ser bemmm menos, diria que menos de 100kWh.

Mas uma coisa é certa, isto começa a ser interessante e realmente rallycross é das melhores modalidades para começar, corridas curtas e intensas, mesmo o que um VE atual consegue fazer na boa
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
10/2019 - 81.700km (67 Ah - 11 Barras - 84 % SOH)
05/2020 - 96.660km (64 Ah - 11 Barras - 81 % SOH)
Associado UVE

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3301
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 18kWh, 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car

Mensagem por RJSC » 08 set 2020, 14:50

Isto é mesmo malta que aprecia ar limpo...
A queimar pneus daquela maneira pra nada. :roll:

civic
Mensagens: 859
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car

Mensagem por civic » 08 set 2020, 16:28

frankesousa Escreveu:
08 set 2020, 12:20
450 devem ser os kW que correspondem aos 600cv que falam.

A capacidade deve ser bemmm menos, diria que menos de 100kWh.

Mas uma coisa é certa, isto começa a ser interessante e realmente rallycross é das melhores modalidades para começar, corridas curtas e intensas, mesmo o que um VE atual consegue fazer na boa
Mesmo os Rallys têm as classificativas pequenas, diria que no maximo andarão pelos 30kms, podendo carregar entre elas é facilmente exequivel um campeonat de rally. ;)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 879
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 20 fev 2016
Capacidade bateria: 64 Ah 11 barras

Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car

Mensagem por frankesousa » 09 set 2020, 15:45

civic Escreveu:
08 set 2020, 16:28
Mesmo os Rallys têm as classificativas pequenas, diria que no maximo andarão pelos 30kms, podendo carregar entre elas é facilmente exequivel um campeonat de rally. ;)
Não é bem assim, ora vê estas distâncias do rally de Portugal 2019 (que até decorre numa região pequena)

6ª feira - 100km cronometrados, 439km ligação, 533km Total percorridos
sábado - 160km cronometrados, 462km ligação, 622km Total percorridos
Domingo - 51km cronometrados, 224km ligação, 276km Total percorridos

Quase não têm tempo nenhum parados e por isso a oportunidade de carregar deve ser pouca.

isto a multiplicar pelo número de carros a ter de carregar ia dar uns belos MW de potência e penso que seja quase impossível fazer isso há data de hoje.

Talvez com um programa mais ajustado (com mais assistência a meio do dia) e um troca rápida de baterias (os mecânicos do WRC trocam "meio carro" em 30 min por isso devia ser fácil trocar mais a bateria em poucos minutos.
Só que depois sistemas de arrefecimento e mais sei lá o quê já deve complicar as coisas.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
10/2019 - 81.700km (67 Ah - 11 Barras - 84 % SOH)
05/2020 - 96.660km (64 Ah - 11 Barras - 81 % SOH)
Associado UVE

civic
Mensagens: 859
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car

Mensagem por civic » 15 set 2020, 21:12

Sinceramente acho isso prrfeitamente exequivel, 160 kms cronometrados num dia?... quase que nem precisa de carregar, basta adaptar a coisa, enquanto se desloca pode perfeitamente ser carregado entre classificativas, e o tempo de carga não será como num PCN, obviamente, claro que teria que haver uma adaptação mas não acho nada do outro mundo. ;)

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 761
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car

Mensagem por t3lmo » 15 set 2020, 21:38

E ganhou...

ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 70.000km
C-Evo · Set-2015 · 62.000km
iOn · Jan-2017 · 48.00km
Kauai · Jul-2019 · 21.00km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 2846
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car

Mensagem por pemifer » 16 set 2020, 10:31

É o desporto ideal para carros elétricos!
Na pista em que foi a estreia, fazem-se 3 corridas de qualificação, chamadas mangas, de cerca 6km, separadas por muito tempo umas das outras, chega e sobra para um carregamento rápido entre cada manga, se necessário, e uma corrida final de cerca de 10km. Há ainda as voltas de treinos, já não me lembro exatamente quantas são, deverão ser 5 voltas, ou seja, cerca de 6km.
Tudo somado não chega a 35km num fim de semana de corridas.
É claro que os consumos não têm nada a haver com os consumos de utilização em estrada.
Ainda assim estou convencido que era exequível para um Leaf 24!

E depois é o desporto automóvel mais espetacular!

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”