leaft ligar tomada normal
-
- Registado: 19 jun 2013, 08:10
Re: leaft ligar tomada normal
Boa tarde, depois de ler este post fiquei com duvidas.
Posso carregar de 3 maneiras.
Tomada lá em casa com o cabo que tem aquela caixa com os led. Certo?
Na rua em postos carregamento normal. Que cabo uso?
E os de carregamento rápido. O cabo pertence a maquina. Certo?
Obrigado.
Agradecia ajuda pois em principio recebo o carro até sexta e ainda não tenho o cartão mobi-e.
Ja agora qual a potência aconselhada para o contrato da EDP. Neste momento tenho 15a mas tenho de pedir aumento de potência pq senão aquilo vai disparar nao vai?
Obrigado
Posso carregar de 3 maneiras.
Tomada lá em casa com o cabo que tem aquela caixa com os led. Certo?
Na rua em postos carregamento normal. Que cabo uso?
E os de carregamento rápido. O cabo pertence a maquina. Certo?
Obrigado.
Agradecia ajuda pois em principio recebo o carro até sexta e ainda não tenho o cartão mobi-e.
Ja agora qual a potência aconselhada para o contrato da EDP. Neste momento tenho 15a mas tenho de pedir aumento de potência pq senão aquilo vai disparar nao vai?
Obrigado
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
ALERTO que 15A (Amperes) não vai dar, DE CERTEZA!
O LEAF "come" entre 15 e 16 amperes instantâneos...
Entretanto, acerca do resto, em casa poderá carregar numa ficha shuck (de frigorífico) desde que esta assente num circuito robusto e ela própria também o seja (16 amperes estão no limiar do funcionamento destas fichas).
Aquelas azuis (que se compram no AKI ou Leroy, etc), são baratas e fáceis de montar. Estas ligam directamente ao "sabonete" (dos leds) do carro, caso seja o de 2011 - julgo que os Leafs mais recentes já não disponibilizam esta ficha. Contudo, para estas ultimas versões, é fornecido um "sabonete" mais fraco de 10A que funcionará em fichas Schuko com mais segurança (contudo, demoram mais tempo - as cargas).
Nos postos públicos (aqueles que funcionam) pode usar a ficha azul (com o "sabonete" dos leds) ou, em alternativa, o cabo "Manecas" (nome criado aqui neste Forum) que não necessita do tal "sabonete", liga directamente ao posto com a vantagem de ter um mecanismo que a prende até o carregamento ser terminado pelo utilizador (colocando o código Mobie no terminal do posto).
Nos PCR (Posto de Carregamento Rápido), é tipo bomba de gasolina, é o próprio posto que tem a ficha (um grande calhamaço), que liga na porta dos 400V.
sm

Entretanto, acerca do resto, em casa poderá carregar numa ficha shuck (de frigorífico) desde que esta assente num circuito robusto e ela própria também o seja (16 amperes estão no limiar do funcionamento destas fichas).
Aquelas azuis (que se compram no AKI ou Leroy, etc), são baratas e fáceis de montar. Estas ligam directamente ao "sabonete" (dos leds) do carro, caso seja o de 2011 - julgo que os Leafs mais recentes já não disponibilizam esta ficha. Contudo, para estas ultimas versões, é fornecido um "sabonete" mais fraco de 10A que funcionará em fichas Schuko com mais segurança (contudo, demoram mais tempo - as cargas).
Nos postos públicos (aqueles que funcionam) pode usar a ficha azul (com o "sabonete" dos leds) ou, em alternativa, o cabo "Manecas" (nome criado aqui neste Forum) que não necessita do tal "sabonete", liga directamente ao posto com a vantagem de ter um mecanismo que a prende até o carregamento ser terminado pelo utilizador (colocando o código Mobie no terminal do posto).
Nos PCR (Posto de Carregamento Rápido), é tipo bomba de gasolina, é o próprio posto que tem a ficha (um grande calhamaço), que liga na porta dos 400V.
sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

-
- Proprietário Leaf
- Registado: 02 ago 2011, 23:46
- Data de fabrico: 0- 4-2018
- Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Viva, correndo o risco de ser mal interpretado, não me parece que seja uma boa opção, porque seria contar os dias até a policia aparecer e obrigar a retirar o cabo, e seria necessário garantir um lugar perto da janela.
Na minha opinião, para ser proprietário de um Leaf nestes primeiros tempos é praticamente obrigatório ter uma garagem/parqueamento para assegurar o carregamento nocturno.
