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Conferência Mobilidade Eléctrica do Futuro

Enviado: 15 nov 2013, 12:34
por hsanchez
Bons dias,

Realiza-se no próximo dia 21 de Novembro no Real Hotel Villa Itália em Cascais a Conferência Mobilidade Eléctrica do Futuro promovida pela Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico (APVE) em colaboração com o Grupo Cofina.
Entre os convidados anunciados está Elon Musk CEO da Tesla e um conjunto de oradores muito interessante.
aqui vai o link da Conferência:

http://www.etouches.com/ehome/77157/155811/

Saudações Eléctricas,
hsanchez

Re: Conferência Mobilidade Eléctrica do Futuro

Enviado: 15 nov 2013, 12:51
por Orlando
Elon Musk.....então vale a pena

Re: Conferência Mobilidade Eléctrica do Futuro

Enviado: 15 nov 2013, 13:17
por VETL
Reparem que o Presidente da CM de Águeda também vai ser orador.
Para uma cidade onde não há postos de carregamento, cheira-me a boas notícias em breve para aqueles lados...

Re: Conferência Mobilidade Eléctrica do Futuro

Enviado: 20 nov 2013, 23:02
por lmlr
VETL Escreveu:Reparem que o Presidente da CM de Águeda também vai ser orador.
Para uma cidade onde não há postos de carregamento, cheira-me a boas notícias em breve para aqueles lados...
Era excelente para as minhas viagens Coimbra-Porto. :)

Re: Conferência Mobilidade Eléctrica do Futuro

Enviado: 21 nov 2013, 00:38
por mikexilva
Infelizmente não vou poder ir, mas era bom que alguém fizesse um video para depois postar no youtube, de preferência com tripé...

Re: Conferência Mobilidade Eléctrica do Futuro

Enviado: 21 nov 2013, 00:44
por VETL
Esqueçam o Elon Musk... :(

Re: Conferência Mobilidade Eléctrica do Futuro

Enviado: 23 nov 2013, 18:59
por hsanchez
Conferência Mobilidade Eléctrica – 21 Novembro 2013 - Cascais

Principais conclusões e recomendações:

Olivier Onidi, Director Innovative and Sustainable Mobility, European Comission:

1) A União Europeia gasta 1.000.000.000 (mil milhões) de euros por dia com a importação de petróleo.

Rune Haaland, President Electro Vehicle Union:

2) A União Europeia gasta 1.000.000.000 (mil milhões) de euros por ano a tratar doenças pulmonares (asma, bronquite, etc.) provocadas pela má qualidade do ar que respiramos, principalmente nas cidades, sendo as crianças as mais afetadas.
3) Os Estados Unidos da América prevêm ter 1.000.000 (um milhão) de carros elétricos em circulação em 2015.
4) A Alemanha prevê ter 1.000.000 (um milhão) de carros elétricos em circulação em 2020.
5) A Europa prevê ter 4.000.000 (quatro milhões) de carros elétricos em circulação em 2020.
6) Na Europa no final de 2012 existiam 180.000 carros elétricos (EV´s- Veículos 100% elétricos e PHEV´s-Plug and Hibrid Electric Vehicle) com uma taxa de crescimento de 169% em relação a 2011, e, em 2013 (year-to-date) existem 440.000 carros elétricos com uma taxa de crescimento de 144%.

7) O caso da Noruega:

I) Entre Janeiro e Outubro de 2013 4.2% da totalidade dos carros vendidos foram elétricos.
II) Em Setembro essa percentagem foi de 9%, sendo que entre todos os modelos em venda (gasolina, gasóleo, híbridos, bi-fuel e elétricos), o modelo mais vendido foi o Tesla Model S, 100% elétrico.
III) Em Outubro essa percentagem subiu para os 10%, sendo que o modelo mais vendido voltou a ser um carro 100% elétrico, o Nissan Leaf.
IV) Da totalidade dos carros elétricos vendidos entre Janeiro e Outubro de 2013, 15.168 viaturas, 44%, foram do Model s da Tesla e 41% do Leaf da Nissan.
V) Na sequência dos números de vendas reais de 2013, anteriormente referidos, as projeções apontam para que em 2014, 30% da totalidade dos carros vendidos sejam elétricos e em 2015 esse número deverá atingir os 50%.
VI) A Noruega consegue atingir estes números através da discriminação positiva dos não poluentes e da taxação dos poluidores.
VII) Os carros elétricos estão isentos de IVA, não pagam estacionamento público em todo o país, podem circular nas faixas “BUS” nas cidades e estão isentos do pagamento de portagem nas auto-estradas e nas pontes em todo o território.
VIII) A referência de toda a política de Mobilidade Eléctrica na Noruega assenta num novo conceito: “Coopetion” (Cooperation/Competion).

