Os roedores podem afectar os VE's

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
ruimegas
Gestor do Forum
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Contacto:

Os roedores podem afectar os VE's

Mensagem por ruimegas » 14 fev 2011, 17:30

Segundo o testemunho referido no texto abaixo, os roedores podem sentir-se atraídos para roer a cablagem dos VE's durante os carregamentos pois as baterias emitem algum calor para o exterior nesse período ficando assim o ambiente mais convidativo para esses indesejáveis hospedeiros.
Imagem

"There are any number of potential disasters that could befall your precious new automobile. One of them, though, may prove especially dangerous to electric car owners. According to the boys from Kicking Tires, their Chevrolet Volt test vehicle was damaged when – and we're not making this up – a rat named Chilly gnawed through the car's wiring harness.

It's not known for certain what caused the rat to choose the Volt over any other vehicle, but speculation points to the warmth of the plug-in's battery pack. As you may be aware, batteries don't particularly like being cold, so the computer controls of any modern EV or PHEV attempts to keep the large-scale packs warm, especially when plugged in and charging.

Such was the case with Kicking Tires' Volt. Worst of all, the $600 in damage (replacement costs would have been much more, but the dealer apparently was able to patch up the wiring) was not covered under the car's warranty, as it was most definitely an act of nature. The good news: Other than its mishap with Chilly, KT's Volt has delivered 3,000 trouble-free miles.

In any case, we thought you should be aware of this potentially harmful (yet somehow furry and kinda cute) issue, which could potentially be a problem for owners of cars like the Volt, Nissan Leaf or any number of future plug-in hybrids or electric vehicles."

Em: http://green.autoblog.com/2011/02/11/ps ... ery-packs/
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras

Re: Os roedores podem afectar os VE's

Mensagem por Essiemme » 14 fev 2011, 18:03

:shock:

E esta heim ????
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

batalha
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por batalha » 15 fev 2011, 00:01

Com tanto electrão lá dentro, bem que poderia ter umas ratoeiras electricas :mrgreen: :mrgreen:

Por esse motivo, um primo meu teve que pagar uma cablagem nova dum Golf que deixou muito tempo na garagem.

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 15 fev 2011, 00:57

Não afetam só os VE's.
No meu Renualt Clio há 2 anos no Verão o motor parou, quando abri o capot para ver estava lá uma ratazana na entrada do filtro de ar!! :o

Acho muito menos provável entrarem num LEAF já que o fundo é liso e supostamente vedado por causa da água.

E para dar mais cacetada nos CI, já por 2 vezes vi gatos que subiram para o motor de um carro parado para dormir e depois quando o carro arranca fogem que nem malucos. Por sorte nenhum desses 2 ficou trilhado nas correias de distribuição! :shock:

mikexilva
Moderador Global
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Mensagem por mikexilva » 15 fev 2011, 01:09

Então é por isso que meteram a foto do Volt que é um híbrido, e deve ter abertura para baixo na zona do motor de CI ;)

Aqui há uns tempos cheguei a projectar um sistema de dar choque aos ladroes que fossem roubar o carro, que metia alta tensão na chapa do carro só quando o alarme fosse activado por alguma tentativa de furto, mas era mais um projecto experimental, e como eu tinha medo de o experimentar em mim, nunca o instalei ;) além que não devia ser permitido, também não valia a pena continuar com os testes.
Um sistema destes também era capaz de afugentar os roedores... nem que fosse só enquanto está ligado à tomada (para não gastar bateria, e que é quando pode aquecer ligeiramente a parte de baixo do carro) mas numa zona só por baixo do carro para não dar choques a ninguém sem querer ;)

Mas também existem uns afugentadores de roedores por ultra-sons, não sei se resulta, ou se o altifalante externo do LEAF consegue atingir estas frequências ;)

ruimegas
Gestor do Forum
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Contacto:

Mensagem por ruimegas » 15 fev 2011, 11:05

mikexilva Escreveu:Então é por isso que meteram a foto do Volt que é um híbrido, e deve ter abertura para baixo na zona do motor de CI ;)

Aqui há uns tempos cheguei a projectar um sistema de dar choque aos ladroes que fossem roubar o carro, que metia alta tensão na chapa do carro só quando o alarme fosse activado por alguma tentativa de furto, mas era mais um projecto experimental, e como eu tinha medo de o experimentar em mim, nunca o instalei ;) além que não devia ser permitido, também não valia a pena continuar com os testes.
Um sistema destes também era capaz de afugentar os roedores... nem que fosse só enquanto está ligado à tomada (para não gastar bateria, e que é quando pode aquecer ligeiramente a parte de baixo do carro) mas numa zona só por baixo do carro para não dar choques a ninguém sem querer ;)

Mas também existem uns afugentadores de roedores por ultra-sons, não sei se resulta, ou se o altifalante externo do LEAF consegue atingir estas frequências ;)

:lol: :lol: :lol: ...És incrível Mike ... farto-me de rir (mas não é de ti)... essa imaginação não tem fim :lol: :lol: :lol:
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”