
leaft ligar tomada normal
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Re: leaft ligar tomada normal
Boa tarde, depois de ler este post fiquei com duvidas.
Posso carregar de 3 maneiras.
Tomada lá em casa com o cabo que tem aquela caixa com os led. Certo?
Na rua em postos carregamento normal. Que cabo uso?
E os de carregamento rápido. O cabo pertence a maquina. Certo?
Obrigado.
Agradecia ajuda pois em principio recebo o carro até sexta e ainda não tenho o cartão mobi-e.
Ja agora qual a potência aconselhada para o contrato da EDP. Neste momento tenho 15a mas tenho de pedir aumento de potência pq senão aquilo vai disparar nao vai?
Obrigado
Posso carregar de 3 maneiras.
Tomada lá em casa com o cabo que tem aquela caixa com os led. Certo?
Na rua em postos carregamento normal. Que cabo uso?
E os de carregamento rápido. O cabo pertence a maquina. Certo?
Obrigado.
Agradecia ajuda pois em principio recebo o carro até sexta e ainda não tenho o cartão mobi-e.
Ja agora qual a potência aconselhada para o contrato da EDP. Neste momento tenho 15a mas tenho de pedir aumento de potência pq senão aquilo vai disparar nao vai?
Obrigado
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Re: leaft ligar tomada normal
ALERTO que 15A (Amperes) não vai dar, DE CERTEZA!
O LEAF "come" entre 15 e 16 amperes instantâneos...
Entretanto, acerca do resto, em casa poderá carregar numa ficha shuck (de frigorífico) desde que esta assente num circuito robusto e ela própria também o seja (16 amperes estão no limiar do funcionamento destas fichas).
Aquelas azuis (que se compram no AKI ou Leroy, etc), são baratas e fáceis de montar. Estas ligam directamente ao "sabonete" (dos leds) do carro, caso seja o de 2011 - julgo que os Leafs mais recentes já não disponibilizam esta ficha. Contudo, para estas ultimas versões, é fornecido um "sabonete" mais fraco de 10A que funcionará em fichas Schuko com mais segurança (contudo, demoram mais tempo - as cargas).
Nos postos públicos (aqueles que funcionam) pode usar a ficha azul (com o "sabonete" dos leds) ou, em alternativa, o cabo "Manecas" (nome criado aqui neste Forum) que não necessita do tal "sabonete", liga directamente ao posto com a vantagem de ter um mecanismo que a prende até o carregamento ser terminado pelo utilizador (colocando o código Mobie no terminal do posto).
Nos PCR (Posto de Carregamento Rápido), é tipo bomba de gasolina, é o próprio posto que tem a ficha (um grande calhamaço), que liga na porta dos 400V.
sm

O LEAF "come" entre 15 e 16 amperes instantâneos...
Entretanto, acerca do resto, em casa poderá carregar numa ficha shuck (de frigorífico) desde que esta assente num circuito robusto e ela própria também o seja (16 amperes estão no limiar do funcionamento destas fichas).
Aquelas azuis (que se compram no AKI ou Leroy, etc), são baratas e fáceis de montar. Estas ligam directamente ao "sabonete" (dos leds) do carro, caso seja o de 2011 - julgo que os Leafs mais recentes já não disponibilizam esta ficha. Contudo, para estas ultimas versões, é fornecido um "sabonete" mais fraco de 10A que funcionará em fichas Schuko com mais segurança (contudo, demoram mais tempo - as cargas).
Nos postos públicos (aqueles que funcionam) pode usar a ficha azul (com o "sabonete" dos leds) ou, em alternativa, o cabo "Manecas" (nome criado aqui neste Forum) que não necessita do tal "sabonete", liga directamente ao posto com a vantagem de ter um mecanismo que a prende até o carregamento ser terminado pelo utilizador (colocando o código Mobie no terminal do posto).
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Re: leaft ligar tomada normal
Viva, correndo o risco de ser mal interpretado, não me parece que seja uma boa opção, porque seria contar os dias até a policia aparecer e obrigar a retirar o cabo, e seria necessário garantir um lugar perto da janela.
Na minha opinião, para ser proprietário de um Leaf nestes primeiros tempos é praticamente obrigatório ter uma garagem/parqueamento para assegurar o carregamento nocturno.
Na minha opinião, para ser proprietário de um Leaf nestes primeiros tempos é praticamente obrigatório ter uma garagem/parqueamento para assegurar o carregamento nocturno.
nmarques Escreveu:mjr Escreveu:Pode ser de 2.5mm^2. É isso que o EVSE de 16A usa no cabo. Se for uma instalação permanente, para os 16A recomendo 4mm^2 para minimizar as perdas de energia no cabo. Em termos de segurança das instalações os 2.5mm^2 são suficientes.nmarques Escreveu:Pode se ligar da tomada de casa + uma extensão de 20m?
