Página 1 de 5
Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Enviado: 08 mar 2014, 18:12
por Malm
Declaro aberta a época da degradação em Portugal. Para quem fez a atualização, é possível estar a registar uma ligeira melhoria na capacidade, é apenas a ganhar balanço. Para quem não a fez, é a primeira vez que a vão ver, no spy leaf, a cair a sério. Querem perder menos de 7% ao ano? Dentro do razoável, evitem aquecê-las.
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Enviado: 08 mar 2014, 18:31
por VETL
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Enviado: 08 mar 2014, 21:33
por Orlando
Carregaste o carro a que horas? ao sol? numa garagem? conta lá...
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Enviado: 08 mar 2014, 21:41
por Malm
Orlando Escreveu:
Carregaste o carro a que horas? ao sol? numa garagem? conta lá...
Não, nada disso, a culpa é toda minha. Hoje mesmo declarei aberta a época de degradação. Mais umas semanas e vou proibir a apanha da ameijoa na Ria Formosa.
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Enviado: 08 mar 2014, 23:07
por VETL
Orlando Escreveu:
Carregaste o carro a que horas? ao sol? numa garagem? conta lá...
Nada disso!
Fui trabalhar hoje e apenas o estacionei de manhã bem cedo num local que até costuma ser habitual.
E até tinha o meu próprio lugar de estacionamento coberto à disposição, mas por comodidade...
À hora de almoço, quando saí cá para fora e vi o tempo que estava até me doeu cá uma coisinha!! Estava um sol e calor abrasador e o gajo a "torrar".
Resultado: Pack com média de 24º quando o tinha deixado de manhã com 17º.
À tarde já ficou debaixo de telha e há pouco, mesmo depois de 30Km, já estava com média de 19º.
Cada vez me convenço mais que se pudesse escolher uma cor para ele, seria o branco. Digam-me o que disserem...
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Enviado: 09 mar 2014, 10:38
por Filipe
POIS.

Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Enviado: 09 mar 2014, 14:13
por Malm
rdias Escreveu:Malm, falou nos 7 % ao ano. Que giro. Ha um model S nos Estados Unidos. Não sei o estado , mas tem 14 meses e mais de 100.000 kms e estima-se que tem 7% de degradação . No Tesla não ha nada muito cientifico pelo que vão medindo essa degradação pelas cargas a 100 % e pelos kms de autonomia apresentados. Esses 7 % e um numero aceitável ?
Nem recorrendo à minha bola de cristal eu te consigo dizer se é aceitável. Não se sabendo de onde ele é, nada feito. Sei que parece advinhação muito do que eu escrevo, mas eu cá tenho a minha lógica. Para te responder à tua pergunta, o dado mais importante, mas muito mais importante que os outros todos, é a latitude/altitude onde ele passa a maioria do tempo. Se ele fosse norueguês, eu diria que afinal entre um S e um Leaf a coisa será ela por ela.
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Enviado: 09 mar 2014, 15:42
por Malm
Então deve ser nessas viagens à Flórida que está a degradar as baterias. Sempre a andar e a carregar indo para um zona mais quente, já estou a ver que até os Teslas pagam a fatura. É esse americano a degradá-las quando vai à Flórida e eu quando vou à Figueira. É aceitável, 7% nessas condições, na minha opinião, é aceitável. Não fizesse ele essas viagens até à Flórida e estaria muito melhor. Pior que esse só os do Arizona e Texas, então.
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Enviado: 09 mar 2014, 17:50
por Orlando
Vamos tornar isto prático.
Quem tem 10% de degradação? Quem?
E qts kms reias faz a menos, no mesmo trajeto, com a mesma temperatura, mesmo peso, etc....
Estamos aqui a falar de 3, 4 ou7 ou mesmo 10%....mas em termos práticos, vamos traduzir em vez de assutar o pessoal !

Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Enviado: 09 mar 2014, 18:06
por VETL
Orlando Escreveu:...E qts kms reias faz a menos, no mesmo trajeto, com a mesma temperatura, mesmo peso, etc....
Eu não vou por aí. Ainda que necessitando de mais algum rigor, eu olho apenas para os números que o LeafSpy saca do carro.
Porquê?
Porque eu hoje já evoluí na forma de conduzir e actualmente, com essa aprendizagem, consigo fazer muitos mais Km do que nos primeiros meses após a aquisição do carro. Inconscientemente vamos aprendendo a rentabilizar os Kw com o tipo de condução e parece que não existe degradação. E não quer dizer que andemos mais devagar.
Os números que o LefSpy apresenta até podem necessitar de maior rigor mas essa história de quantos km no mesmo trajeto, com a mesma temp.ª, mesmo peso, etc para mim vale zero! Há sempre muitos outros factores a influenciar resultados desses...