Na minha opinião, para ser proprietário de um Leaf nestes primeiros tempos é praticamente obrigatório ter uma garagem/parqueamento para assegurar o carregamento nocturno.
nmarques Escreveu:mjr Escreveu:Pode ser de 2.5mm^2. É isso que o EVSE de 16A usa no cabo. Se for uma instalação permanente, para os 16A recomendo 4mm^2 para minimizar as perdas de energia no cabo. Em termos de segurança das instalações os 2.5mm^2 são suficientes.nmarques Escreveu:Pode se ligar da tomada de casa + uma extensão de 20m?
Extensão de 2.5mm^2, ou com 4mm^2?
mjr obrigado pela informação, agora já sei quando for proprietario de um Leaf posso lançar pela janela de um 3ºandar uma extensão e carregar-lo. Tendo em conta não ter garagem nem parquemanto no prédio esta é unica forma.
-
- Registado: 19 jun 2013, 08:10
Obrigado, vou pedir o aumento de potencia a edp.Essiemme Escreveu:ALERTO que 15A (Amperes) não vai dar, DE CERTEZA!
sm
Em relação a ficha tenho nos arrumos uma tomada e um pequeno quadrocom um disjuntor de 32A e um diferencial e estava a pensar instalar uma ficha fixa na parede para fazer os carregamentos.
Vi aqui falarem nas fichas CEE, é uma boa solução? ou não dão? alguem tem uma opinião sobre qual a melhor maneira de colocar uma ficha e que tipo de ficha? Obrigado
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
A ficha "azul" (que é mesmo azul, por acaso) é essa ficha CEE.
sm

sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Concordo. No entanto para quem apenas fizer poucos km em cidade, pode perfeitamente ir carregar de 3 em 3 dias a um PCR, desde que os haja próximos e a funcionar...jfreire Escreveu:Viva, correndo o risco de ser mal interpretado, não me parece que seja uma boa opção, porque seria contar os dias até a policia aparecer e obrigar a retirar o cabo, e seria necessário garantir um lugar perto da janela.
nmarques Escreveu:
mjr obrigado pela informação, agora já sei quando for proprietario de um Leaf posso lançar pela janela de um 3ºandar uma extensão e carregar-lo. Tendo em conta não ter garagem nem parquemanto no prédio esta é unica forma.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
agradecia resposta a esta situação obrigado.
desde já muito obrigado pelas respostas que têm dado.
A ver se percebi se vier com cabo 10A posso ligar a uma ficha normal sem nenhuma alteração mas demora +- 12h a carregar.
se for um cabo de 16A tenho de fazer uma tomada só para o carregamento feita por um electricista carrega em +- 5h, mas por exemplo se fosse a casa de um familiar ou amigo e precisasse carregar não conseguia pois não podia ligar na tomada normal da casa dele.
e nos postos de carregamentos publicos emobile?
E já agora outra duvida a luz de uma casa normal aguenta com o carregamento ou irá abaixo (só tenho o contrato da tarifa de 3.45kv (não sei quantos amperes dá))?????????????????????
A ver se percebi se vier com cabo 10A posso ligar a uma ficha normal sem nenhuma alteração mas demora +- 12h a carregar.
se for um cabo de 16A tenho de fazer uma tomada só para o carregamento feita por um electricista carrega em +- 5h, mas por exemplo se fosse a casa de um familiar ou amigo e precisasse carregar não conseguia pois não podia ligar na tomada normal da casa dele.
E já agora outra duvida a luz de uma casa normal aguenta com o carregamento ou irá abaixo (só tenho o contrato da tarifa de 3.45kv (não sei quantos amperes dá))?????????????????????
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Contacto:
Olá ledve,ledve Escreveu:agradecia resposta a esta situação obrigado.
P: ...se fosse a casa de um familiar ou amigo e precisasse carregar não conseguia pois não podia ligar na tomada normal da casa dele.
R: Podes ligar na casa de um amigo mas deves verificar com ele a tarifa que ele contratou previamente.
