Página 1 de 1

Emissões de CO2 do LEAF

Enviado: 17 dez 2011, 18:01
por mjr
Encontrei esta página da EDP que indica as gramas de CO2/kW.h durante vários períodos de tempo. Em 2011 até Setembro a média foi de 230g CO2/kW.h. Considerando que eu para carregar a bateria a 100% necessito de 25kW.h e que a autonomia média extrapolada que tenho conseguido é de 135km dá então 25*230/130 = 44g CO2/km. Nenhum CI consegue bater isto!

Isto serve para desmistificar o argumento de que a poluição dos eléctricos não é no carro mas nas centrais a carvão que emitem imenso CO2. Por aqui dá para ver que as emissões de CO2 são menos de metade dos melhores CI que há, e as emissões de CO2 dos CI não incluem as significativas emissões na refinação do crude.

Re: Emissões de CO2 do LEAF

Enviado: 17 dez 2011, 19:31
por Filipe
Desculpa emendar-te mas estás a cometer um erro grosseiro; vejamos, não consideraste a energia recuperada nas travagens nem
os 20% conseguidos em andamente se carregares só 80%. ;) :lol: :mrgreen:

Re: Emissões de CO2 do LEAF

Enviado: 17 dez 2011, 19:54
por mjr

Re: Emissões de CO2 do LEAF

Enviado: 17 dez 2011, 22:10
por Filipe
Eu por acaso até produzo emissões CO2 negativas ( sou microgerador 3,6 Kw ). :? 8-)

Re: Emissões de CO2 do LEAF

Enviado: 18 dez 2011, 03:13
por ruicvt
Eu que o diga, que ainda ontem fui atrás de um Mercedes 190 (que muitos ainda veneram) e era uma fumarada... :lol:

Re: Emissões de CO2 do LEAF

Enviado: 18 dez 2011, 05:11
por mikexilva
Hoje também apanhei um Audi de 2001 à minha frente que volta e meia deixava uma nuvem preta que mais parecia um retro-canquerizador-pulmonar ambulante :x

Re: Emissões de CO2 do LEAF

Enviado: 19 dez 2011, 00:41
por RJSC
Era de estranhar que um CI emitisse menos num país que tem sempre entre 40% e 60% de produção a partir de energias renováveis. :)

Para desmontar o argumento de vez era bom saber era as emissões da rede elétrica "dos Américas" que é quase só carvão.

Re: Emissões de CO2 do LEAF

Enviado: 19 dez 2011, 01:32
por mikexilva
Nos EUA varia muito de estado para estado. Na Califórnia também apostam muito nas renovaveis, mas outros estados como o Texas já usam muito mais carvão, e não me engano, o Robert Llewellyn disse que nestes casos onde acontece a pior das hipóteses, e a energia vem quase toda do carvão, o LEAF acaba por ter um nível indirecto de emissões de CO2 equivalente a um Toyota Prius, já contabilizando a extracção e transporte do carvão que também envolve algum petróleo... mas claro que com um veiculo 100% eléctrico existe sempre o grande beneficio de não ter as emissões nos grandes centros urbanos, e mais facilmente se conseguir controlar a efeciencia, e emissões de uma central, em vez de milhões de veículos independentes cada um com o seu tipo de motor. Em algumas zonas ainda conseguem fazer um reaproveitamento de parte da energia (calor) da central para aquecimento centralizado (canalizado) das casas, que baixa o custo da electrecidade, ou aumenta o lucro para poderem investir em energias alternativas limpas.