leaft ligar tomada normal

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Theclansman
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Re: leaft ligar tomada normal

Mensagem por Theclansman » 19 jun 2013, 15:23

Boa tarde, depois de ler este post fiquei com duvidas.
Posso carregar de 3 maneiras.
Tomada lá em casa com o cabo que tem aquela caixa com os led. Certo?
Na rua em postos carregamento normal. Que cabo uso?
E os de carregamento rápido. O cabo pertence a maquina. Certo?
Obrigado.
Agradecia ajuda pois em principio recebo o carro até sexta e ainda não tenho o cartão mobi-e.
Ja agora qual a potência aconselhada para o contrato da EDP. Neste momento tenho 15a mas tenho de pedir aumento de potência pq senão aquilo vai disparar nao vai?
Obrigado

Essiemme
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Re: leaft ligar tomada normal

Mensagem por Essiemme » 19 jun 2013, 16:10

ALERTO que 15A (Amperes) não vai dar, DE CERTEZA!

O LEAF "come" entre 15 e 16 amperes instantâneos...

Entretanto, acerca do resto, em casa poderá carregar numa ficha shuck (de frigorífico) desde que esta assente num circuito robusto e ela própria também o seja (16 amperes estão no limiar do funcionamento destas fichas).

Aquelas azuis (que se compram no AKI ou Leroy, etc), são baratas e fáceis de montar. Estas ligam directamente ao "sabonete" (dos leds) do carro, caso seja o de 2011 - julgo que os Leafs mais recentes já não disponibilizam esta ficha. Contudo, para estas ultimas versões, é fornecido um "sabonete" mais fraco de 10A que funcionará em fichas Schuko com mais segurança (contudo, demoram mais tempo - as cargas).

Nos postos públicos (aqueles que funcionam) pode usar a ficha azul (com o "sabonete" dos leds) ou, em alternativa, o cabo "Manecas" (nome criado aqui neste Forum) que não necessita do tal "sabonete", liga directamente ao posto com a vantagem de ter um mecanismo que a prende até o carregamento ser terminado pelo utilizador (colocando o código Mobie no terminal do posto).

Nos PCR (Posto de Carregamento Rápido), é tipo bomba de gasolina, é o próprio posto que tem a ficha (um grande calhamaço), que liga na porta dos 400V.

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Re: leaft ligar tomada normal

Mensagem por jfreire » 19 jun 2013, 16:22

Viva, correndo o risco de ser mal interpretado, não me parece que seja uma boa opção, porque seria contar os dias até a policia aparecer e obrigar a retirar o cabo, e seria necessário garantir um lugar perto da janela.

Na minha opinião, para ser proprietário de um Leaf nestes primeiros tempos é praticamente obrigatório ter uma garagem/parqueamento para assegurar o carregamento nocturno.
nmarques Escreveu:
mjr Escreveu:
nmarques Escreveu:Pode se ligar da tomada de casa + uma extensão de 20m?
Extensão de 2.5mm^2, ou com 4mm^2?
Pode ser de 2.5mm^2. É isso que o EVSE de 16A usa no cabo. Se for uma instalação permanente, para os 16A recomendo 4mm^2 para minimizar as perdas de energia no cabo. Em termos de segurança das instalações os 2.5mm^2 são suficientes.

mjr obrigado pela informação, agora já sei quando for proprietario de um Leaf posso lançar pela janela de um 3ºandar uma extensão e carregar-lo. Tendo em conta não ter garagem nem parquemanto no prédio esta é unica forma.

Theclansman
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Re: leaft ligar tomada normal

Mensagem por Theclansman » 19 jun 2013, 17:45

Essiemme Escreveu:ALERTO que 15A (Amperes) não vai dar, DE CERTEZA!

O LEAF "come" entre 15 e 16 amperes instantâneos...

Entretanto, acerca do resto, em casa poderá carregar numa ficha shuck (de frigorífico) desde que esta assente num circuito robusto e ela própria também o seja (16 amperes estão no limiar do funcionamento destas fichas).

