Página 1 de 1

Primeiro Corredor Transfronteiriço de Mobilidade Eléctrica

Enviado: 22 jan 2011, 13:56
por ruimegas
Primeiro Corredor Transfronteiriço de Mobilidade Eléctrica da Europa.
Imagem
PORTO-VIGO É O PRIMEIRO CORREDOR TRANSFRONTEIRIÇO DE MOBILIDADE ELÉCTRICA DA EUROPA

Tendo como base, o modelo MOBI.E, a União Europeia acaba de aprovar, através do Programa INTERREG III – A, o Projecto MOBI2GRID. Este projecto tem como objectivo prioritário posicionar a Euro-Região Norte de Portugal/Galiza como pioneira na adopção da mobilidade eléctrica. Neste sentido, Porto-Vigo será o primeiro Corredor Transfronteiriço de Mobilidade Eléctrica da Europa.

A iniciativa será desenvolvida em conjunto pelo Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA) e pelo Centro Tecnológico de Automoción de Galicia (CTAG) e pretende alargar o foco do veículo eléctrico para a sua integração com o sistema de mobilidade eléctrica baseado no modelo MOBI.E, mas também para o sistema inovador de telediagnóstico do veículo e a análise da sua interacção com o utilizador e com a infra-estrutura de carregamento.

No âmbito do Projecto MOBI2GRID será desenvolvido um protótipo do sistema de mobilidade eléctrica da Euro-Região, o qual será instalado no corredor transfronteiriço Porto-Vigo.

Esta iniciativa, que conta com o apoio da União Europeia, pretende ser, assim, um espaço no qual se possam desenvolver actividades de inovação e desenvolvimento, que envolvam as diferentes entidades regionais, as empresas e universidades com o objectivo de se criarem condições para a geração e atracção de novos investimentos associados ao desenvolvimento, produção e teste de sistemas e soluções de mobilidade eléctrica.

O Projecto MOBI2GRID está alinhado com as prioridades da União Europeia, do programa de cooperação transfronteiriço Portugal/Espanha, assim como as políticas específicas da Euro-Região, indo desta forma, ao encontro da Declaração conjunta para a mobilidade eléctrica na Europa assinada em Maio de 2010 pela França, Alemanha, Espanha e Portugal.