Extensão de 2.5mm^2, ou com 4mm^2?
mjr obrigado pela informação, agora já sei quando for proprietario de um Leaf posso lançar pela janela de um 3ºandar uma extensão e carregar-lo. Tendo em conta não ter garagem nem parquemanto no prédio esta é unica forma.
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Re: leaft ligar tomada normal
Obrigado, vou pedir o aumento de potencia a edp.Essiemme Escreveu:ALERTO que 15A (Amperes) não vai dar, DE CERTEZA!
O LEAF "come" entre 15 e 16 amperes instantâneos...
Entretanto, acerca do resto, em casa poderá carregar numa ficha shuck (de frigorífico) desde que esta assente num circuito robusto e ela própria também o seja (16 amperes estão no limiar do funcionamento destas fichas).
Aquelas azuis (que se compram no AKI ou Leroy, etc), são baratas e fáceis de montar. Estas ligam directamente ao "sabonete" (dos leds) do carro, caso seja o de 2011 - julgo que os Leafs mais recentes já não disponibilizam esta ficha. Contudo, para estas ultimas versões, é fornecido um "sabonete" mais fraco de 10A que funcionará em fichas Schuko com mais segurança (contudo, demoram mais tempo - as cargas).
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Em relação a ficha tenho nos arrumos uma tomada e um pequeno quadrocom um disjuntor de 32A e um diferencial e estava a pensar instalar uma ficha fixa na parede para fazer os carregamentos.
Vi aqui falarem nas fichas CEE, é uma boa solução? ou não dão? alguem tem uma opinião sobre qual a melhor maneira de colocar uma ficha e que tipo de ficha? Obrigado
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Re: leaft ligar tomada normal
A ficha "azul" (que é mesmo azul, por acaso) é essa ficha CEE.
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Re: leaft ligar tomada normal
Concordo. No entanto para quem apenas fizer poucos km em cidade, pode perfeitamente ir carregar de 3 em 3 dias a um PCR, desde que os haja próximos e a funcionar...jfreire Escreveu:Viva, correndo o risco de ser mal interpretado, não me parece que seja uma boa opção, porque seria contar os dias até a policia aparecer e obrigar a retirar o cabo, e seria necessário garantir um lugar perto da janela.
Na minha opinião, para ser proprietário de um Leaf nestes primeiros tempos é praticamente obrigatório ter uma garagem/parqueamento para assegurar o carregamento nocturno.
nmarques Escreveu:
mjr obrigado pela informação, agora já sei quando for proprietario de um Leaf posso lançar pela janela de um 3ºandar uma extensão e carregar-lo. Tendo em conta não ter garagem nem parquemanto no prédio esta é unica forma.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: leaft ligar tomada normal
agradecia resposta a esta situação obrigado.
desde já muito obrigado pelas respostas que têm dado.
A ver se percebi se vier com cabo 10A posso ligar a uma ficha normal sem nenhuma alteração mas demora +- 12h a carregar.
se for um cabo de 16A tenho de fazer uma tomada só para o carregamento feita por um electricista carrega em +- 5h, mas por exemplo se fosse a casa de um familiar ou amigo e precisasse carregar não conseguia pois não podia ligar na tomada normal da casa dele.
e nos postos de carregamentos publicos emobile?
E já agora outra duvida a luz de uma casa normal aguenta com o carregamento ou irá abaixo (só tenho o contrato da tarifa de 3.45kv (não sei quantos amperes dá))?????????????????????
desde já muito obrigado pelas respostas que têm dado.
A ver se percebi se vier com cabo 10A posso ligar a uma ficha normal sem nenhuma alteração mas demora +- 12h a carregar.
se for um cabo de 16A tenho de fazer uma tomada só para o carregamento feita por um electricista carrega em +- 5h, mas por exemplo se fosse a casa de um familiar ou amigo e precisasse carregar não conseguia pois não podia ligar na tomada normal da casa dele.
e nos postos de carregamentos publicos emobile?
E já agora outra duvida a luz de uma casa normal aguenta com o carregamento ou irá abaixo (só tenho o contrato da tarifa de 3.45kv (não sei quantos amperes dá))?????????????????????
- ruimegas
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Re: leaft ligar tomada normal
Olá ledve,ledve Escreveu:agradecia resposta a esta situação obrigado.
desde já muito obrigado pelas respostas que têm dado.
A ver se percebi se vier com cabo 10A posso ligar a uma ficha normal sem nenhuma alteração mas demora +- 12h a carregar.
se for um cabo de 16A tenho de fazer uma tomada só para o carregamento feita por um electricista carrega em +- 5h, mas por exemplo se fosse a casa de um familiar ou amigo e precisasse carregar não conseguia pois não podia ligar na tomada normal da casa dele.
e nos postos de carregamentos publicos emobile?
E já agora outra duvida a luz de uma casa normal aguenta com o carregamento ou irá abaixo (só tenho o contrato da tarifa de 3.45kv (não sei quantos amperes dá))?????????????????????
P: ...se fosse a casa de um familiar ou amigo e precisasse carregar não conseguia pois não podia ligar na tomada normal da casa dele.
