Baterias com mais autonomia
Enviado: 18 jan 2012, 16:36
7-01-2012
Baterias com mais autonomia
Cientistas da tecnológica IBM prometem conceber, no próximo ano, um protótipo de baterias de lítio-ar em escala real. De acordo com o portal Auto Hoje, que cita a revista internacional New Scientist, este tipo de baterias poderá resolver o receio dos utilizadores de veículos 100% eléctricos relativamente à pouca autonomia.
Segundo o portal, "o avançado modelo de baterias de lítio-ar poderá permitir que os veículos eléctricos consigam percorrer até 800 km com uma única carga, isto é, cerca do dobro da autonomia da maioria dos carros a gasolina ou etanol".
"Este tipo de baterias utiliza carbono e oxigénio para produzir corrente eléctrica e, mais importante, as unidades têm uma densidade teórica de energia que é até mil vezes maior do que as de iões de lítio, o que significa que as baterias de lítio-ar poderão ser significativamente mais pequenas e leves, continuando a ser potentes", cita o portal.
Apesar das vantagens, é necessário contornar ainda alguns obstáculos desta inovação, uma vez que estas baterias registam "instabilidades químicas" e suportam poucos ciclos de carga e descarga. Logo, concluí o portal, "ainda não estão ajustadas à utilização de veículos eléctricos".
Actualmente, as melhores baterias disponíveis no mercado são do tipo iões de lítio, consideradas "insuficientes para veículos eléctricos", uma vez que não conseguem superar os 200 km de autonomia. De acordo com a IBM, as baterias de lítio-ar poderão ter aplicação comercial por volta de 2020.

Baterias com mais autonomia
Cientistas da tecnológica IBM prometem conceber, no próximo ano, um protótipo de baterias de lítio-ar em escala real. De acordo com o portal Auto Hoje, que cita a revista internacional New Scientist, este tipo de baterias poderá resolver o receio dos utilizadores de veículos 100% eléctricos relativamente à pouca autonomia.
Segundo o portal, "o avançado modelo de baterias de lítio-ar poderá permitir que os veículos eléctricos consigam percorrer até 800 km com uma única carga, isto é, cerca do dobro da autonomia da maioria dos carros a gasolina ou etanol".
"Este tipo de baterias utiliza carbono e oxigénio para produzir corrente eléctrica e, mais importante, as unidades têm uma densidade teórica de energia que é até mil vezes maior do que as de iões de lítio, o que significa que as baterias de lítio-ar poderão ser significativamente mais pequenas e leves, continuando a ser potentes", cita o portal.
Apesar das vantagens, é necessário contornar ainda alguns obstáculos desta inovação, uma vez que estas baterias registam "instabilidades químicas" e suportam poucos ciclos de carga e descarga. Logo, concluí o portal, "ainda não estão ajustadas à utilização de veículos eléctricos".
Actualmente, as melhores baterias disponíveis no mercado são do tipo iões de lítio, consideradas "insuficientes para veículos eléctricos", uma vez que não conseguem superar os 200 km de autonomia. De acordo com a IBM, as baterias de lítio-ar poderão ter aplicação comercial por volta de 2020.



