Página 1 de 2

Novidades Leaf e Zoe

Enviado: 04 fev 2014, 18:50
por VETL
Transcrito do Fórum NovaEnergia:
BE-COOL Escreveu:A Renault deixará de aplicar a taxa de 2€ por cada carregamento rápido a 43KW.

http://www.goingelectric.de/forum/renau ... t3600.html

Podemos esperar novidades nas novas versões do Renault Zoe do do Nissan Leaf.

Carlos Ghosn reconheceu que foi um erro os dois carros da Aliança não partilharem componentes como motores, carregadores ou inversores, o que permitiria uma redução considerável de custos.

Talvez vejamos o futuro Leaf e Zoe com a nova versão do carregador camaleão mais eficiente e rápido (o tal de 86KW) carregador esse que precisa de um motor mais potente, que não deve ser inferior a 100KW.

http://www.largus.fr/actualite-automobi ... 40379.html

http://www.voiture-electrique-populaire ... lectriques

Também não seria mal pensado usar a tomada Mennekes para permitir carregamentos em corrente contínua, como faz a Tesla Motors (basicamente basta usar pinos mais longos e resistentes para permitir correntes mais elevadas).

Re: Novidades Leaf e Zoe

Enviado: 04 fev 2014, 19:02
por RJSC
:) É disto que eu preciso!
Um ZOE com um motor mais potente, ou um Leaf com carregador trifásico e tomada Mennekes (e uma bateria que não cozinhe com o clima Português :( )

Re: Novidades Leaf e Zoe

Enviado: 04 fev 2014, 21:42
por Malm
Com uns carregadores rápidos espalhados pelo país, que só falta instalá-los, e um i-MiEV dá conta de tudo. Em vez de um cozido, nos PCR é-me servido um gelado, e aí vou eu com as células a 24º C de verão até à praia. E assim a degradação de um carro igual ao meu, em vez de ser de 3% ao ano, passa a ser de 1 ou 2%. Este ano, quando for até à praia, vou pelos PCR de Pombal. Faço mais uns 30 km à ida, e mais 30 à vinda. Mas ando sempre com as baterias a 24º C. Vale bem os 5 € que vou gastar nas portagens. Se conseguir mantê-las a essa temperatura (24º C) de verão, a degradação passa a ser inferior a 2% ao ano.

Re: Novidades Leaf e Zoe

Enviado: 05 fev 2014, 01:41
por Malm
rdias Escreveu:E a tesla lançou penso que hoje o adaptador chademo. Com os outros 49 montados um tesla taxi mesmo sem super carregadores podia ir a todo país .
Quando o 1º Tesla chegar, já não terá uma única capital de distrito em Portugal continental para inaugurar. Leaf, i-MiEV ou Fluence, um deles já por lá passou. E aposto que de Lisboa aos Açores e à Madeira, ir de i-MiEV ou de Tesla vai dar ao mesmo. E nem é preciso os 49 PCR para ir a qualquer lado do país, o Flyer que o diga. Pode ser coisa para mais de 24 horas, mas garanto que chego lá. A diferença está no tempo que se demora, acontece que eu não tenho pressa (grande novidade). É como ir de TGV ou num regional com mudança em Alfarelos.

Re: Novidades Leaf e Zoe

Enviado: 05 fev 2014, 08:32
por santanamos
Estou a ver tantas novidade nestas 2semanas que até abre o apetite (zoe, leaf, tesla e mercedes). Agora as mudanças dentro do país é que continua a ser o entrave.
Ainda não falaram no mercedes class-B ED. Tenho gostado e ver aquilo.

Re: Novidades Leaf e Zoe

Enviado: 05 fev 2014, 11:17
por Flyer
Malm Escreveu:
rdias Escreveu:E a tesla lançou penso que hoje o adaptador chademo. Com os outros 49 montados um tesla taxi mesmo sem super carregadores podia ir a todo país .
Quando o 1º Tesla chegar, já não terá uma única capital de distrito em Portugal continental para inaugurar. Leaf, i-MiEV ou Fluence, um deles já por lá passou. E aposto que de Lisboa aos Açores e à Madeira, ir de i-MiEV ou de Tesla vai dar ao mesmo. E nem é preciso os 49 PCR para ir a qualquer lado do país, o Flyer que o diga. Pode ser coisa para mais de 24 horas, mas garanto que chego lá. A diferença está no tempo que se demora, acontece que eu não tenho pressa (grande novidade). É como ir de TGV ou num regional com mudança em Alfarelos.

