Página 1 de 4

Parece que o incentivo para aquisição de VE's vai acabar

Enviado: 22 nov 2011, 16:07
por ruimegas
Parece que o incentivo para aquisição de VE's vai acabar

Acabei de ouvir no noticiário da TSF que uma das medidas que irá ser implementada será acabar com o incentivo à sua aquisição :roll: :evil:

Alguém tens mais detalhes ou pode confirmar estes dados que espero não se confirmem?

Cumprimentos

Re: Parece que o incentivo para aquisição de VE's vai acabar

Enviado: 22 nov 2011, 17:07
por ruimegas
A Solução para a crise: fim dos incentivos aos eléctricos

Imagem

"Os incentivos financeiros para a aquisição de carros exclusivamente eléctricos deverão deixar de vigorar já no início do próximo ano, ao contrário do que estava previsto na proposta do Orçamento do Estado para 2012 (OE2012).

De acordo com uma proposta de alteração ao Orçamento para o próximo ano, apresentada na segunda-feira pelo PSD e CDS, serão revogados os incentivos financeiros na aquisição de veículos eléctricos.

No âmbito da legislação em vigor, há um incentivo financeiro de 1.500 euros no abate de viaturas com mais de dez anos, caso o proprietário decida adquirir um carro eléctrico.

Para incentivar a compra de veículos eléctricos, na proposta do OE2012 o Governo manteve os incentivos fiscais, na medida em que previa que os comercias ligeiros perdessem o direito à isenção do Imposto Sobre veículos (ISV), ao contrário dos veículos exclusivamente eléctricos, que continuariam a beneficiar desta isenção.

De acordo com a proposta do Executivo, a alínea que atribui isenção de ISV aos automóveis ligeiros de mercadorias com menos de 3.500 quilogramas e lotação máxima de três lugares deixa de constar do Código de ISV. Já os «veículos não motorizados, bem como os veículos exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis» continuam a não ter de pagar imposto automóvel no momento da compra.

Agora, numa proposta subscrita pelos deputados da maioria parlamentar lê-se que «é revogado o capítulo V do decreto-lei nº39/2010, de 26 de Abril, que cria e regulamenta os incentivos financeiros na aquisição de veículos exclusivamente eléctricos».

Assim, acrescentam, «os certificados de destruição emitidos nos termos do nº 3 do artigo 41º do decreto-lei nº 39/2012, de 26 de Abril, que habilitam incentivo financeiro de 1.500 euros, perdem a sua validade em 31 de Dezembro de 2011».

PSD e CDS justificam a alteração «com o compromisso assumido no memorando de entendimento celebrado pelo Estado português com a União Europeia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE) de avaliar os atuais instrumentos relacionados com a energia, incluindo os incentivos fiscais em matéria de eficiência energética, designadamente da avaliação do risco de sobreposição ou de inconsistência de instrumentos».

O que acham sobre isto? faz assim tanta diferença este “benfício”? não custará mais alterar a lei do que manter o próprio incentivo em si?"

Em: http://www.veiculoselectricospt.com/a-s ... lectricos/

Re: Parece que o incentivo para aquisição de VE's vai acabar

Enviado: 22 nov 2011, 17:09
por JAbrizida
Estive ontem na Nissan e as informações vão em sentido contrário, isto é começa a haver diálogo com o governo, embora para já não haja nada garantido!

Cumprimentos

Re: Parece que o incentivo para aquisição de VE's vai acabar

Enviado: 22 nov 2011, 17:24
por mjr
Não vejo onde é que poupam dinheiro com isto pois se como está agora quase ninguém compra, imagino depois... É que ganham mais com o IVA do que perdem com o incentivo... enfim...

Re: Parece que o incentivo para aquisição de VE's vai acabar

Enviado: 22 nov 2011, 18:29
por mikexilva
Como já tinha referido anteriormente, se não existisse o incentivo, eu não tinha previsto comprar carro nenhum nos próximos 4 ou 5 anos, portanto não me parece boa ideia acabar com o incentivo (até porque quem esteja indeciso, com estas notícias pode desistir com medo de não vir a receber o incentivo), como dizes e bem, tendo em conta que o IVA é superior ao incentivo devolvido, esta medida só serve para travar a economia.

Re: Parece que o incentivo para aquisição de VE's vai acabar

Enviado: 22 nov 2011, 18:39
por Essiemme
:(

ainda não recebí...

Espero vir ainda a receber... :?

Entendo que isto faça confusão na cabeça do comum cidadão, já notei até algum mau entendimento de algumas pessoas com quem tenho falado. Do tipo: "...mas, ... não há dinheiro para apoiar as creches e há dinheiro para isto ?!?!?"...

Compreendo que maior parte das pessoas não tenha a visão para compreender o conceito no seu todo vislumbrando os benefícios estratégicos para o país.
Compreendo também ignorarem o facto de que, com a diferença entre o IVA e o incentivo (pois, sem incentivos, ninguem vai comprar), o estado até fica a ganhar...

É lamentável.

sm

Re: Parece que o incentivo para aquisição de VE's vai acabar

Enviado: 22 nov 2011, 19:33
por mjr
E ficava tudo tão simples com o IVA a 6% para VEs...

Re: Parece que o incentivo para aquisição de VE's vai acabar

Enviado: 22 nov 2011, 20:32
por Malm
A mim, só me admira ainda o terem dado em 2011, e eu ainda sofri uns 4 meses, até ser reembolsado. Nem que seja uma medida só para troika ver, ele vai realmente acabar. Eu não tenho dúvidas disso. Mas o meu carro vai ficar valorizado, pois quem quiser um igual vai ter que dar mais 5.000€ por ele.

Re: Parece que o incentivo para aquisição de VE's vai acabar

Enviado: 22 nov 2011, 20:35
por Filipe
É preciso não esquecer que a Galp irá ser privatizada brevemente, e que haverá depois lugares na administração com chorudos ordenados
para os EX's. :mrgreen:

Re: Parece que o incentivo para aquisição de VE's vai acabar

Enviado: 22 nov 2011, 23:43
por jfreire
Eu não acredito que acabem com o incentivo de 5000 € na compra de um carro eléctrico.

É demasiado estúpido por várias razões:
1) O incentivo está limitado a 5000 viaturas até ao fim de 2012, que claramente não vai acontecer, por isso a poupança seria residual;
2) Era como mandar todo o dinheiro investido na Mobi-e para o lixo;
3) A fábrica de baterias da Nissan em Aveiro faz parte de um entendimento entre o governo Português e a Nissan. Não me parece que a Nissan aceite de animo leve uma medida destas, e é estúpido a Nissan levar a fábrica para fora de Portugal se estivermos a falar (se formos optimistas) de meio milhar de carros;
4) Estrategicamente para Portugal faz todo o sentido a mobilidade eléctrica, e embora a estratégia (como já se viu para a cultura e para o turismo) saia porta fora numa crise destas dimensões, a estratégia energética tende a manter-se devido à enormidade dos investimentos passados.

Mesmo que seja suspenso agora o incentivo, acredito que até ao Verão de 2012 seja reintroduzido à socapa.

Vai uma aposta? Estou disposto a pagar uma cerveja a todos os participantes do próximo convívio.