Toyota Prius e Nissan Leaf: "verdes" bem sucedidos
Enviado: 27 abr 2013, 12:41
Toyota Prius e Nissan Leaf: "verdes" bem sucedidos
Colunista fala sobre a dupla de carros ecológicos que deram certo. Entenda a diferença entre veículo elétrico e híbrido
[IMG]http://carsale.uol.com.br/asp/img/Apres ... f_abre.jpg[/IMG]
"A indústria automobilística global e governos de diversas partes buscam alternativas para substituir o motor de combustão interna tradicional, porém o desafio tem sido maior do que imaginavam. Os veículos híbridos e elétricos têm vendas inexpressivas. Nos Estados Unidos, por exemplo, os híbridos representam menos de 3% do mercado de carros, ainda assim graças ao desempenho do bem sucedido Toyota Prius.
Mas, apesar do lento crescimento das vendas, os carros “verdes” têm um futuro promissor. Aliás, na última semana, a Toyota disse ter alcançado a marca de 5 milhões de híbridos vendidos globalmente. Já os elétricos têm tido vendas acanhadas. No entanto, não dá para negar que ambos apresentam números de vendas crescentes.
O maior sucesso dos híbridos pode-se dizer que é pelo maior tempo no mercado e, portanto, maiores investimentos em pesquisa e marketing. Vale lembrar que a Toyota investiu 15 anos no aprimoramento do Prius, para somente agora colher os frutos da liderança de vendas.
Estaria a Nissan com o Leaf percorrendo o mesmo caminho? É inegável que a marca japonesa está investindo volumosos recursos na parte tecnológica do carro – o novo modelo lançado na Europa teve mais de cem itens melhorados.
Entre os aprimoramentos mais importantes estão o aumento da autonomia da bateria para 199 quilômetros, redução do preço do carro e de 25% do tempo de carga. Além disso, a aliança Renault-Nissan tem investido fortemente para desenvolver a rede de abastecimentos em alguns mercados.
Poderíamos então arriscar dizer que o Nissan Leaf está para os carros elétricos, assim como o Toyota Prius está para os híbridos? Aparentemente, sim. Não deve ser por acaso que a aliança Nissan-Renault vendeu mais carros elétricos até agora que todos os concorrentes juntos. Além disso, a estratégia da Nissan de focar o mercado de taxi em alguns países deve proporcionar vendas robustas para a montadora japonesa.
Qual a diferença entre híbrido e elétrico?
As vendas de veículos com tecnologias “verdes” só não são melhores devido à falta de esclarecimento sobre as vantagens de dirigir um veículo elétrico ou híbrido. Há dúvidas de todos os tipos.
Recentemente, um leitor me perguntou qual é a diferença entre um veículo hibrido e elétrico. Então, vamos aproveitar a oportunidade para evidenciar. Basicamente, um veículo elétrico é aquele cujas as rodas são impulsionadas por um ou mais motores elétricos.
Já o veículo híbrido tem um motor a combustão interna e outro elétrico e ambos podem mover as rodas. No caso do Toyota Prius, por exemplo, quando a bateria fica sem carga, o motor a combustão entra automaticamente em funcionamento, fazendo com que o carro funcione como qualquer outro movido a combustível fóssil.
Muita gente pensa que tendo um motor a combustão e outro elétrico o carro é considerado híbrido. Isso não é verdade. O Chevy Volt, por exemplo, é equipado com dois tipos de motores: um a gasolina 1.4 e outro elétrico. No entanto, ele é classificado como um veículo elétrico, pois o motor de combustão interna apenas gera energia para a bateria, que alimenta o motor elétrico responsável por tracionar as rodas.
Porém, esse é apenas um aspecto conceitual, o mais importante é que as duas tecnologias sejam aprimoradas, os preços reduzidos e o consumidor finalmente os adotem, reduzindo assim a poluição do ar que respiramos."
Em: http://carsale.uol.com.br/editorial/car ... -sucedidos
Colunista fala sobre a dupla de carros ecológicos que deram certo. Entenda a diferença entre veículo elétrico e híbrido
[IMG]http://carsale.uol.com.br/asp/img/Apres ... f_abre.jpg[/IMG]
"A indústria automobilística global e governos de diversas partes buscam alternativas para substituir o motor de combustão interna tradicional, porém o desafio tem sido maior do que imaginavam. Os veículos híbridos e elétricos têm vendas inexpressivas. Nos Estados Unidos, por exemplo, os híbridos representam menos de 3% do mercado de carros, ainda assim graças ao desempenho do bem sucedido Toyota Prius.
Mas, apesar do lento crescimento das vendas, os carros “verdes” têm um futuro promissor. Aliás, na última semana, a Toyota disse ter alcançado a marca de 5 milhões de híbridos vendidos globalmente. Já os elétricos têm tido vendas acanhadas. No entanto, não dá para negar que ambos apresentam números de vendas crescentes.
O maior sucesso dos híbridos pode-se dizer que é pelo maior tempo no mercado e, portanto, maiores investimentos em pesquisa e marketing. Vale lembrar que a Toyota investiu 15 anos no aprimoramento do Prius, para somente agora colher os frutos da liderança de vendas.
Estaria a Nissan com o Leaf percorrendo o mesmo caminho? É inegável que a marca japonesa está investindo volumosos recursos na parte tecnológica do carro – o novo modelo lançado na Europa teve mais de cem itens melhorados.
Entre os aprimoramentos mais importantes estão o aumento da autonomia da bateria para 199 quilômetros, redução do preço do carro e de 25% do tempo de carga. Além disso, a aliança Renault-Nissan tem investido fortemente para desenvolver a rede de abastecimentos em alguns mercados.
Poderíamos então arriscar dizer que o Nissan Leaf está para os carros elétricos, assim como o Toyota Prius está para os híbridos? Aparentemente, sim. Não deve ser por acaso que a aliança Nissan-Renault vendeu mais carros elétricos até agora que todos os concorrentes juntos. Além disso, a estratégia da Nissan de focar o mercado de taxi em alguns países deve proporcionar vendas robustas para a montadora japonesa.
Qual a diferença entre híbrido e elétrico?
As vendas de veículos com tecnologias “verdes” só não são melhores devido à falta de esclarecimento sobre as vantagens de dirigir um veículo elétrico ou híbrido. Há dúvidas de todos os tipos.
Recentemente, um leitor me perguntou qual é a diferença entre um veículo hibrido e elétrico. Então, vamos aproveitar a oportunidade para evidenciar. Basicamente, um veículo elétrico é aquele cujas as rodas são impulsionadas por um ou mais motores elétricos.
Já o veículo híbrido tem um motor a combustão interna e outro elétrico e ambos podem mover as rodas. No caso do Toyota Prius, por exemplo, quando a bateria fica sem carga, o motor a combustão entra automaticamente em funcionamento, fazendo com que o carro funcione como qualquer outro movido a combustível fóssil.
Muita gente pensa que tendo um motor a combustão e outro elétrico o carro é considerado híbrido. Isso não é verdade. O Chevy Volt, por exemplo, é equipado com dois tipos de motores: um a gasolina 1.4 e outro elétrico. No entanto, ele é classificado como um veículo elétrico, pois o motor de combustão interna apenas gera energia para a bateria, que alimenta o motor elétrico responsável por tracionar as rodas.
Porém, esse é apenas um aspecto conceitual, o mais importante é que as duas tecnologias sejam aprimoradas, os preços reduzidos e o consumidor finalmente os adotem, reduzindo assim a poluição do ar que respiramos."
Em: http://carsale.uol.com.br/editorial/car ... -sucedidos