Normas padronizadas para veículos eléctricos
Enviado: 27 set 2011, 21:27
http://www.autohoje.com/index.php?optio ... Itemid=360
A ACEA (Associação de Construtores Europeus de Automóveis) anunciou, através de um comunicado no seu site oficial, que pretende que seja criada um tipo de ficha padrão para todos os carros eléctricos. Desta forma, os fabricantes de automóveis europeus abrem caminho à criação de um sistema uniforme de carregamento de veículos e de cobrança (visto que actualmente são utilizados vários tipos de tarifas, em virtude da fragmentação do mercado em toda a Europa e no resto do mundo). O secretário-geral da associação, Ivan Hodan, adianta que foi pedido «à Comissão Europeia, organismos de normalização e fornecedores de infra-estrutura que fossem adoptadas estas recomendações e que as questões pendentes avançassem o mais rapidamente possível».
Esta medida atende aos mais elevados padrões de segurança e é de fácil utilização. Irá não só beneficiar o consumidor como os fabricantes e os fornecedores de postos de carregamento, fornecendo uma previsibilidade para os investidores, economias de escala e permitindo uma redução de custos. A proposta conjunta da indústria é ampla, inclui um conjunto de recomendações e permitirá o uso de um tipo de tomada universal, independentemente do carro, fornecedor de electricidade ou país. Esta solução harmonizada surge porque muitos dos fabricantes já apostam em modelos 100% eléctricos (na foto, representada pelo Mitsubishi iMiev) mas cada um deles criou um modelo de carregador próprio. Com efeito, uma medida deste género, que deverá ser implementada até 2017, será um passo importante para o aumento das vendas deste tipo de viaturas. Aliás, a ACEA prevê que entre 2020 e 2025 a quota de mercado dos eléctricos seja entre os 3% e os 10%.
A ACEA (Associação de Construtores Europeus de Automóveis) anunciou, através de um comunicado no seu site oficial, que pretende que seja criada um tipo de ficha padrão para todos os carros eléctricos. Desta forma, os fabricantes de automóveis europeus abrem caminho à criação de um sistema uniforme de carregamento de veículos e de cobrança (visto que actualmente são utilizados vários tipos de tarifas, em virtude da fragmentação do mercado em toda a Europa e no resto do mundo). O secretário-geral da associação, Ivan Hodan, adianta que foi pedido «à Comissão Europeia, organismos de normalização e fornecedores de infra-estrutura que fossem adoptadas estas recomendações e que as questões pendentes avançassem o mais rapidamente possível».
Esta medida atende aos mais elevados padrões de segurança e é de fácil utilização. Irá não só beneficiar o consumidor como os fabricantes e os fornecedores de postos de carregamento, fornecendo uma previsibilidade para os investidores, economias de escala e permitindo uma redução de custos. A proposta conjunta da indústria é ampla, inclui um conjunto de recomendações e permitirá o uso de um tipo de tomada universal, independentemente do carro, fornecedor de electricidade ou país. Esta solução harmonizada surge porque muitos dos fabricantes já apostam em modelos 100% eléctricos (na foto, representada pelo Mitsubishi iMiev) mas cada um deles criou um modelo de carregador próprio. Com efeito, uma medida deste género, que deverá ser implementada até 2017, será um passo importante para o aumento das vendas deste tipo de viaturas. Aliás, a ACEA prevê que entre 2020 e 2025 a quota de mercado dos eléctricos seja entre os 3% e os 10%.