
"Com a actual conjuntura económica na Zona Euro, a opção do carro eléctrico nem sempre combina com a carteira do consumidor. Para a sua promoção, torna-se necessário encontrar estratégias de comunicação, mas também de discriminação positiva de quem opta pela solução mais ambiental. Este tem sido o debate da rede EVUE – Electric Vehicles in Urban Europe, que junta cidades europeias em torno da promoção ao carro eléctrico.
O município de Beja é um dos parceiros da rede, mas a autarquia confessa as dificuldades que a crise económica tem trazido ao Plano Municipal para a Mobilidade Eléctrica. «Talvez tenhamos que alargar o tempo do Plano ou mesmo pôr um travão», explica João Margalha, do gabinete de planeamento e desenvolvimento da câmara municipal. Actualmente, «três ou quatro» veículos utilizam os postos de carregamento na cidade, instalados ao abrigo do Programa MobiE. Para o ano, está previsto o primeiro posto de carregamento rápido, mas a sua implementação dependerá da adesão da população.
As dificuldades de disseminação levam à procura de estratégias alternativas para promover o carro eléctrico, até porque o incentivo de 5000 mil euros, prometido pelo anterior Governo aos primeiros proprietários de modelos eléctricos, não terá sido ainda pago. Daí que as medidas de discriminação positiva, com o estacionamento preferencial em algumas zonas urbanas, sejam vistas com bons olhos pela autarquia alentejana.
Apesar de reconhecer que «Beja não terá um papel proeminente na rede europeia, por ser uma cidade pequena», o responsável acredita que haja vantagens na parceria do município. A pequena dimensão, quando comparada com outras grandes cidades europeias, permite que Beja possa desbloquear algumas questões burocráticas relacionadas com mobilidade.
«Podemos ser uma óptima cidade-piloto para os objectivos da rede», sublinha João Margalha, que estará presente como orador na 2ª Conferência de Mobilidade Urbana: Gestão Inteligente e Competitividade,agendada para 15 de Setembro sob organização do Jornal Arquitecturas/Grupo About Media..
Lançada em 2009, a rede EVUE reúne Beja, Lisboa e outras oito cidades europeias com vista a definir planos de promoção ao veículo eléctrico. A troca de experiências e boas-práticas entre os membros permitirá, segundo as intenções do projecto, encontrar soluções inovadoras para algumas barreiras actuais à mobilidade eléctrica, como a falta de infra-estruturas, modelos económicos e de governança obsoletos e resistência dos consumidores. O fim do projecto está previsto para 2012."
Em: http://www.ambienteonline.pt/noticias/d ... p?id=11055