Portugueses já compraram 138 carros eléctricos
Enviado: 20 dez 2011, 13:12
Portugueses já compraram 138 carros eléctricos
"...as baterias não duram 200 quilómetros..." Quando eu chegar aos 200.000 kms depois falamos

"Vendas de carros eléctricos superam em Portugal as estimativas das marcas, que acreditam que ainda existe um longo caminho a percorrer.
Custam mais de 20 mil euros e as baterias não duram 200 quilómetros, mas mesmo assim os portugueses mostram-se mais entusiasmados em comprar um carro 100% eléctrico do que as fabricantes automóveis previam. Desde que a Nissan, Peugeot, Mitsubishi, Citroën e Smart lançaram em Portugal os seus veículos eléctricos, no início do ano, já foram vendidos 138 unidades, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), entre Janeiro e Outubro do corrente ano.
Este número pode parecer insipiente, mas os especialistas explicam ser normal, já que não podemos esquecer que as fabricantes estão a abrir caminho numa indústria dominada pelos combustíveis fósseis. Falamos de novas tecnologias e infra-estruturas de distribuição, mais em concreto da energia eléctrica. E, explicar toda esta mudança a um cliente, revelando os benefícios económicos e ecológicos e tentando desmistificar as inibições relativamente à autonomia, demora algum tempo.
A fabricante japonesa Nissan foi a grande impulsionadora desta revolução tecnológica na indústria automóvel, tendo efectuado acordos com vários países, incluindo Portugal, para dinamizar a adopção destes veículos. "Os clientes de um carro eléctrico são pessoas da classe média/média-alta, preocupados com questões ambientais mas também com forte racionalidade na análise de custos e benefícios. Temos algumas mulheres entre os primeiros clientes", refere António Pereira Joaquim, director de comunicação da Nissan Portugal. A Nissan já tinha vendido 12 Leaf em 2010 e, entre Janeiro e Novembro deste ano, já vendeu 90 unidades do Leaf. Segundo a ACAP, a fabricante japonesa tem uma quota de mercado de 59,4% no segmento dos veículos eléctricos no mercado nacional. "Acabámos de comemorar a venda de 20 mil Leaf no Mundo e a nossa fábrica do Japão está no máximo já da sua capacidade para conseguir responder à procura, que superou largamente as nossas expectativas", realça António Pereira Joaquim.
A Mitsubishi vendeu 21 unidades do i-Miev, a Citroën 6 C-Zero, a Peugeot 13 unidades do iOn e a Smart 14 Fortwo eléctricos.
A Renautl, líder de mercado em Portugal nos veículos a combustão, prepara-se para lançar dois dos quatro modelos eléctricos que anunciou. "Dos modelos Fluence Z.E. e Kangoo Z.E. possuíamos, no início de Novembro cerca de 80 reservas de clientes particulares", disse ao Ricardo oliveira, director de comunicação da Renault Portugal. Além dos clientes particulares, a fabricante francesa já tem algumas encomendas confirmadas de empresas.
A Opel, que lançou o eléctrico Ampera tem, actualmente, 23 encomendas firmes de empresas e de particulares. Miguel Tomé, director de comunicação da marca, acredita "que, dadas as características inéditas deste modelo, o potencial de vendas para 2012 é grande no segmento dos automóveis eléctricos", mas ressalva que "no cenário actual corremos o risco de errar qualquer previsão".
Diferentes eléctricos para todos os públicos
Apesar de todos utilizarem a energia eléctrica como "combustível" existem diferentes modelos de carros eléctricos dirigidos a públicos distintos. O Leaf, da Nissan, é o perfeito familiar com cinco lugares. Consegue alcançar mais de 160 km com a bateria carregada e produz zero emissões de CO2. Já o Mitsubishi i-MiEV, o Peugeot iOn e o Citröen C-Zero são citadinos, carros mais pequenos, de quatro lugares com autonomia de 150 km e velocidade máxima limitada aos 130 km/h. Todos estes são 100% eléctricos.
O desportivo Ampera, da Opel, conta com um sistema diferente, uma vez que tem um motor eléctrico e um motor de combustão. No modo de autonomia alargada, que é activado sempre que a bateria tiver atingido o seu estado de carga mínimo, a electricidade produzida pelo gerador instalado a bordo é dirigida para a unidade eléctrica de tracção. "Este não impõe limitações de autonomia, por isso, pode ser carro único no agregado familiar", refere Miguel Tomé. Numa viagem de fim-de-semana, o extensor de autonomia produz electricidade para alimentar o motor eléctrico, alargando a autonomia para 500 quilómetros. O custo de utilização é cerca de cinco a sete vezes inferior ao de um carro convencional a gasóleo. Este é um eléctrico com zero emissões utilizando o motor eléctrico e bastante ecológico quando liga a extensão, emitindo menos de 40 g/km de CO2.
