"A Nissan está a preparar-se para colocar de pé um Troféu nos Estados Unidos e no Japão, para o Leaf Nismo RC, naquele que poderá ser mais um passo na inevitável transição para a competição com carros elétricos. A esta distância resta saber se não passará duma ideia peregrina ou um futuro inevitável?

Para Mamoru Shinshi, chefe dos engenheiros "a competição vai trazer grandes benefícios aos carros de estrada a curto e médio prazo. O programa de competição vai acelerar o desenvolvimento quer seja em termos de segurança, performance e duração das baterias. Este carro vai ensinar-nos muito.", referiu o japonês.
A verdade é que ainda está longe o dia em que as baterias dos carros elétricos possam oferecer cerca de 500 km de autonomia, e até aí chegar há um longo caminho a percorrer: "Para nós é fácil incrementar a performance, mas dilatar o tempo em pista é que é complicado, com a tecnologia atual.", referiu Shinshi, já que o Leaf nismo RC não passa mais de 20 minutos seguidos em pista. Em resumo, vai levar tempo até que a competição ajude a indústria a desenvolver um carro elétrico acessível, com uma autonomia decente, e carregamento rápido.
Será este o primeiro passo para o futuro? A transição iniciou-se? Daqui a quantos anos só veremos competição automóvel elétrica? Dê-nos a sua opinião.
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stor ... ies/100762