Aquelas azuis (que se compram no AKI ou Leroy, etc), são baratas e fáceis de montar. Estas ligam directamente ao "sabonete" (dos leds) do carro, caso seja o de 2011 - julgo que os Leafs mais recentes já não disponibilizam esta ficha. Contudo, para estas ultimas versões, é fornecido um "sabonete" mais fraco de 10A que funcionará em fichas Schuko com mais segurança (contudo, demoram mais tempo - as cargas).

Nos postos públicos (aqueles que funcionam) pode usar a ficha azul (com o "sabonete" dos leds) ou, em alternativa, o cabo "Manecas" (nome criado aqui neste Forum) que não necessita do tal "sabonete", liga directamente ao posto com a vantagem de ter um mecanismo que a prende até o carregamento ser terminado pelo utilizador (colocando o código Mobie no terminal do posto).

Nos PCR (Posto de Carregamento Rápido), é tipo bomba de gasolina, é o próprio posto que tem a ficha (um grande calhamaço), que liga na porta dos 400V.

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Obrigado, vou pedir o aumento de potencia a edp.
Em relação a ficha tenho nos arrumos uma tomada e um pequeno quadrocom um disjuntor de 32A e um diferencial e estava a pensar instalar uma ficha fixa na parede para fazer os carregamentos.
Vi aqui falarem nas fichas CEE, é uma boa solução? ou não dão? alguem tem uma opinião sobre qual a melhor maneira de colocar uma ficha e que tipo de ficha? Obrigado

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Re: leaft ligar tomada normal

Mensagem por Essiemme » 19 jun 2013, 17:59

A ficha "azul" (que é mesmo azul, por acaso) é essa ficha CEE.

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Re: leaft ligar tomada normal

Mensagem por mjr » 19 jun 2013, 22:30

jfreire Escreveu:Viva, correndo o risco de ser mal interpretado, não me parece que seja uma boa opção, porque seria contar os dias até a policia aparecer e obrigar a retirar o cabo, e seria necessário garantir um lugar perto da janela.

Na minha opinião, para ser proprietário de um Leaf nestes primeiros tempos é praticamente obrigatório ter uma garagem/parqueamento para assegurar o carregamento nocturno.
nmarques Escreveu:
mjr obrigado pela informação, agora já sei quando for proprietario de um Leaf posso lançar pela janela de um 3ºandar uma extensão e carregar-lo. Tendo em conta não ter garagem nem parquemanto no prédio esta é unica forma.
Concordo. No entanto para quem apenas fizer poucos km em cidade, pode perfeitamente ir carregar de 3 em 3 dias a um PCR, desde que os haja próximos e a funcionar...
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Re: leaft ligar tomada normal

Mensagem por ledve » 10 jul 2013, 11:54

agradecia resposta a esta situação obrigado.

desde já muito obrigado pelas respostas que têm dado.
A ver se percebi se vier com cabo 10A posso ligar a uma ficha normal sem nenhuma alteração mas demora +- 12h a carregar.
se for um cabo de 16A tenho de fazer uma tomada só para o carregamento feita por um electricista carrega em +- 5h, mas por exemplo se fosse a casa de um familiar ou amigo e precisasse carregar não conseguia pois não podia ligar na tomada normal da casa dele.
e nos postos de carregamentos publicos emobile?
E já agora outra duvida a luz de uma casa normal aguenta com o carregamento ou irá abaixo (só tenho o contrato da tarifa de 3.45kv (não sei quantos amperes dá))?????????????????????