Renault Fluence Z.E.
A partir de 21.600e
Este veículo é dedicado a clientes particulares ou frotas que procurem, ao mesmo tempo, económico e respeitador do meio ambiente. O Fluence Z.E. possui um habitáculo confortável e uma panóplia de tecnologias úteis. Com uma autonomia de 185 km (ciclo misto), o Fluence Z.E. custa a partir de 21.600 euros e terá um aluguer mensal da bateria de 82 euros (IVA incluído), assistência (10.000 km/ano em 36 meses. A Renault irá lançar, ainda em 2012, os modelos Kangoo Z.E., Twizy e ZOE.
Mitsubishi i-miev
A partir de 29.675e
É um veículo citadino de quatro lugares, com autonomia de 150 km e velocidade máxima limitada aos 130 km/h. O preço de venda ao público a particulares (incluindo incentivo do Estado, que deverá terminar no final do ano) arranca em 29.675 euros, ou seja, o preço de venda
é 35.250 euros sem incentivos. A bateria leva 6 horas a carregar numa tomada doméstica de 220V/16A e 30 minutos de carga rápida (carrega de zero a 80% da sua carga total).
Nissan leaf
A partir de 35.000e
É alimentado por um motor eléctrico compacto que acciona as rodas dianteiras, sufijciente para uma velocidade máxima de 160km/h. Com 5 lugares e 5 portas é o primeiro veículo eléctrico do mundo especialmente produzido para ser comercializado em massa. A bateria demora cerca de 8 horas a recarregar utilizando uma fonte de alimentação de 220-240V e produz zero emissões de CO2. O Nissan Leaf custa a partir de 35 mil euros.
Opel ampera
A partir de 42.900e
É uma automóvel de quatro lugares, com um design desportivo, habitáculo de quatro lugares, versatilidade de cinco portas. O oferece 40 a 80km de mobilidade eléctrica. A autonomia estende-se para mais de 500 km com o motor de combustão, emitindo menos de 40 g/km CO2. Permite uma aceleração de zero a 100 km/h em cerca de 9 segundos e uma velocidade máxima de 169 km/h."
Em: http://economico.sapo.pt/noticias/portu ... 34148.html



"Vendas de carros eléctricos superam em Portugal as estimativas das marcas, que acreditam que ainda existe um longo caminho a percorrer.
Custam mais de 20 mil euros e as baterias não duram 200 quilómetros, mas mesmo assim os portugueses mostram-se mais entusiasmados em comprar um carro 100% eléctrico do que as fabricantes automóveis previam. Desde que a Nissan, Peugeot, Mitsubishi, Citroën e Smart lançaram em Portugal os seus veículos eléctricos, no início do ano, já foram vendidos 138 unidades, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), entre Janeiro e Outubro do corrente ano.
Este número pode parecer insipiente, mas os especialistas explicam ser normal, já que não podemos esquecer que as fabricantes estão a abrir caminho numa indústria dominada pelos combustíveis fósseis. Falamos de novas tecnologias e infra-estruturas de distribuição, mais em concreto da energia eléctrica. E, explicar toda esta mudança a um cliente, revelando os benefícios económicos e ecológicos e tentando desmistificar as inibições relativamente à autonomia, demora algum tempo.
A fabricante japonesa Nissan foi a grande impulsionadora desta revolução tecnológica na indústria automóvel, tendo efectuado acordos com vários países, incluindo Portugal, para dinamizar a adopção destes veículos. "Os clientes de um carro eléctrico são pessoas da classe média/média-alta, preocupados com questões ambientais mas também com forte racionalidade na análise de custos e benefícios. Temos algumas mulheres entre os primeiros clientes", refere António Pereira Joaquim, director de comunicação da Nissan Portugal. A Nissan já tinha vendido 12 Leaf em 2010 e, entre Janeiro e Novembro deste ano, já vendeu 90 unidades do Leaf. Segundo a ACAP, a fabricante japonesa tem uma quota de mercado de 59,4% no segmento dos veículos eléctricos no mercado nacional. "Acabámos de comemorar a venda de 20 mil Leaf no Mundo e a nossa fábrica do Japão está no máximo já da sua capacidade para conseguir responder à procura, que superou largamente as nossas expectativas", realça António Pereira Joaquim.
