leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Mensagem por lmlr » 11 out 2012, 14:50

O bicho aguenta sem cargas de Aveiras até Coimbra, com a Serra pelo caminho?

Para carregar, não é preciso o cartão Mobi.e? E em caso afirmativo obtém-se rapidamente?

Obrigado pelo contributo.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Mensagem por ruimegas » 11 out 2012, 15:13

lmlr Escreveu:O bicho aguenta sem cargas de Aveiras até Coimbra, com a Serra pelo caminho?

Para carregar, não é preciso o cartão Mobi.e? E em caso afirmativo obtém-se rapidamente?

Obrigado pelo contributo.

Antes de mais bem vindo ao fórum lmlr :D

Em relação à tua questão penso ser arriscado, apesar de possível, fazer uma direta de Aveiras de Cima até Coimbra, pelo meno mantendo uma velocidade aceitável em Auto-Estrada, mas carregando um pouco em Leiria o problema resolve-se.

Sim... para carregar é necessário ter o cartão da Mobi-E. Para o obter tens de ir ao site da Mobi-E e preencher o pedido do cartão em conformidade.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Mensagem por mjr » 11 out 2012, 15:23

Bem vindo lmlr!

Penso que o estado da bateria será a questão mais pertinente ao adquirir este LEAF usado. A minha principal preocupação é se a bateria esteve carregada perto dos 100% durante meses a fio, especialmente durante o Verão. Infelizmente os concessionários não têm a noção de como devem preservar a bateria durante períodos de tempo prolongados. Uma vez que não sabem como fazê-lo, também não sabem mentir, pelo que se lhes perguntar sem dar a entender as respostas penso que poderá ter uma boa ideia de como estará a bateria.

O facto de ter as 12 barras de capacidade não é garantia de que não esteja a aproximar-se do fim da primeira. Mesmo lendo diretamente da BMS o valor poderá não corresponder à realidade, uma vez que o carro tem estado parado. A BMS precisa de alguns ciclos para medir com eficácia o estado da bateria.

Claro que o preço é muito bom, e penso que vale a pena arriscar. Mesmo com menor capacidade da bateria o carro pode ser muito útil. Ainda ontem com 13.8kw.h da rede elétrica fiz 101km! Uma bateria nova gasta cerca de 25kW.h da rede elétrica a carregar de 0 a 100%, a minha cerca de 23kW.h.

A garantia da bateria deverá manter-se até aos 5 anos da matrícula, no entanto ressalvo que esta garantia é de potência e não de capacidade. Teoricamente é possível a bateria só armazenar metade de uma nova e conseguir desenvolver 90kW de potência.

Lembro ainda que a perda de capacidade da bateria é muito maior no início e a partir do 5º ano é quase desprezável, pelo que mesmo que por abuso nas condições de armazenamento ela tenha perdido 15% de capacidade, o ritmo de perda subsequente será muito menor.

Sobre a viagem, penso que carregando em Aveiras e em Pombal não terá problemas. Em Aveiras deverá voltar a carregar quando ele parar da primeira vez, pois normalmente ele pára aos 80% de estado de carga na primeira vez. Isto para não ter problemas em chegar à AS de Pombal. Se não conseguir, sempre tem o reboque gratuito se ligar para a Nissan 8-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Mensagem por lmlr » 11 out 2012, 15:29

Obrigado a todos.

Já há algum tempo que ando por aqui a "espreitar", eventualmente se o negócio da retoma da minha carrinha não for mau, sou capaz de arriscar.

Liguei para lá e parece que o carro não está parado, está em utilização. Inclusivamente vai ser complicado eu vê-lo neste fim-de-semana… pode ser um bom sinal em termos de bateria?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Mensagem por mjr » 11 out 2012, 15:54

É um sinal de que o indicador de estado da bateria é confiável. O ideal seria que ele estivesse guardado com o estado de carga entre 30% e 40% (3-4 barras de carga). É preferível que esteja a andar do que parado com a bateria 100% carregada durante meses.

Se fosse eu arriscava ;)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Mensagem por Malm » 13 out 2012, 18:05

A viagem de Lisboa para Coimbra não é muito complicada. Convém carregar o máximo possível em Aveiras, no PCR, e a uma média de 70 km/h deve conseguir-se chegar à AS de Pombal (eu já fiz isto uma vez de i-MiEV), onde à outro PCR. Caso falte coragem, sempre se pode por uma carga lenta na cidade de Leiria, que tem vários postos Mobi-e. Quanto ao cartão mobi-e, demora algum tempo a ser fornecido após o pedido, mas é possível que na GALP possa existir um cartão que possa solicitar para fazer o carregamento, ou então pedir a alguém um emprestado para fazer essa viagem.
Se se confirmar tudo o que se disse aqui sobre o carro, mesmo que a última barra esteja por dias, continua a ser um fantástico negócio, pois mesmo assim terá tanta autonomia como o meu I-MiEV quando era novo. Caso não tivesse já o meu elétrico, já o teria debaixo de olho, mas dada a situação do país, o facto de quase ninguém perceber de elétricos (só assim se compreende que o estejam a vender tão barato), e de estar presente o fantasma de que o carro desvaloriza muito mais que os VC a cada ano que passa, se calhar esperar mais uns tempos e não mostrar muito interesse é capaz de ser uma boa estratégia, e comprar o carro por menos uma quantas centenas de euros. Se há carros que os vendedores se querem desfazer o mais rápido possível, são os VE e à que jogar com isso.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Mensagem por lmlr » 13 out 2012, 19:44

Vi hoje o carro e conduzi-o umas centenas de metros. Achei interessante, mas o preço de retoma da minha carrinha podia ser um pouco melhor, apesar de o Leaf estar a um bom preço ainda terei que desembolsar uma quantia que acho exagerada para a diferença entre os dois carros. Não sei se será já a mínha adesão aos VE...

Se o comprar estava a pensar fazer um carregamento rápido em Aveiras, e depoismsair da AE (penso haver uma saída a seguir), e vir pela nacional. Já não faço Coimbra-Lisboa pela nacional há uns bons anos, mas penso ter um percurso com menos subidas, basta fugir à serra na A1. A velocidade e o trânsito na nacional também me parecem mais condizentes com o Leaf. Assim teria a hipótese de carregamento lento, por exemplo em Leira ou um rápido em Pombal se voltasse a entrar na A1.

Para complementar parece que para a semana vão ter mais quatro Leaf, mais recentes, usados também.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Mensagem por Malm » 13 out 2012, 22:01

Se vão ter assim tantos para venda, então o melhor é esperar para ver. Eles até podem ser mais recentes, mas se tiverem o dobro dos km se calhar são ainda mais baratos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Mensagem por lmlr » 13 out 2012, 22:16

São de Junho de 2011 e têm menos km, e salvo erro irão custar mais uns 1.250 euros. Várias cores ainda por cima.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Mensagem por lmlr » 14 out 2012, 19:06

Hoje no regresso a Coimbra, parei nas estações de serviço para fazer um reconhecimento.

O de Aveiras (sentido N-S) estava repleto de CI, e ainda avisei uma senhora, mas de nada valeu. Também está mesmo em frente ao café e muito mal sinalizado, inclusivamente sem indicação de proibição de estacionamento de CI. Pareceu-me estar com o visor desligado, portanto deve estar inoperacional.

Em Leiria penso não haver, mas já estava a contar com isso.

O de Pombal, só vi de longe, mas tirando a falta de proibição de estacionamento a não VE, pareceu-me estar tudo bem.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”