Fórum Lisboa - Cidades do futuro fechou ciclo dedicado à Sem

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Fórum Lisboa - Cidades do futuro fechou ciclo dedicado à Sem

Mensagem por ruimegas » 08 out 2011, 11:17

Fórum Lisboa - Cidades do futuro fechou ciclo dedicado à Semana da Mobilidade

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"Fernando Nunes da Silva, Vereador da Mobilidade e Infra-estruturas Viárias da Câmara Municipal de Lisboa (CML), refere que os problemas da mobilidade urbana só se podem resolver de forma intermodal. Ou seja, "conjugando todos os meios de transporte disponíveis, desde os motorizados aos não motorizados", diz o responsável.

O vereador acrescenta que esta solução ajusta-se a uma "mudança de paradigma" em que o automóvel já não é "o apanágio das classes mais abastadas": "O automóvel democratizou-se, mas, por outro lado, deixou de chegar para todos".



As palavras foram proferidas numa conferência promovida pelo Diário Económico. Em debate as questões relacionadas com a mobilidade eléctrica, num plano cada vez mais presente e menos futurista.


Citroën, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot, Renault e Smart têm já modelos eléctricos à venda em Portugal e importa saber como se irão adaptar as cidades ao automóvel eléctrico e como ele pode contribuir para uma maior mobilidade dos seus cidadãos.

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Fernando Nunes da Silva refere que a China é o melhor exemplo de que as alternativas ao automóvel são necessárias. "O aumento do poder de compra na China levou a uma subida na aquisição de automóveis e conduziu, em consequência, a uma necessidade de escoamento das populações e dos próprios automobilistas".


O responsável da CML indica que "é fundamental reequilibrar a herança do passado com o que mais se opõe a ela", ou seja, "encontrar modelos que facilitem a vida das pessoas durante a passagem pelos meios de transporte".

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"A partir do momento em que se chega à zona urbana da cidade, não faz sentido que o carro continue a invadir a metrópole". Aqui, os veículos eléctricos assumem protagonismo na perspectiva intermodal, embora admita que não sejam ainda "o mercado desta década".


Tiago Farias, administrador da EMEL e professor do Instituto Superior Técnico, é um defensor das vantagens do automóvel eléctrico, mas indica que "o futuro não é hoje, não é amanhã. É a longo prazo."


O professor refere que a introdução de uma nova tecnologia automóvel demora pelo menos uma década e que a renovação de um parque automóvel leva ainda mais tempo. "O Prius, o primeiro híbrido do mundo, está à venda há 14 anos e só agora começa a ter alguma penetração de mercado - pelo menos 1%."


Embora o automóvel eléctrico ofereça vantagens significativas quanto ao custo da sua manutenção (apresenta menos peças móveis) e preço da energia (electricidade vs combustíveis fósseis), a verdade é que "um carro eléctrico custa hoje muito mais do que um carro com motor de combustão".


Um factor determinante na opção dos consumidores, refere Tiago Farias: "A grande maioria dos utilizadores de automóveis está francamente satisfeita com o produto actual e não tem necessidade de o trocar".

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António Vidigal, presidente da EDP Inovação, acredita que "a tecnologia eléctrica vai melhorar, da mesma forma que melhoraram os automóveis."


"Acho que há alternativas ao lítio e, neste momento, o híbrido plug-in é uma solução sem compromissos."


O responsável prevê que a rede baixe radicalmente o seu preço durante os próximos anos, afirmando que o desafio actual é "criar um posto low-cost": "Se um Tata Nano custa cerca de 2000 mil euros, como pode um posto de electricidade custar o mesmo?", pergunta.


Estudos recentes revelam que 80% dos condutores europeus realizam deslocações inferiores a 50 km por dia. Robert Stussi, presidente da Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico (APVE), refere que estes números comprovam a validade do carro eléctrico. "Com um mínimo de 80 km de autonomia e uma média de 120-130 km, não há razão para o carro eléctrico não poder ser utilizado diariamente nas deslocações casa-trabalho-casa."


Stussi lança ainda um apelo a uma mudança de mentalidade: "Os consumidores têm de se mostrar mais receptivos a soluções como o car pooling (um carro que transporta duas ou mais pessoas) ou o car sharing (um carro que é utilizado por várias pessoas dentro de uma família ou de uma empresa). Modelos de partilha que reduzem a poluição, os ruídos e o número de automóveis que circulam nas cidades."

Em: http://turbo.sapo.pt/canal.aspx?channel ... 2DADF8FAB8
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

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