Página 1 de 3

Comparativo VE (Fluence, Leaf, Ampera) e CI (Golf TDi)

Enviado: 17 fev 2012, 14:58
por Rujorome
Boas,

Antes de mais peço desculpa caso esteja a meter este tópico na secção errada, mas achei importante fazer um comparativo na relação entre os vários VE e um veículo de CI de eleição (no caso, o golf tdi, pelas parecenças a nível de equipamento). Sendo assim, e assumindo que o preço do gasóleo não ultrapassa os 1,35€, nem a electricidade aumenta, que o golf não consome mais do que 4l/100kms, nem existe incentivos nenhuns para VE cheguei à seguinte conclusão que penso ser do interesse de quem pretende adquirir um novo veículo e ainda esteja a considerar um de CI.

Imagem

Com base nestes cálculos, e no meu caso que faço cerca de quase 1800km's por mês, podem verificar o preço TOTAL gasto, tanto se pagar o Fluence com aluguer (para o numero de kms que faço), como para o leaf, como para o ampera e para o Golf TDi.

Como podem constatar, se a ideia é trocar de carro ao final de um ano, compensa ter o Fluence com aluguer uma vez que fica-se pelos 30mil no final do primeiro ano salientando que neste caso o Golf ainda consegue ficar à frente do Leaf. Mas caso a ideia de trocar o carro se estender até os 5 anos, então verificamos que o Leaf passa a ser segundo com pouca margem para o Fluence, sendo de salientar que "atinge" o mesmo valor ao fim de 5,3 anos - ou seja, se pretende trocar de carro ao fim de 5 anos e 4 meses já fica a compensar o Leaf. E se nos aproximarmos da meta de 10 anos, então verificamos que o Leaf é mesmo a escolha a ter mais em conta. De salientar que mesmo tendo em conta que o ampera só utilize electricidade, não chega nunca de perto às 3 primeiras opções.

Este comparativo vale o que vale, mas dá para verificar que se pretender comprar carro e pensar trocá-lo antes de 5 anos de idade o Fluence é sem dúvida a melhor opção. No entanto, caso pretenda fazê-lo depois dos 5 anos então o Leaf é mesmo a melhor opção. Para os "iluminados" que gostam de dizer mal dos eléctricos, eu conduzo um 205 (que tem comparativo em baixo) e num comparativo isento (ou talvez até prejudicial para os VE, pelo facto de nem adicionar icentivos nem contar com aumento do gasóleo etc), é fácil de verificar que os eléctricos são os que se devem ter mais em conta neste momento, apesar da sua autonomia ser um pouco limitada.

Cumprimentos a todos,
Ruben Mendonça

Re: Comparativo VE (Fluence, Leaf, Ampera) e CI (Golf TDi)

Enviado: 17 fev 2012, 15:25
por mikexilva

Re: Comparativo VE (Fluence, Leaf, Ampera) e CI (Golf TDi)

Enviado: 17 fev 2012, 15:32
por Rujorome
Por acaso tinha feito em pdf, mas nem exportei para imagem por falta de vontade. Mas como fizeste isso por mim, aproveitei e já editei para inserir o link da imagem que puseste. Obrigado pela ajuda ;)

Re: Comparativo VE (Fluence, Leaf, Ampera) e CI (Golf TDi)

Enviado: 17 fev 2012, 15:51
por mjr
Muito interessante Rujorome. Há alguns dados que penso não estarem 100% correctos:

- O custo da eletricidade no LEAF de uma bateria completamente cheia é de 0,0833*1,23 (IVA) * 25kW.h (são 25 kW.h gastos da rede pública para encher de 0 de 100% a bateria do LEAF), ou 2,56€.
- A autonomia do LEAF no NEDC é de 172km, nas mesmas condições onde um Golf Bluemotion faz 3,8l/100km. No entanto ambos os valores são exagerados e difíceis de obter na realidade. Eu apontava para 5l/100km no Golf e 130km de autonomia do LEAF (curiosamente (3,8/5) * 172 = 130km, o meu valor típido de autonomia com base nos consumos de eletricidade registados).
- Não sei qual a versão do Golf TDI do preço apresentado, mas parece-me um pouco elevada. Será um TDI 2.0? Na minha opinião o TDI mais comparável ao LEAF seria o Golf 1.6 TDI 105cv 5P Highline (caixa manual) ou o Golf 1.6 TDI 105cv DSG 5P Highline (caixa automática, o mais comparável).

