Haver há: aumentar o preço da combustão até ser mais caro que elétrico.
Na Dinamarca já o fizeram.
E por estranho que pareça, nos EUA, com gasolina a 0,80€ o litro fica mais barato andar de VE...
Por cá, com o preço nos combustíveis que temos o custo total durante a vida do veículo para quem faz menos de 20000 km/ano é inferior para um veículo de combustão, se conduzir com juízo.
Nas contas que fiz quando estive para comprar um Leaf usado, vi que ia necessitar de mais de 9 anos (com combustível e manutenção) para pagar a diferença se comprasse um CI.
Claro que não fui comprar um CI novo, vou manter o que tenho (com 11) anos por mais uns tempo até haver uma baixa de preço dos VE's ou o CI ficar desfeito.
Os incentivos aos VE que existiam mudavam o caso mais facilmente.
Hoje em dia existem muito mais instalações de micro-produção solar que VE's, mas se não tivessem sido subsidiadas de forma ao retorno do investimento ser feito em sensivelmente 5 anos, tenho a certeza que hoje ou eram em menor número que os VE's.
Hoje em dias as novas praticamente não são subsidiadas porque com o aumento da produção resultante da subsidiação o preço baixou.