Comparativo VE (Fluence, Leaf, Ampera) e CI (Golf TDi)
Enviado: 17 fev 2012, 14:58
Boas,
Antes de mais peço desculpa caso esteja a meter este tópico na secção errada, mas achei importante fazer um comparativo na relação entre os vários VE e um veículo de CI de eleição (no caso, o golf tdi, pelas parecenças a nível de equipamento). Sendo assim, e assumindo que o preço do gasóleo não ultrapassa os 1,35€, nem a electricidade aumenta, que o golf não consome mais do que 4l/100kms, nem existe incentivos nenhuns para VE cheguei à seguinte conclusão que penso ser do interesse de quem pretende adquirir um novo veículo e ainda esteja a considerar um de CI.

Com base nestes cálculos, e no meu caso que faço cerca de quase 1800km's por mês, podem verificar o preço TOTAL gasto, tanto se pagar o Fluence com aluguer (para o numero de kms que faço), como para o leaf, como para o ampera e para o Golf TDi.
Como podem constatar, se a ideia é trocar de carro ao final de um ano, compensa ter o Fluence com aluguer uma vez que fica-se pelos 30mil no final do primeiro ano salientando que neste caso o Golf ainda consegue ficar à frente do Leaf. Mas caso a ideia de trocar o carro se estender até os 5 anos, então verificamos que o Leaf passa a ser segundo com pouca margem para o Fluence, sendo de salientar que "atinge" o mesmo valor ao fim de 5,3 anos - ou seja, se pretende trocar de carro ao fim de 5 anos e 4 meses já fica a compensar o Leaf. E se nos aproximarmos da meta de 10 anos, então verificamos que o Leaf é mesmo a escolha a ter mais em conta. De salientar que mesmo tendo em conta que o ampera só utilize electricidade, não chega nunca de perto às 3 primeiras opções.
Este comparativo vale o que vale, mas dá para verificar que se pretender comprar carro e pensar trocá-lo antes de 5 anos de idade o Fluence é sem dúvida a melhor opção. No entanto, caso pretenda fazê-lo depois dos 5 anos então o Leaf é mesmo a melhor opção. Para os "iluminados" que gostam de dizer mal dos eléctricos, eu conduzo um 205 (que tem comparativo em baixo) e num comparativo isento (ou talvez até prejudicial para os VE, pelo facto de nem adicionar icentivos nem contar com aumento do gasóleo etc), é fácil de verificar que os eléctricos são os que se devem ter mais em conta neste momento, apesar da sua autonomia ser um pouco limitada.
Cumprimentos a todos,
Ruben Mendonça
Antes de mais peço desculpa caso esteja a meter este tópico na secção errada, mas achei importante fazer um comparativo na relação entre os vários VE e um veículo de CI de eleição (no caso, o golf tdi, pelas parecenças a nível de equipamento). Sendo assim, e assumindo que o preço do gasóleo não ultrapassa os 1,35€, nem a electricidade aumenta, que o golf não consome mais do que 4l/100kms, nem existe incentivos nenhuns para VE cheguei à seguinte conclusão que penso ser do interesse de quem pretende adquirir um novo veículo e ainda esteja a considerar um de CI.

Com base nestes cálculos, e no meu caso que faço cerca de quase 1800km's por mês, podem verificar o preço TOTAL gasto, tanto se pagar o Fluence com aluguer (para o numero de kms que faço), como para o leaf, como para o ampera e para o Golf TDi.
Como podem constatar, se a ideia é trocar de carro ao final de um ano, compensa ter o Fluence com aluguer uma vez que fica-se pelos 30mil no final do primeiro ano salientando que neste caso o Golf ainda consegue ficar à frente do Leaf. Mas caso a ideia de trocar o carro se estender até os 5 anos, então verificamos que o Leaf passa a ser segundo com pouca margem para o Fluence, sendo de salientar que "atinge" o mesmo valor ao fim de 5,3 anos - ou seja, se pretende trocar de carro ao fim de 5 anos e 4 meses já fica a compensar o Leaf. E se nos aproximarmos da meta de 10 anos, então verificamos que o Leaf é mesmo a escolha a ter mais em conta. De salientar que mesmo tendo em conta que o ampera só utilize electricidade, não chega nunca de perto às 3 primeiras opções.
Este comparativo vale o que vale, mas dá para verificar que se pretender comprar carro e pensar trocá-lo antes de 5 anos de idade o Fluence é sem dúvida a melhor opção. No entanto, caso pretenda fazê-lo depois dos 5 anos então o Leaf é mesmo a melhor opção. Para os "iluminados" que gostam de dizer mal dos eléctricos, eu conduzo um 205 (que tem comparativo em baixo) e num comparativo isento (ou talvez até prejudicial para os VE, pelo facto de nem adicionar icentivos nem contar com aumento do gasóleo etc), é fácil de verificar que os eléctricos são os que se devem ter mais em conta neste momento, apesar da sua autonomia ser um pouco limitada.
Cumprimentos a todos,
Ruben Mendonça