Mesmo com estas alterações penso que as conclusões são muito semelhantes. E não estás a contar com as mudanças de óleo, correia, etc dos CI... 8-)

Enviado: 17 fev 2012, 16:11
por Rujorome
Boas,

Sim, em relação aos preços não consigo meter preços exactos pelo facto de apenas ter acesso aos preços aqui da Madeira (que obviamente diferem um pouco uma vez que também temos uma taxa de 30% a 40% de energia proveniente de vento e sol) e deixei de fora tudo o que se tratava de manutenção e até tentei puxar ao máximo para os CI e tirar o máximo dos VE para verificar que mesmo assim o VE sai a ganhar a médio prazo. Quanto á tabela da autonomia não é importante ( é apenas o preço/km electrico * kms efectuados e no caso do golf é apenas o preço/km * 50litros do depósito, logo é apenas para dar informação e não é utilizada para outros cálculos).

Quanto ao TDi escolhido já nem me recordo qual foi, mas para a gama de equipamento pensei ser o mais acertado, até porque li aqui que houve um leaf que deu uma patada num insignia pelos lados do Porto (portanto penso estar meio equilibrado o preço, penso eu). De qualquer forma foi apenas para salientar que ao fazer uma comparação geral, podemos tirar algumas ilações dos diferentes VE que existem e era isso aquilo que mais pretendia, até por causa das dúvidas acerca do aluguer das baterias e se os VE valeriam mesmo a pena em relação aos de CI. A meu ver, valem mais do que a pena e já me conquistaram mesmo sem ter feito nenhum test drive com algum deles até ao momento.

Re: Comparativo VE (Fluence, Leaf, Ampera) e CI (Golf TDi)

Enviado: 17 fev 2012, 16:46
por Essiemme
Posso garantir-lhe que após experimentar uma viatura destas, ficará com aquela sensação de "matança" da tecnologia CI.
Pelo menos foi o que sentí quando fiz o primeiro test-drive, quando regressei ao CI foi mesmo voltar a uma tecnologia ultrapassada (contudo, muitíssimo desenvolvida e madura).

sm

Re: Comparativo VE (Fluence, Leaf, Ampera) e CI (Golf TDi)

Enviado: 17 fev 2012, 17:44
por mjr
O Leaf que deixou o insígnia para trás foi o meu 8-)

Pensei que o custo/km vinha da autonomia. Aqui no Continente o custo por km do Leaf anda a volta dos 0,019 €/km, tendo por base o meu consumo médio.

Re: Comparativo VE (Fluence, Leaf, Ampera) e CI (Golf TDi)

Enviado: 17 fev 2012, 17:49
por RJSC
Eu passei hoje pelo concessionário Renault/Nissan de Aveiro, mas que VE's, só vende/tem os da Renault.

Tem uma Kangoo ZE em exposição em cima de uma plataforma, e cá fora um Fluence para test drives, no qual vou dar uma volta na próxima segunda feira, depois já vos digo a comparaçao.
Mas mesmo do que vi por fora já fiquei desiludido com uma coisa: apesar de ser um carro de design e fabrico europeu, e o standard europeu acordado para carregamento de VE's ser com a ficha Mennekes, não é que o Fluence que está aqui também vem com tomada J1772? :shock:
Isto apesar de o posto de carregamento que está no lugar onde está estacionado ter tomada Mennekes também.

No Leaf compreende-se, porque é um carro de design e fabrico japonês, onde o standard acordado para carregamento usa a ficha J1772, assim como os EUA, para onde estão a ser vendidos em maior parte, e ainda não se iniciou a produção local do Leaf na Europa.

Re: Comparativo VE (Fluence, Leaf, Ampera) e CI (Golf TDi)

Enviado: 18 fev 2012, 00:38
por Rujorome
Mesmo mudando o valor por km dos eléctricos no comparativo para 0,02€/km não existe alteração das tabelas em nenhum dos anos, por isso até existe uma certa manobra quanto ao aumento da electricidade. Já agora, parabéns por essa "cuekinha" no insignia.. Deve ter sabido bem!! Hehehe

Essiemme, depois dá feedback desse testdrive, pois fiquei com boa impressão acerca do fluence (embora aquele contrato de aluguer não me convença a médio/longo prazo) e os acabamentos da renault não serem os melhores..

Cumprimentos,
Ruben Mendonça

Re: Comparativo VE (Fluence, Leaf, Ampera) e CI (Golf TDi)

Enviado: 18 fev 2012, 10:51
por Essiemme
Desculpe, mas eu estava a referir-me ao Leaf. Foi o único que fiz o test-drive 3x.

sm