
LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Algures neste tópico publicou se um artigo independente de quem tratou e efetivamente conclui que a atualização é real e não é pata enganar ninguém. Penso que a Nissan não ia querer enganar ninguém quando um simples teste de tomada consegue averiguar se de facto alteram se os valores dos kw injetados na bateria.
Pénso que a questão do hx está mais relacionada com a incerteza do que são alguns dos dados extraídos do CAN
Pénso que a questão do hx está mais relacionada com a incerteza do que são alguns dos dados extraídos do CAN
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Hoje fui deixar o meu Leaf na oficina para fazer a revisão dos 30000km (com 38000km) falei na actualização, depois de introduzirem o nº de chassi disseram-me que o meu carro não esta listado para a actualização.
Em Portugal apenas 4 carros estão na lista para serem actualizados, o meu carro apenas tem uma actualização de telemática para comunicar melhor com o satélite e fazer actualização dos pontos de carga.
Mais alguém recebeu esta informação?
Logo hoje, que pela primeira vez vi o SOH abaixo dos 100%, estava nos 98%.


Mais alguém recebeu esta informação?
Logo hoje, que pela primeira vez vi o SOH abaixo dos 100%, estava nos 98%.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Com esse SOH obviamente que o carro não precisa, já o tem.Nonnus Escreveu: ↑13 ago 2018, 19:21Hoje fui deixar o meu Leaf na oficina para fazer a revisão dos 30000km (com 38000km) falei na actualização, depois de introduzirem o nº de chassi disseram-me que o meu carro não esta listado para a actualização.Em Portugal apenas 4 carros estão na lista para serem actualizados, o meu carro apenas tem uma actualização de telemática para comunicar melhor com o satélite e fazer actualização dos pontos de carga.
![]()
Mais alguém recebeu esta informação?
Logo hoje, que pela primeira vez vi o SOH abaixo dos 100%, estava nos 98%.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3490
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
O meu que depois da atualização passou de 80% para 91% numa semana desceu paraa 90% e continuam a descer os Ah lentamente a cada 2 ou 3 dias...
-
- Mensagens: 230
- Registado: 31 out 2017, 16:38
- Data de fabrico: 01 out 2016
- Capacidade bateria: 12 barras
Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Hoje é o dia do meu ir ao update...
Tirei a "foto" da praxe, vamos ver como volta logo à tarde...
Tirei a "foto" da praxe, vamos ver como volta logo à tarde...
DB do UFA - viewtopic.php?f=56&t=7372
-
- Mensagens: 230
- Registado: 31 out 2017, 16:38
- Data de fabrico: 01 out 2016
- Capacidade bateria: 12 barras
Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
E aqui fica a foto do pós update... para a posteridade 

DB do UFA - viewtopic.php?f=56&t=7372
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Viva o Hx está parcialmente relacionamento com a resistência interna da bateria.
Quanto maior a resistência menor o Hx.
Quanto menor o Hx mais tempo demora a carregar em PCR porque a velocidade de pico é menor e diminui precocemente após poucos minutos de carregamento.
Quem faz mais carregamentos em PCR deve ter Hx inferior.
Quanto maior a resistência menor o Hx.
Quanto menor o Hx mais tempo demora a carregar em PCR porque a velocidade de pico é menor e diminui precocemente após poucos minutos de carregamento.
Quem faz mais carregamentos em PCR deve ter Hx inferior.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 237
- Registado: 19 abr 2016, 13:55
- Data de fabrico: 12 jul 2016
- Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras
Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Viva,
Desenterrei o tópico só para actualizar "a actualização" de firmware
Após 2 meses e 1 semana do update, o meu SoH baixou cerca de 1,2% o que dá uns 6,5% ao ano, mais ou menos consensual com os 10,8% que reportava imediatamente após o upgrade, e com 2 anos e 1 semana.
Como tal, aparentemente, o upgrade está a corresponder à degradação real, pelo menos no meu caso.
Desenterrei o tópico só para actualizar "a actualização" de firmware

