
Carregamentos sempre a 100%
Re: Carregamentos sempre a 100%
Já agora aproveito para colocar uma questao relacionada...
O que degrada mais as baterias... UM carregamento a 100% ou DOIS a 80%?
Passo a explicar, tenho um circuito diário no qual faço facilmente cerca de 60km... com se carregar a 80% nao faço a volta ou mesmo que faça é a entrar em cargas muito baixas (o que degrada as baterias)... tenho então duas hipoteses, ou carrego sempre a 100%, ou carrego a meio do dia a 80% e ao fim do dia de novo a 80% (2 carregamentos (lentos) no mesmo dia).. a minha duvida é... qual a melhor opção para a longevidade da bateria (o normal é chegar com cerca de 40% (ou um pouco menos, o circuito tem autoestrada)), logo o carro carrega no mesmo dia duas vezes de +- 35%-40% a 80% (a outra hipotese será uma carga por dia a 100% com descarga ate +- aos 15%).
Obrigado!
O que degrada mais as baterias... UM carregamento a 100% ou DOIS a 80%?
Passo a explicar, tenho um circuito diário no qual faço facilmente cerca de 60km... com se carregar a 80% nao faço a volta ou mesmo que faça é a entrar em cargas muito baixas (o que degrada as baterias)... tenho então duas hipoteses, ou carrego sempre a 100%, ou carrego a meio do dia a 80% e ao fim do dia de novo a 80% (2 carregamentos (lentos) no mesmo dia).. a minha duvida é... qual a melhor opção para a longevidade da bateria (o normal é chegar com cerca de 40% (ou um pouco menos, o circuito tem autoestrada)), logo o carro carrega no mesmo dia duas vezes de +- 35%-40% a 80% (a outra hipotese será uma carga por dia a 100% com descarga ate +- aos 15%).
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- Malm
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Re: Carregamentos sempre a 100%
Eu acho que é melhor fazer apenas um carregamento 100% do que dois a 80% por dia. Na minha opinião quanto mais tempo ele estiver sem estar a carregar ou a andar melhor.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Re: Carregamentos sempre a 100%
A não ser que ande mais Kms vai estar o mesmo tempo a carregar. Se carregar só a 100% e à noite estará o dobro do tempo que se fizer 2 cargas...
o nosso Leaf faz 80kms por dia e faz quase sempre 2 cargas a 80%
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- VETL
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Re: Carregamentos sempre a 100%
Eu se pudesse também faria 2 carregamentos.
Havendo possibilidade de carregar a meio, penso que abaixo dos 20-25% e acima dos 80% estamos a sujeitar o pack a esforços desnecessários.
Se fizer dois carregamentos, sobrará mais tempo à noite para arrefecer o pack.
Eu talvez até optasse por carregar pela madrugada antes de saír e a meio do dia.
Havendo possibilidade de carregar a meio, penso que abaixo dos 20-25% e acima dos 80% estamos a sujeitar o pack a esforços desnecessários.
Se fizer dois carregamentos, sobrará mais tempo à noite para arrefecer o pack.
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- Malm
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Re: Carregamentos sempre a 100%
Eu também fazia dois carregamentos se o do dia fosse num PCR, que até me podia arrefecer as baterias. Agora no verão estar todos os dias a carregar 4 horas nas horas do calor, prefiro um de maior amplitude pela fresca da noite.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Carregamentos sempre a 100%
Não sei se é mito nem fiz análise pormenorizada a isso, mas o meu subconsciente diz-me que carregamentos abaixo dos 25% e acima dos 80% aquecem mais a bateria. Pelo menos no Leaf, a partir dos 80% quase que aposto que é mais lento, logo mais calor só por isso.
Obviamente que compreendo o Malm. No Verão, num dia quente com mais o acréscimo de temperatura do carregamento... Ui, ui...
Mas também não sei o que provocará mais aquecimento: Se é o carregamento durante o dia ou se é a utilização da bateria abaixo dos 20% e acima dos 80%.
Para não falar no n.º de ciclos. É que também tenho ficado com a ideia que neste aspecto, gastar 40% duas vezes não é a mesma coisa que gastar 80% sem carregar.
Eu também falo porque normalmente não carrego durante o dia. Se tivesse essa experiência talvez mudasse de opinião.
Obviamente que compreendo o Malm. No Verão, num dia quente com mais o acréscimo de temperatura do carregamento... Ui, ui...
Mas também não sei o que provocará mais aquecimento: Se é o carregamento durante o dia ou se é a utilização da bateria abaixo dos 20% e acima dos 80%.
Para não falar no n.º de ciclos. É que também tenho ficado com a ideia que neste aspecto, gastar 40% duas vezes não é a mesma coisa que gastar 80% sem carregar.
Eu também falo porque normalmente não carrego durante o dia. Se tivesse essa experiência talvez mudasse de opinião.

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Re: Carregamentos sempre a 100%
Não dê estas ideias ao dono de um Leaf, nem a brincar...Malm Escreveu:Eu também fazia dois carregamentos se o do dia fosse num PCR, que até me podia arrefecer as baterias. Agora no verão estar todos os dias a carregar 4 horas nas horas do calor, prefiro um de maior amplitude pela fresca da noite.

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Re: Carregamentos sempre a 100%
Resumindo:
Cada caso é um caso e, dando prioridade a uma boa gestão da temperatura do pack (com o objectivo de a mantermos o mais baixa possível), deveremos carregar sempre que pudermos.
Concordam?
Cada caso é um caso e, dando prioridade a uma boa gestão da temperatura do pack (com o objectivo de a mantermos o mais baixa possível), deveremos carregar sempre que pudermos.
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Re: Carregamentos sempre a 100%
O que se vê no meu vídeo é que, devido à corrente começar a descer, é provável que até nem ocorra aquecimento no pack nos últimos 5%. Pelo que vi no vídeo, parece-me que o aquecimento é uniforme ao longo do tempo do carregamento, não aqueceu a uma taxa maior entre os 80% e os 100%, parece-me até que diminuiu a taxa de aquecimento no final. A questão é se aquilo tem alguma validade, pois ninguém me sabe explicar a que se deve aquele aquecimento, só me falam em tubos de refrigeração fantasmas e proteções para os pésVETL Escreveu:Não sei se é mito nem fiz análise pormenorizada a isso, mas o meu subconsciente diz-me que carregamentos abaixo dos 25% e acima dos 80% aquecem mais a bateria. Pelo menos no Leaf, a partir dos 80% quase que aposto que é mais lento, logo mais calor só por isso.
Obviamente que compreendo o Malm. No Verão, num dia quente com mais o acréscimo de temperatura do carregamento... Ui, ui...
Mas também não sei o que provocará mais aquecimento: Se é o carregamento durante o dia ou se é a utilização da bateria abaixo dos 20% e acima dos 80%.
Para não falar no n.º de ciclos. É que também tenho ficado com a ideia que neste aspecto, gastar 40% duas vezes não é a mesma coisa que gastar 80% sem carregar.
Eu também falo porque normalmente não carrego durante o dia. Se tivesse essa experiência talvez mudasse de opinião.

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Re: Carregamentos sempre a 100%
No meu Leaf, carregar 10 GID's depois dos 80% demora mais do que carregar 10 GID's com 40%.
A tensão até pode variar ligeiramente. A corrente é constante.
Para onde vai a energia consumida a mais para carregar cada GID depois dos 80%?
A tensão até pode variar ligeiramente. A corrente é constante.
Para onde vai a energia consumida a mais para carregar cada GID depois dos 80%?
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