8) O caso de Portugal:

I) Portugal foi o 3º país onde foi vendido o Nissan Leaf (1º EUA e 2º Japão), tendo o seu lançamento europeu sido efetuado em Lisboa.
II) Existem instalados 1.060 postos standard e 1 PCR (Posto de Carregamento Rápido), na rede pública.
III) No Verão de 2013 a VW da Alemanha fez um levantamento da rede pública portuguesa, tendo testado 111 postos, 49% com resultado positivo, 33% ocupados por veículos com motor térmico (de combustão interna), 14% inoperativos e 4% não localizados, ainda assim a nossa rede pública foi considerada a melhor da Europa.
IV) Actualmente os carros 100% elétricos em Portugal estão isentos do pagamento do IUC – Imposto Único de Circulação, do IA – Imposto Automóvel, e, em Lisboa têm acesso ao selo verde da EMEL que lhes permite o estacionamento gratuito em toda a área sob jurisdição da EMEL.
V) Estando ainda na fase piloto, o sistema de carregamento da rede pública, esses carregamentos são também gratuitos.

A Mobilidade Eléctrica como dinamizadora de negócios:

9) A Efacec parceira na Mobi.e e construtora de sistemas de carregamento, standard e rápidos é a 2ª maior construtora/fornecedora de equipamentos associados á Mobilidade Eléctrica, tendo 2.000 carregadores já entregues e a funcionar em 20 países.
10) A Salvador Caetano principal construtor de autocarros para serviço em aeroportos (Cobus), cujo tipo de utilização adapta-se na perfeição à Mobilidade Eléctrica, vai avançar com modelos 100% elétricos.
11) Outras empresas/entidades envolvidas nesta área de negócio presentes na Conferência como oradores: Magnum Cap, EDP, Endesa, Mitsubishi, Renault, SIVA, Mobiag, CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel), AFIA (Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel), INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e computadores do Porto), APVE (Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico), Câmara Municipal de Águeda e Câmara Municipal de Cascais.

O Futuro da Mobilidade Eléctrica em Portugal, intervenção do Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade:

12) Instalação dos Postos ainda por colocar, 240 standard e 49 de carga rápida, tendo em atenção os estudos já elaborados assentes no histórico de utilização dos últimos três anos elaborado pela Mobi.e.
13) Recolocação de alguns Postos já instalados mas em novas localizações mais de acordo com o perfil de utilização.
14) Privilegiar para futura expansão da Rede, a utilização em condomínios privados, estações de serviço, centros comerciais, parques de estacionamento. Em detrimento da utilização da via pública.
15) A situação atual do país não permite a criação de incentivos ou de uma discriminação positiva em termos fiscais.
16) Todo o Programa da Mobilidade Eléctrica deverá ter um novo enquadramento legal, a partir de meados de 2014.

Lisboa, 22 de Novembro de 2013

Esta foi a minha visão da Conferência.
Continuo a achar que a APVE éstá muito, mas msemo muito longe, daquilo que deveria fazer em prol da Mobiliadde Eléctrica.

Saudações Eléctricas
hsanchez

Re: Conferência Mobilidade Eléctrica do Futuro

Enviado: 23 nov 2013, 19:27
por Malm
Muitos, mas mesmo muitos, dados interessantes. Comparado com a reportagem da SIC que ainda agora vi, foi passar do 8 ao 80 num instante. A melhor rede pública da Europa. Imaginem então se os postos que estão por instalar já tivessem visto a luz do dia. Grande contributo para o Fórum, muito obrigado hsanchez.

Re: Conferência Mobilidade Eléctrica do Futuro

Enviado: 23 nov 2013, 19:42
por Fil
100% de acordo com o Malm, até porque acabei de postar no tópico da entrevista à Sic há minutos atrás.
Esperemos que a instalação/recolocação dos postos seja concluída o quanto antes, e estou curioso relativamente ao novo enquadramento legal, pena não terem sido avançadas datas/prazos para serem efectuadas as instalações, faria diferença até para as vendas.
Excelente post hsanchez ;)

Re: Conferência Mobilidade Eléctrica do Futuro

Enviado: 23 nov 2013, 19:51
por victormcpinto
Excelente e útil relato -hsanchez