Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por VETL » 24 set 2015, 23:14

Os mk2 também têm um ligeiríssimo aumento de capacidade com a permissão de descargas abaixo dos 3,0v e cargas acima dos 4,12v, o que não acontece nos mk1.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por BECOOL » 24 set 2015, 23:34

Acho que Carlos Ghosn nunca teve intenções reais de deixar as células AESC pelas da LG Chem.

Os elogios que fez às células LG Chem foram mais para pressionar a NEC, que é a outra parceira do consórcio AESC, para melhorarem as células e descerem os preços. Porque já estavam a prometer células NMC desde 2009 e ficaram muitos anos a engonhar com LMO, mesmo após ser notório a fragilidade desta química, principalmente em climas quentes.

Se a AESC tivesse começado a usar NMC logo no início como fez a LG Chem nos Chevrolet Volt, os Leaf nunca teriam tido os problemas com barras de capacidade desaparecerem.

Até pode ser que Ghosn tenha realmente pensado em trocar a AESC pela LG Chem, mas acho que foi mais do tipo, ou melhoram as células e baixam de preço ou vou comprar a outro lado... e acho que deu resultado. Porque se forem pesquisar no Google as datas das notícias, a bateria "lagarto" da AESC surgiu logo após surgirem os rumores de a Nissan estar a pensar usar células da LG Chem.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por mjr » 24 set 2015, 23:37

Isso é claro pelo facto de gastarem os mesmos 25kWh da rede de 0 a 100% num carregador que é mais eficiente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por RJSC » 24 set 2015, 23:47

:evil:
O Tavares foi o responsável pelo lançamento para o mercado destas bateriascom taxas de degradação muito elevadas que nos atormenta...
Former Nissan second-in-command Carlos Tavares, racing to beat the Renault Zoe to market, cut Leaf development by a year and skipped a critical battery redesign, according to alliance veterans. Nissan later cut prices, settled a class action and offered retroactive warranties to answer customer concerns about battery deterioration. Tavares now heads PSA Peugeot Citroen.
Depois pisgou-se para a PSA e disse que os VE's não são prioridade.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por Orlando » 25 set 2015, 06:44

BECOOL Escreveu:Se a AESC tivesse começado a usar NMC logo no início como fez a LG Chem nos Chevrolet Volt, os Leaf nunca teriam tido os problemas com barras de capacidade desaparecerem.
Por acaso conheces algum VE que também tenha as tais barras e seja fiel ao seu proprietário mostrando-lhas?
Penso que não e aí os japoneses foram ingénuos, mas ao mesmo tempo conscientes que a malta devia ter esta informação, e ainda bem porque a quimica foi mesmo uma falha. Além do mais, se todos os VE tivessem barras, desapareciam em todos, não era só nos Leaf, e aí até eu me ria destas conversas, unilaterais, sobre o Leaf que é isto e aquilo, porque na realidade não há termos de comparação, pois uns escondem capacidade, outros é camuflam, para durante una anos parecer que o carro tem a mesma capacidade e sabemos que é impossível.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por mjr » 25 set 2015, 07:37

Do que conhecemos os iMiEv têm uma degradação semelhante ao Leaf (ver Malm). Os outros infelizmente não conheço quem tenha feito os teste da tomada. Só assim é possível comparar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por Batotinha » 25 set 2015, 12:05

Orlando Escreveu:
BECOOL Escreveu:Se a AESC tivesse começado a usar NMC logo no início como fez a LG Chem nos Chevrolet Volt, os Leaf nunca teriam tido os problemas com barras de capacidade desaparecerem.
Por acaso conheces algum VE que também tenha as tais barras e seja fiel ao seu proprietário mostrando-lhas?
Penso que não e aí os japoneses foram ingénuos, mas ao mesmo tempo conscientes que a malta devia ter esta informação, e ainda bem porque a quimica foi mesmo uma falha. Além do mais, se todos os VE tivessem barras, desapareciam em todos, não era só nos Leaf, e aí até eu me ria destas conversas, unilaterais, sobre o Leaf que é isto e aquilo, porque na realidade não há termos de comparação, pois uns escondem capacidade, outros é camuflam, para durante una anos parecer que o carro tem a mesma capacidade e sabemos que é impossível.
E se olhar-mos com atenção para as noticias... outros até as medições nas inspecções falsificam! :evil:
Pelo menos neste aspecto, (e muitos outros tb), os "homens" do LEAF merecem :idea:
HipHip urraaa!
HipHip urraaa!
HipHip urraaa!

Bons modos de ser/estar, ... será sempre uma virtude... pensoeudeque! ;)

Batotinha

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por RJSC » 25 set 2015, 13:07

Se fosse a VW metia umas barras, mas albrabadas ;)
Os outros não têm barras mas já há aplicações para ver a capacidade da bateria por OBD...
É é precisamente com isso que o pessoal se queixa: o meu ainda tem as 12 Barras mas eu queixo-me na nesma porque já foram 15% de capacidade ao ar em 2 anos.

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por BECOOL » 25 set 2015, 13:10

As células do MiEV são LMO-NMC, não são completamente NMC e mesmo assim têm o dobro da durabilidade em termos de ciclos em relação ao Leaf,o problema é que o MiEV tem uma bateria pequena que precisa de mais ciclos de carga/descarga para percorrer a mesma distância.

Não é por acaso que a XALT Energy fornece baterias NMC para os carros Formula E.

Já escrevi muito neste fórum sobre químicas de células de lítio, não vou estar a repetir. Se estão satisfeitos com a bateria do Leaf é o que interessa. Para mim era o grande defeito do carro que me impedia de o recomendar, felizmente resolveram-no com a bateria de 30 kWh e agora já não tenho problemas em recomendar o Leaf.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por Orlando » 25 set 2015, 14:46

RJSC Escreveu:Se fosse a VW metia umas barras, mas albrabadas ;)
Os outros não têm barras mas já há aplicações para ver a capacidade da bateria por OBD...
É é precisamente com isso que o pessoal se queixa: o meu ainda tem as 12 Barras mas eu queixo-me na nesma porque já foram 15% de capacidade ao ar em 2 anos.
Essa da VW tiveste bem.
Mas isso aplica se a todos nos vês.
A Nissan foi a única que não quis enganar o pessoal apesar de saber do problema das suas baterias, pois inventou um problema de que os outros nem falam.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”