Para já são cinco unidades do Kangoo Z.E., sem qualquer emissão de CO2 e que vão andar pelas ruas de Lisboa ao serviço da empresa de estacionamento.
A Renault entregou hoje à Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) 5 Kangoo 100% elétricos, com zero emissões. Esta é a primeira frota em Portugal de veículos comerciais ligeiros Zero Emissões e integra-se na política de renovação da frota da EMEL que privilegia soluções mais económicas e amigas do ambiente.
Para dar resposta às suas necessidades e à aplicação de uma política de renovação da sua frota que privilegia as soluções mais económicas e ambientalmente mais responsáveis, a EMEL optou pela aquisição de automóveis elétricos Renault Kangoo Z.E., que foram, formalmente, entregues hoje.
Depois de um período de testes a EMEL concluiu que o Kangoo Z.E. se adapta às necessidades da frota constituindo, para além disso, uma solução com custos de utilização mais reduzidos e ambientalmente mais responsável. Os Kangoo Z.E. serão utilizados diariamente na manutenção de espaços e equipamentos e na coleta do dinheiro dos parquímetros.
A EMEL integra o projeto europeu FREVUE que testará a utilização de veículos elétricos na área logística e é também, neste âmbito, que concretiza a aquisição desta primeira frota, em Portugal, de veículos Comerciais Ligeiros Zero Emissões.
Para o presidente da EMEL, António Júlio de Almeida, “o Programa FREVUE é uma oportunidade muito interessante para incluir veículos elétricos na frota EMEL, para testar a sua eficácia para as nossas funções e para desenvolver a progressiva renovação da frota, que deve ter em conta critérios ambientais, de eficiência e de custo de utilização. Estamos convencidos, que os nossos novos veículos elétricos vão responder com eficácia às nossas necessidades logísticas de mobilidade e que vão servir de exemplo para a adoção deste género de soluções mais amigas do ambiente por parte de outras empresas nacionais e europeias”.
Para Xavier Martinet, administrador-delegado da Renault Portugal, “esta frota da EMEL é mais um passo no sentido do desenvolvimento da mobilidade elétrica. Para a Renault o desenvolvimento de uma mobilidade cada vez mais sustentável é um dos objetivos nucleares da empresa e a mobilidade elétrica é o coração desta estratégia. Esta aquisição por parte da EMEL prova que é possível compatibilizar a oferta Zero Emissões com as necessidades diárias, e de utilização intensiva, de empresas e, nomeadamente de operadores logísticos”.
A entrega formal desta pequena frota elétrica foi realizada no Parque do Chão do Loureiro, em Lisboa. Este é um parque de estacionamento multifuncional da EMEL, que entre várias outras valências, tem um piso dedicado a veículos elétricos, onde todos os lugares estão equipados com um ponto de carregamento elétrico.
O PROJETO FREVUE
O projeto FREVUE envolve um consórcio com Autoridades, Indústria e Universidades de 8 Estados Membros da União Europeia, que pretende demonstrar soluções logísticas com a aplicação do veículo elétrico para otimização da eficiência logística urbana e para melhoria da gestão do fluxo de transporte e redução do impacto ambiental em áreas urbanas. Lisboa é uma das 8 cidades eleitas para acolher este proecto, liderado por Londres, e que conta com a participação de Madrid, Estocolmo, Oslo, Roterdão, Amesterdão e Milão. Cada cidade terá programas específicos na área da mobilidade urbana e logística com utilização de veículos elétricos, permitindo a troca de conhecimentos e experiências entre as cidades parceiras.
Este projeto foi selecionado pela Comissão Europeia, em competição com outros consórcios internacionais, no âmbito do Sétimo Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (7.º PQ).
O teste em Lisboa será desenvolvido pela EMEL, CTT e CML que adquiriram veículos neste âmbito para testar no seu trabalho regular na área logística da cidade.
http://turbo.sapo.pt/ambiente/artigo/em ... 10384.html

EMEL compra cinco Kangoo elétricos para a sua frota
Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”
Ir para
- Clubeletricos.com
- ↳ Discussão sobre o Forum
- ↳ Apresentações
- ↳ Eventos / convívios VE
- ↳ Página principal de Discussão e Notícias
- Geral
- Veículos elétricos e híbridos plug-in
- ↳ Nissan
- ↳ Experiência de condução com o Nissan LEAF
- ↳ Diários de Bordo 24 - 30 kW.h
- ↳ Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h
- ↳ Compra. Leasing e Concessionários
- ↳ Proprietários do Nissan Leaf
- ↳ Problemas/Avarias
- ↳ Discussão Técnica sobre o Nissan LEAF
- ↳ Engenharia
- ↳ Baterias e Carregamento
- ↳ Fotos, Vídeos e Sons
- ↳ Leaf segunda geração
- ↳ Truques e Dicas
- ↳ Pergunte à Nissan
- ↳ Sugestões para a Nissan
- ↳ BMW
- ↳ BMW i3
- ↳ Citroën / DS
- ↳ Hyundai
- ↳ Kia
- ↳ Mercedes
- ↳ Mitsubishi
- ↳ Mitsubishi Outlander PHEV
- ↳ Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion
- ↳ Opel
- ↳ Chevrolet Bolt / Opel Ampera-e
- ↳ Opel Ampera / Chevrolet Volt
- ↳ Peugeot
- ↳ Renault
- ↳ Renault Fluence ZE
- ↳ Renault Zoe
- ↳ Renault Twizy
- ↳ Renault Kangoo ZE
- ↳ Tesla
- ↳ Tesla Model 3
- ↳ Tesla Model S
- ↳ Tesla Model X
- ↳ VW
- ↳ Id3
- ↳ Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In
- Outros Assuntos
- ↳ Outros Temas não relacionados com o VeÍculos Elétricos
- ↳ Questões Ambientais
- ↳ Negócios / Economia e Política
- ↳ Off-Topic
- ↳ Mobi-E
- ↳ Carregamento
- ↳ Postos carregamento Norte
- ↳ Postos carregamento grande Porto
- ↳ Postos carregamento Centro
- ↳ Postos carregamento Sul
- ↳ Postos carregamento grande Lisboa
- ↳ Postos carregamento Açores
- ↳ Postos Carregamento Madeira
- ↳ Equipamentos de carga - EVSEs
- ↳ EVSE Inteligente / Open Energy Monitor
- ↳ Compra e Venda