Página 1 de 2

"Ponto morto"

Enviado: 05 jun 2013, 22:46
por lmlr
Tenho um amigo que me está sempre a "melgar" para colocar em ponto morto nas descidas, para ganhar velocidade, e perto do fim engatar para fazer um carregamento das baterias.

Segundo diz há duas vantagens, uma não gastar energia em aceleração, e outra é a regeneração/carregamento quando se engata.

O que acham?

Re: "Ponto morto"

Enviado: 05 jun 2013, 23:01
por Essiemme
Acho bem.

Também o faço.

sm
:geek:

Re: "Ponto morto"

Enviado: 05 jun 2013, 23:05
por pafi
Nunca gostei muito da sensação de "roda livre". A insegurança aumenta e o meu voto vai para que os "ganhos" não sejam significativos, pois mesmo que o valor da velocidade aumente mais, depois será preciso mais espaço para a diminuir.
Quantos "modos" tem o Ion? Também 4?
O melhor será arranjar "dados reais" para concluir alguma coisa.

Re: "Ponto morto"

Enviado: 05 jun 2013, 23:08
por lmlr
O iOn tem as relações normais de uma caixa automática, ou seja, P + N + R + D.

Re: "Ponto morto"

Enviado: 06 jun 2013, 07:47
por ruimegas
Eu prefiro manter-me na bolinha do meio para simular o ponto morto e tenho-me dado bem.

Re: "Ponto morto"

Enviado: 06 jun 2013, 08:27
por mjr
Nunca coloco em Neutro. A única vantagem que vejo é o aumento de velocidade, mas do ponto de vista energético é sempre melhor recuperar a energia potencial gravítica do que desperdiça-la em velocidade. Recuperar no fim nunca será tão eficiente do que ao longo de toda a descida pois grande parte da energia potencial gravítica é desperdiçada no atrito com o ar pela diferença de velocidade.

Resumindo, se estiver com pressa pode ser uma boa solução colocar em N, caso contrário é sempre preferível manter a velocidade e recuperar a energia na descida.

Re: "Ponto morto"

Enviado: 06 jun 2013, 14:16
por Malm
No I-MiEV pode tambem jogar-se com os modos de conducao. Dependendo da inclinacao, uso o ponto morto, o D ou o B.

Re: "Ponto morto"

Enviado: 07 jun 2013, 00:24
por OCasal
Engrenar a mudança em velocidade nao provocara mais esforço no sistema de traçao, uma vez que a passagem nao pode ser progressiva tal como se faria com o pedal de embraiagem!?

Re: "Ponto morto"

Enviado: 07 jun 2013, 00:39
por RJSC
OCasal Escreveu:Engrenar a mudança em velocidade nao provocara mais esforço no sistema de traçao, uma vez que a passagem nao pode ser progressiva tal como se faria com o pedal de embraiagem!?
No Leaf (pelo menos) não há embraiagem para desengrenar o motor.
Quando se passa a ponto morto o motor roda livremente mas está permanentemente engrenado.
Tudo é feito aplicando ou retirando energia elétrica do motor.

Re: "Ponto morto"

Enviado: 07 jun 2013, 11:24
por Orlando
A experiência que tenho de moto, é que se ganha mais com roda livre do que recuperando energia.