R: Podes ligar na casa de um amigo mas deves verificar com ele a tarifa que ele contratou previamente.
P: E já agora outra duvida a luz de uma casa normal aguenta com o carregamento ou irá abaixo (só tenho o contrato da tarifa de 3.45kv (não sei quantos amperes dá))?????????????????????[/quote]
R: para teres uma ideia o Leaf "puxa" entre 3500 e 3700 watts quando está ligado o que eu costumo dizer que corresponde a uma máquina de lavar e meia a puxar (+/- 2600 w X1,5). Se só tens contratado uma potência máxima de 3.45 kw ou seja 3450 watts o teu quadro dispara assim que ligares o carro se usares o "sabonete" EVSE da tomada CEE azul que puxa 16 amperes, mesmo que não tenhas nada ligado em casa a não ser que uses o "sabonete" que só puxa 10 amperes e que assim só puxa no máximo cerca de 2500 a 2600 watts. Em resumo se fores a casa de amigos aconselho-te a usares o EVSE de 10 amperes para nunca puxares mais de 2600 watts. Em tua casa acho inevitável que contrates o ma tarifa de 6.9 kw para assegurar que podes usar os teus equipamentos de casa (máquinas de lavar, etc) e carregar em simultâneo o Leaf sem fazer disparar o quadro.
Espero ter sido claro e peço aos "experts" que sabem desta coisas de electricidade que me ajudem e desculpem qualquer "gralha" que tenha dito.
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
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Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Re: leaft ligar tomada normal
olá ruimegas,
Muito obrigado pelas respostas, pois foi das respostas que mais me elucidaram e muito bem elaboradas.
aproveito para perguntar neste caso o carro traz dois cabos um de 16A e outro de 10A?
Nos postos publicos normalmente seria sempre carregador com o de 16A.
Em casa podia uzar o de 10 se carrega-se de noite pois não estava mais nada a trabalhar e assim não mandaria a luz abaixo?
Essa tarifa de 6,9kw muda muito o preço em relação ás outras?
Qual o preço de um carregamento completo numa tarifa normal e numa tarifa bihóraria e já agora quantos kw seriam precisos para carregar o carro, como faria a conta para saber quanto gastei?
Já agora outra duvida se carregar num posto publico e for dar uma volta como sei que não me roubau o cabo ou danificam algo?
Obrigado
Muito obrigado pelas respostas, pois foi das respostas que mais me elucidaram e muito bem elaboradas.
aproveito para perguntar neste caso o carro traz dois cabos um de 16A e outro de 10A?
Nos postos publicos normalmente seria sempre carregador com o de 16A.
Em casa podia uzar o de 10 se carrega-se de noite pois não estava mais nada a trabalhar e assim não mandaria a luz abaixo?
Essa tarifa de 6,9kw muda muito o preço em relação ás outras?
Qual o preço de um carregamento completo numa tarifa normal e numa tarifa bihóraria e já agora quantos kw seriam precisos para carregar o carro, como faria a conta para saber quanto gastei?
Já agora outra duvida se carregar num posto publico e for dar uma volta como sei que não me roubau o cabo ou danificam algo?
Obrigado
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- Proprietário Leaf
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Re: leaft ligar tomada normal
Não tenho o Nissan Leaf, mas tenho o iOn e acaba por dar no mesmo.
O meu veio com o cabo (EVSE) de 10A e só tenho 4.6KVA contratados. Carrego o carro sem problema estando a máquina a lavar e o resto dos equipamentos ligados, que incluem dois plasmas, um de 50" e outro de 46", que como sabem consomem bastante.
Dito isto, penso que com o cabo de 10A e com 3,45KVA contratados até pode ser possível o,carregamento desde que não esteja muita coisa ligada, mas o melhor é testar, e em caso de necessidade aumentar a potência contratada.
Também é possível com o cabo de 16A e ficha azul CEE carregar numa tomada normal, bastando para isso comprar um adaptador de CEE para schuko, isto claro, desde que o quadro aguente.
Nos postos mobi.e carrega-se com o cabo chamado mennekes e fica preso no posto até se terminar o carregamento. Com o cabo normal é melhor colocar um cadeado.
O meu veio com o cabo (EVSE) de 10A e só tenho 4.6KVA contratados. Carrego o carro sem problema estando a máquina a lavar e o resto dos equipamentos ligados, que incluem dois plasmas, um de 50" e outro de 46", que como sabem consomem bastante.
Dito isto, penso que com o cabo de 10A e com 3,45KVA contratados até pode ser possível o,carregamento desde que não esteja muita coisa ligada, mas o melhor é testar, e em caso de necessidade aumentar a potência contratada.
Também é possível com o cabo de 16A e ficha azul CEE carregar numa tomada normal, bastando para isso comprar um adaptador de CEE para schuko, isto claro, desde que o quadro aguente.
Nos postos mobi.e carrega-se com o cabo chamado mennekes e fica preso no posto até se terminar o carregamento. Com o cabo normal é melhor colocar um cadeado.