Carregamentos sempre a 100%

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
ct2glx
Mensagens: 19
Registado: 06 jan 2014, 12:16

Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por ct2glx » 05 mar 2014, 15:42

Já agora aproveito para colocar uma questao relacionada...
O que degrada mais as baterias... UM carregamento a 100% ou DOIS a 80%?

Passo a explicar, tenho um circuito diário no qual faço facilmente cerca de 60km... com se carregar a 80% nao faço a volta ou mesmo que faça é a entrar em cargas muito baixas (o que degrada as baterias)... tenho então duas hipoteses, ou carrego sempre a 100%, ou carrego a meio do dia a 80% e ao fim do dia de novo a 80% (2 carregamentos (lentos) no mesmo dia).. a minha duvida é... qual a melhor opção para a longevidade da bateria (o normal é chegar com cerca de 40% (ou um pouco menos, o circuito tem autoestrada)), logo o carro carrega no mesmo dia duas vezes de +- 35%-40% a 80% (a outra hipotese será uma carga por dia a 100% com descarga ate +- aos 15%).

Obrigado!

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por Malm » 05 mar 2014, 15:46

Eu acho que é melhor fazer apenas um carregamento 100% do que dois a 80% por dia. Na minha opinião quanto mais tempo ele estiver sem estar a carregar ou a andar melhor.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por vgomes » 05 mar 2014, 17:18

A não ser que ande mais Kms vai estar o mesmo tempo a carregar. Se carregar só a 100% e à noite estará o dobro do tempo que se fizer 2 cargas...
o nosso Leaf faz 80kms por dia e faz quase sempre 2 cargas a 80%

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por VETL » 05 mar 2014, 17:26

Eu se pudesse também faria 2 carregamentos.
Havendo possibilidade de carregar a meio, penso que abaixo dos 20-25% e acima dos 80% estamos a sujeitar o pack a esforços desnecessários.
Se fizer dois carregamentos, sobrará mais tempo à noite para arrefecer o pack.
Eu talvez até optasse por carregar pela madrugada antes de saír e a meio do dia.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por Malm » 05 mar 2014, 18:24

Eu também fazia dois carregamentos se o do dia fosse num PCR, que até me podia arrefecer as baterias. Agora no verão estar todos os dias a carregar 4 horas nas horas do calor, prefiro um de maior amplitude pela fresca da noite.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por VETL » 05 mar 2014, 18:44

Não sei se é mito nem fiz análise pormenorizada a isso, mas o meu subconsciente diz-me que carregamentos abaixo dos 25% e acima dos 80% aquecem mais a bateria. Pelo menos no Leaf, a partir dos 80% quase que aposto que é mais lento, logo mais calor só por isso.
Obviamente que compreendo o Malm. No Verão, num dia quente com mais o acréscimo de temperatura do carregamento... Ui, ui...
Mas também não sei o que provocará mais aquecimento: Se é o carregamento durante o dia ou se é a utilização da bateria abaixo dos 20% e acima dos 80%.
Para não falar no n.º de ciclos. É que também tenho ficado com a ideia que neste aspecto, gastar 40% duas vezes não é a mesma coisa que gastar 80% sem carregar.
Eu também falo porque normalmente não carrego durante o dia. Se tivesse essa experiência talvez mudasse de opinião. :D
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por VETL » 05 mar 2014, 18:45

Malm Escreveu:Eu também fazia dois carregamentos se o do dia fosse num PCR, que até me podia arrefecer as baterias. Agora no verão estar todos os dias a carregar 4 horas nas horas do calor, prefiro um de maior amplitude pela fresca da noite.
Não dê estas ideias ao dono de um Leaf, nem a brincar... :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por VETL » 05 mar 2014, 18:53

Resumindo:
Cada caso é um caso e, dando prioridade a uma boa gestão da temperatura do pack (com o objectivo de a mantermos o mais baixa possível), deveremos carregar sempre que pudermos.
Concordam?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por Malm » 05 mar 2014, 22:17

VETL Escreveu:Não sei se é mito nem fiz análise pormenorizada a isso, mas o meu subconsciente diz-me que carregamentos abaixo dos 25% e acima dos 80% aquecem mais a bateria. Pelo menos no Leaf, a partir dos 80% quase que aposto que é mais lento, logo mais calor só por isso.
Obviamente que compreendo o Malm. No Verão, num dia quente com mais o acréscimo de temperatura do carregamento... Ui, ui...
Mas também não sei o que provocará mais aquecimento: Se é o carregamento durante o dia ou se é a utilização da bateria abaixo dos 20% e acima dos 80%.
Para não falar no n.º de ciclos. É que também tenho ficado com a ideia que neste aspecto, gastar 40% duas vezes não é a mesma coisa que gastar 80% sem carregar.
Eu também falo porque normalmente não carrego durante o dia. Se tivesse essa experiência talvez mudasse de opinião. :D
O que se vê no meu vídeo é que, devido à corrente começar a descer, é provável que até nem ocorra aquecimento no pack nos últimos 5%. Pelo que vi no vídeo, parece-me que o aquecimento é uniforme ao longo do tempo do carregamento, não aqueceu a uma taxa maior entre os 80% e os 100%, parece-me até que diminuiu a taxa de aquecimento no final. A questão é se aquilo tem alguma validade, pois ninguém me sabe explicar a que se deve aquele aquecimento, só me falam em tubos de refrigeração fantasmas e proteções para os pés :roll: .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por VETL » 05 mar 2014, 22:22

No meu Leaf, carregar 10 GID's depois dos 80% demora mais do que carregar 10 GID's com 40%.
A tensão até pode variar ligeiramente. A corrente é constante.
Para onde vai a energia consumida a mais para carregar cada GID depois dos 80%?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”