Após 2 meses e 1 semana do update, o meu SoH baixou cerca de 1,2% o que dá uns 6,5% ao ano, mais ou menos consensual com os 10,8% que reportava imediatamente após o upgrade, e com 2 anos e 1 semana.
Como tal, aparentemente, o upgrade está a corresponder à degradação real, pelo menos no meu caso.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Ontem deparei-me com este filme no Facebook com o comentário de "inúmeros casos" de Leafs danificados com o update do software.
O senhor do filme está chateado e dispara em todas as direções, quanto a mim, sem razão nas acusações que faz à Nissan.
Tirando isso penso que é óbvio que algo de errado se passa com o carro.
Vejam o filme e comentem os sintomas que ele refere.
Por favor cinjam-se às questões técnicas.
Ponto 1: aceleração mais lenta
Ponto 2: mudança da força no pedal acelerador
Ponto 3: indicação de temperatura diferente do habitual
Ponto 4: relatório da evolution que apresenta SOH: 76,19%, AH: 72,0488Ah
Este carro nunca viu o Leaf Spy!
Ofereci-me para analisar o carro com o Leaf Spy mas o dono não quer que mexam uma vez que pôs um processo em tribunal contra a Nissan.
Repito: por favor cinjam-se às questões técnicas.
O senhor do filme está chateado e dispara em todas as direções, quanto a mim, sem razão nas acusações que faz à Nissan.
Tirando isso penso que é óbvio que algo de errado se passa com o carro.
Vejam o filme e comentem os sintomas que ele refere.
Por favor cinjam-se às questões técnicas.
Ponto 1: aceleração mais lenta
Ponto 2: mudança da força no pedal acelerador
Ponto 3: indicação de temperatura diferente do habitual
Ponto 4: relatório da evolution que apresenta SOH: 76,19%, AH: 72,0488Ah
Este carro nunca viu o Leaf Spy!
Ofereci-me para analisar o carro com o Leaf Spy mas o dono não quer que mexam uma vez que pôs um processo em tribunal contra a Nissan.
Repito: por favor cinjam-se às questões técnicas.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Já respondi nessa discussão.
Com calma aconselhei-o a manter o teste da Evolution fora do processo em tribunal, a menos que a Evolution o queira defender lá.
Diz nesse teste (ele colocou a foto em grande num comentário a meu pedido) que é uma leitura por software por isso não é mais do que qualquer um pode ver com o LS. E como já foi por lá discutido, as contas da capacidade não batem com o SOH. E por outro lado, eles não podem ver outro SOH que o carro não veja, senão teria barras perdidas.
É tudo muito confuso nessa argumentação.
Mas também digo isto: a Nissan meteu-se a jeito. Se a degradação reportada pelos 30kWh é efectivamente inferior à real, a falta de comunicação oficial e dirigida aos proprietários especificamente falhou e muito. Para mim a desconfiança que anda no ar, em como este update só pretende empurrar para longe trocas de bateria em garantia, não é infundada.
Com calma aconselhei-o a manter o teste da Evolution fora do processo em tribunal, a menos que a Evolution o queira defender lá.
Diz nesse teste (ele colocou a foto em grande num comentário a meu pedido) que é uma leitura por software por isso não é mais do que qualquer um pode ver com o LS. E como já foi por lá discutido, as contas da capacidade não batem com o SOH. E por outro lado, eles não podem ver outro SOH que o carro não veja, senão teria barras perdidas.
É tudo muito confuso nessa argumentação.
Mas também digo isto: a Nissan meteu-se a jeito. Se a degradação reportada pelos 30kWh é efectivamente inferior à real, a falta de comunicação oficial e dirigida aos proprietários especificamente falhou e muito. Para mim a desconfiança que anda no ar, em como este update só pretende empurrar para longe trocas de bateria em garantia, não é infundada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