É exactamente este o ponto: com tempo podemos percorrer todo o País. Tem sido uma experiência interessante para mim; durante os carregamentos aproveito para fazer turismo local, apreciar a boa cozinha, ver uns museus, tirar umas fotos, etç. Pena que muitas câmaras (e o governo), ainda não tenham percebido o potencial de negócio ligado aos VE,s. Tem sido a re-descoberta deste Portugal, e dá-me gozo sabendo que não sujo a atmosfera e....é de graça.

Re: Novidades Leaf e Zoe

Enviado: 05 fev 2014, 15:26
por prgc
rdias Escreveu:E há mais tomadas do que bombas :)
Realmente somos uns privilegiados... :mrgreen:
No Afeganistão (eventualmente) haverá mais "bombas".... :?

Mas fora de ironias... haverá alguma estratégia para motivar a manutenção da rede Mobi.e?
É que já liguei para o nº deles (e há mais relatos de outras pessoas que contactaram) a relatar vários casos de postos inoperacionais, mas não há qualquer reação por parte da Mobie. Será que contactando as Câmaras Municipais se poderia de alguma forma mexer no assunto?
Por exemplo, a Câmara de Lisboa tem apresentado várias iniciativas relacionadas com o Mobilidade Elétrica. Desde implantação de postos Mobie, aquisição de VE's para frota da autarquia, incentivo finaceiros a frotas de táxis para compra de VE's... Ou seja, usam este assunto como "bandeira de propaganda". Se adquiriram essas infraestruturas, terão interesse em que estejam operacionais (pelo menos parece-me um raciocínio lógico...).

Acham que se poderia "pressionar" as câmaras de alguma forma? Ou será um pensamento utópico?... :roll:

Re: Novidades Leaf e Zoe

Enviado: 05 fev 2014, 16:17
por dgalv
prgc Escreveu:
rdias Escreveu:E há mais tomadas do que bombas :)
Realmente somos uns privilegiados... :mrgreen:
No Afeganistão (eventualmente) haverá mais "bombas".... :?

Mas fora de ironias... haverá alguma estratégia para motivar a manutenção da rede Mobi.e?
É que já liguei para o nº deles (e há mais relatos de outras pessoas que contactaram) a relatar vários casos de postos inoperacionais, mas não há qualquer reação por parte da Mobie. Será que contactando as Câmaras Municipais se poderia de alguma forma mexer no assunto?
Por exemplo, a Câmara de Lisboa tem apresentado várias iniciativas relacionadas com o Mobilidade Elétrica. Desde implantação de postos Mobie, aquisição de VE's para frota da autarquia, incentivo finaceiros a frotas de táxis para compra de VE's... Ou seja, usam este assunto como "bandeira de propaganda". Se adquiriram essas infraestruturas, terão interesse em que estejam operacionais (pelo menos parece-me um raciocínio lógico...).

Acham que se poderia "pressionar" as câmaras de alguma forma? Ou será um pensamento utópico?... :roll:
Segunda Feira já estive aqui na Câmara de Évora em reunião com um dos vereadores, e depois abordei a questão do estacionamento e sugeri a adoção de um selo (dístico) para isentar os veículos elétricos de estacionamento dentro das muralhas. Vamos ver se acolhem a ideia...

Re: Novidades Leaf e Zoe

Enviado: 05 fev 2014, 16:54
por galt
Apenas 3 entidades são responsáveis pela rede mobie:
- Galp
- EDP
- Prio-e

Cada posto tem a identificação da empresa responsável pelo posto.

Depois existem 2 fabricantes de postos em Portugal:
- Efacec
- Magnum Cap

Esta informação também está identificada no posto.

Quando um posto está avariado contata-mos a mobie (entidade gestora da mobilidade em portugal). Esta entidade contata a empresa responsável pelo posto. A empresa "dona" do posto tem técnicos para isto ou recorre à empresa instaladora e contrutora do posto que disponibiliza os técnicos e o material e apresenta as faturas da reparação, etc....

Como não existe receita para pagar as atuais despesas parece-me que estão a atrasar a reparação, pela razão óbvia... custos!

Re: Novidades Leaf e Zoe

Enviado: 05 fev 2014, 17:05
por Orlando
Pergunta importante: quem faz a manutenção?