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Re: leaft ligar tomada normal

Mensagem por ruimegas » 10 jul 2013, 12:23

ledve Escreveu:agradecia resposta a esta situação obrigado.

desde já muito obrigado pelas respostas que têm dado.
A ver se percebi se vier com cabo 10A posso ligar a uma ficha normal sem nenhuma alteração mas demora +- 12h a carregar.
se for um cabo de 16A tenho de fazer uma tomada só para o carregamento feita por um electricista carrega em +- 5h, mas por exemplo se fosse a casa de um familiar ou amigo e precisasse carregar não conseguia pois não podia ligar na tomada normal da casa dele.
e nos postos de carregamentos publicos emobile?
E já agora outra duvida a luz de uma casa normal aguenta com o carregamento ou irá abaixo (só tenho o contrato da tarifa de 3.45kv (não sei quantos amperes dá))?????????????????????
Olá ledve,

P: ...se fosse a casa de um familiar ou amigo e precisasse carregar não conseguia pois não podia ligar na tomada normal da casa dele.
R: Podes ligar na casa de um amigo mas deves verificar com ele a tarifa que ele contratou previamente.

P: E já agora outra duvida a luz de uma casa normal aguenta com o carregamento ou irá abaixo (só tenho o contrato da tarifa de 3.45kv (não sei quantos amperes dá))?????????????????????[/quote]
R: para teres uma ideia o Leaf "puxa" entre 3500 e 3700 watts quando está ligado o que eu costumo dizer que corresponde a uma máquina de lavar e meia a puxar (+/- 2600 w X1,5). Se só tens contratado uma potência máxima de 3.45 kw ou seja 3450 watts o teu quadro dispara assim que ligares o carro se usares o "sabonete" EVSE da tomada CEE azul que puxa 16 amperes, mesmo que não tenhas nada ligado em casa a não ser que uses o "sabonete" que só puxa 10 amperes e que assim só puxa no máximo cerca de 2500 a 2600 watts. Em resumo se fores a casa de amigos aconselho-te a usares o EVSE de 10 amperes para nunca puxares mais de 2600 watts. Em tua casa acho inevitável que contrates o ma tarifa de 6.9 kw para assegurar que podes usar os teus equipamentos de casa (máquinas de lavar, etc) e carregar em simultâneo o Leaf sem fazer disparar o quadro.

Espero ter sido claro e peço aos "experts" que sabem desta coisas de electricidade que me ajudem e desculpem qualquer "gralha" que tenha dito.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
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ledve
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Re: leaft ligar tomada normal

Mensagem por ledve » 10 jul 2013, 15:21

olá ruimegas,

Muito obrigado pelas respostas, pois foi das respostas que mais me elucidaram e muito bem elaboradas.
aproveito para perguntar neste caso o carro traz dois cabos um de 16A e outro de 10A?
Nos postos publicos normalmente seria sempre carregador com o de 16A.
Em casa podia uzar o de 10 se carrega-se de noite pois não estava mais nada a trabalhar e assim não mandaria a luz abaixo?
Essa tarifa de 6,9kw muda muito o preço em relação ás outras?
Qual o preço de um carregamento completo numa tarifa normal e numa tarifa bihóraria e já agora quantos kw seriam precisos para carregar o carro, como faria a conta para saber quanto gastei?
Já agora outra duvida se carregar num posto publico e for dar uma volta como sei que não me roubau o cabo ou danificam algo?
Obrigado

lmlr
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Re: leaft ligar tomada normal

Mensagem por lmlr » 10 jul 2013, 21:57

Não tenho o Nissan Leaf, mas tenho o iOn e acaba por dar no mesmo.

O meu veio com o cabo (EVSE) de 10A e só tenho 4.6KVA contratados. Carrego o carro sem problema estando a máquina a lavar e o resto dos equipamentos ligados, que incluem dois plasmas, um de 50" e outro de 46", que como sabem consomem bastante.

Dito isto, penso que com o cabo de 10A e com 3,45KVA contratados até pode ser possível o,carregamento desde que não esteja muita coisa ligada, mas o melhor é testar, e em caso de necessidade aumentar a potência contratada.

Também é possível com o cabo de 16A e ficha azul CEE carregar numa tomada normal, bastando para isso comprar um adaptador de CEE para schuko, isto claro, desde que o quadro aguente.

Nos postos mobi.e carrega-se com o cabo chamado mennekes e fica preso no posto até se terminar o carregamento. Com o cabo normal é melhor colocar um cadeado.

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