A Mitsubishi vendeu 21 unidades do i-Miev, a Citroën 6 C-Zero, a Peugeot 13 unidades do iOn e a Smart 14 Fortwo eléctricos.
A Renautl, líder de mercado em Portugal nos veículos a combustão, prepara-se para lançar dois dos quatro modelos eléctricos que anunciou. "Dos modelos Fluence Z.E. e Kangoo Z.E. possuíamos, no início de Novembro cerca de 80 reservas de clientes particulares", disse ao Ricardo oliveira, director de comunicação da Renault Portugal. Além dos clientes particulares, a fabricante francesa já tem algumas encomendas confirmadas de empresas.
A Opel, que lançou o eléctrico Ampera tem, actualmente, 23 encomendas firmes de empresas e de particulares. Miguel Tomé, director de comunicação da marca, acredita "que, dadas as características inéditas deste modelo, o potencial de vendas para 2012 é grande no segmento dos automóveis eléctricos", mas ressalva que "no cenário actual corremos o risco de errar qualquer previsão".
Diferentes eléctricos para todos os públicos
Apesar de todos utilizarem a energia eléctrica como "combustível" existem diferentes modelos de carros eléctricos dirigidos a públicos distintos. O Leaf, da Nissan, é o perfeito familiar com cinco lugares. Consegue alcançar mais de 160 km com a bateria carregada e produz zero emissões de CO2. Já o Mitsubishi i-MiEV, o Peugeot iOn e o Citröen C-Zero são citadinos, carros mais pequenos, de quatro lugares com autonomia de 150 km e velocidade máxima limitada aos 130 km/h. Todos estes são 100% eléctricos.
O desportivo Ampera, da Opel, conta com um sistema diferente, uma vez que tem um motor eléctrico e um motor de combustão. No modo de autonomia alargada, que é activado sempre que a bateria tiver atingido o seu estado de carga mínimo, a electricidade produzida pelo gerador instalado a bordo é dirigida para a unidade eléctrica de tracção. "Este não impõe limitações de autonomia, por isso, pode ser carro único no agregado familiar", refere Miguel Tomé. Numa viagem de fim-de-semana, o extensor de autonomia produz electricidade para alimentar o motor eléctrico, alargando a autonomia para 500 quilómetros. O custo de utilização é cerca de cinco a sete vezes inferior ao de um carro convencional a gasóleo. Este é um eléctrico com zero emissões utilizando o motor eléctrico e bastante ecológico quando liga a extensão, emitindo menos de 40 g/km de CO2.
Renault Fluence Z.E.
A partir de 21.600e
Este veículo é dedicado a clientes particulares ou frotas que procurem, ao mesmo tempo, económico e respeitador do meio ambiente. O Fluence Z.E. possui um habitáculo confortável e uma panóplia de tecnologias úteis. Com uma autonomia de 185 km (ciclo misto), o Fluence Z.E. custa a partir de 21.600 euros e terá um aluguer mensal da bateria de 82 euros (IVA incluído), assistência (10.000 km/ano em 36 meses. A Renault irá lançar, ainda em 2012, os modelos Kangoo Z.E., Twizy e ZOE.
Mitsubishi i-miev
A partir de 29.675e
É um veículo citadino de quatro lugares, com autonomia de 150 km e velocidade máxima limitada aos 130 km/h. O preço de venda ao público a particulares (incluindo incentivo do Estado, que deverá terminar no final do ano) arranca em 29.675 euros, ou seja, o preço de venda
é 35.250 euros sem incentivos. A bateria leva 6 horas a carregar numa tomada doméstica de 220V/16A e 30 minutos de carga rápida (carrega de zero a 80% da sua carga total).
Nissan leaf
A partir de 35.000e
É alimentado por um motor eléctrico compacto que acciona as rodas dianteiras, sufijciente para uma velocidade máxima de 160km/h. Com 5 lugares e 5 portas é o primeiro veículo eléctrico do mundo especialmente produzido para ser comercializado em massa. A bateria demora cerca de 8 horas a recarregar utilizando uma fonte de alimentação de 220-240V e produz zero emissões de CO2. O Nissan Leaf custa a partir de 35 mil euros.
Opel ampera
A partir de 42.900e
É uma automóvel de quatro lugares, com um design desportivo, habitáculo de quatro lugares, versatilidade de cinco portas. O oferece 40 a 80km de mobilidade eléctrica. A autonomia estende-se para mais de 500 km com o motor de combustão, emitindo menos de 40 g/km CO2. Permite uma aceleração de zero a 100 km/h em cerca de 9 segundos e uma velocidade máxima de 169 km/h."
Em: http://economico.sapo.pt/noticias/portu ... 34148.html