P: E já agora outra duvida a luz de uma casa normal aguenta com o carregamento ou irá abaixo (só tenho o contrato da tarifa de 3.45kv (não sei quantos amperes dá))?????????????????????[/quote]
R: para teres uma ideia o Leaf "puxa" entre 3500 e 3700 watts quando está ligado o que eu costumo dizer que corresponde a uma máquina de lavar e meia a puxar (+/- 2600 w X1,5). Se só tens contratado uma potência máxima de 3.45 kw ou seja 3450 watts o teu quadro dispara assim que ligares o carro se usares o "sabonete" EVSE da tomada CEE azul que puxa 16 amperes, mesmo que não tenhas nada ligado em casa a não ser que uses o "sabonete" que só puxa 10 amperes e que assim só puxa no máximo cerca de 2500 a 2600 watts. Em resumo se fores a casa de amigos aconselho-te a usares o EVSE de 10 amperes para nunca puxares mais de 2600 watts. Em tua casa acho inevitável que contrates o ma tarifa de 6.9 kw para assegurar que podes usar os teus equipamentos de casa (máquinas de lavar, etc) e carregar em simultâneo o Leaf sem fazer disparar o quadro.
Espero ter sido claro e peço aos "experts" que sabem desta coisas de electricidade que me ajudem e desculpem qualquer "gralha" que tenha dito.
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
olá ruimegas,
Muito obrigado pelas respostas, pois foi das respostas que mais me elucidaram e muito bem elaboradas.
aproveito para perguntar neste caso o carro traz dois cabos um de 16A e outro de 10A?
Nos postos publicos normalmente seria sempre carregador com o de 16A.
Em casa podia uzar o de 10 se carrega-se de noite pois não estava mais nada a trabalhar e assim não mandaria a luz abaixo?
Essa tarifa de 6,9kw muda muito o preço em relação ás outras?
Qual o preço de um carregamento completo numa tarifa normal e numa tarifa bihóraria e já agora quantos kw seriam precisos para carregar o carro, como faria a conta para saber quanto gastei?
Já agora outra duvida se carregar num posto publico e for dar uma volta como sei que não me roubau o cabo ou danificam algo?
Obrigado
Muito obrigado pelas respostas, pois foi das respostas que mais me elucidaram e muito bem elaboradas.
aproveito para perguntar neste caso o carro traz dois cabos um de 16A e outro de 10A?
Nos postos publicos normalmente seria sempre carregador com o de 16A.
Em casa podia uzar o de 10 se carrega-se de noite pois não estava mais nada a trabalhar e assim não mandaria a luz abaixo?
Essa tarifa de 6,9kw muda muito o preço em relação ás outras?
Qual o preço de um carregamento completo numa tarifa normal e numa tarifa bihóraria e já agora quantos kw seriam precisos para carregar o carro, como faria a conta para saber quanto gastei?
Já agora outra duvida se carregar num posto publico e for dar uma volta como sei que não me roubau o cabo ou danificam algo?
Obrigado
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Não tenho o Nissan Leaf, mas tenho o iOn e acaba por dar no mesmo.
O meu veio com o cabo (EVSE) de 10A e só tenho 4.6KVA contratados. Carrego o carro sem problema estando a máquina a lavar e o resto dos equipamentos ligados, que incluem dois plasmas, um de 50" e outro de 46", que como sabem consomem bastante.
Dito isto, penso que com o cabo de 10A e com 3,45KVA contratados até pode ser possível o,carregamento desde que não esteja muita coisa ligada, mas o melhor é testar, e em caso de necessidade aumentar a potência contratada.
Também é possível com o cabo de 16A e ficha azul CEE carregar numa tomada normal, bastando para isso comprar um adaptador de CEE para schuko, isto claro, desde que o quadro aguente.
Nos postos mobi.e carrega-se com o cabo chamado mennekes e fica preso no posto até se terminar o carregamento. Com o cabo normal é melhor colocar um cadeado.
O meu veio com o cabo (EVSE) de 10A e só tenho 4.6KVA contratados. Carrego o carro sem problema estando a máquina a lavar e o resto dos equipamentos ligados, que incluem dois plasmas, um de 50" e outro de 46", que como sabem consomem bastante.
Dito isto, penso que com o cabo de 10A e com 3,45KVA contratados até pode ser possível o,carregamento desde que não esteja muita coisa ligada, mas o melhor é testar, e em caso de necessidade aumentar a potência contratada.
Também é possível com o cabo de 16A e ficha azul CEE carregar numa tomada normal, bastando para isso comprar um adaptador de CEE para schuko, isto claro, desde que o quadro aguente.
Nos postos mobi.e carrega-se com o cabo chamado mennekes e fica preso no posto até se terminar o carregamento. Com o cabo normal é melhor colocar um cadeado.