Página 1 de 2

Luzes de Circulação Diurna

Enviado: 08 fev 2011, 20:59
por ruimegas
Luzes de Circulação Diurna

Os nossos Leaf's já têm de vir com elas :)
Imagem
As luzes de circulação diurna estão presentes em alguns automóveis e ligam-se automaticamente quando o motor é acionado, não dependendo da ação do condutor. O equipamento é denominado pela sigla DRL, Daytime Running Lights. Este novo mecanismo consome menos energia que as luzes dos minímos.

O uso das luzes de circulação diurnas são obrigatórias, no espaço da União Europeia, em automóveis ligeiros de passageiros e pequenos comerciais homologados, a partir de 7 de Fevereiro de 2011. A partir de Agosto de 2012, a medida é alargada a camiões e autocarros.

A medida anunciada pela Comissão Europeia obriga a que todos os sucessores dos atuais novos modelos sejam equipados com estes dispositivos. No entanto os automóveis que já se encontram a circular não são obrigados a ser equipados com as luzes de circulação diurna.

De acordo com a Comissão Europeia, estudos realizados em diferentes países mostram que as luzes de circulação diurna contribuem para o objetivo de reduzir as fatalidades nas estradas da Europa e baseia a sua resolução num estudo que prova que uma viatura com as luzes de circulação diurna é detetada mais cedo e mais depressa.

Em: http://www.online24.pt/luzes-de-circulacao-diurna/

Re: Luzes de Circulação Diurna

Enviado: 08 fev 2011, 23:59
por mikexilva
Se forem LED's ainda vá que não vá, mas se usarem lampadas incandescentes, lá se vai a bateria...

Será que o LEAF tem previsto estas Luzes de Circulação Diurna? suponho que o que conta perante a lei é o modelo em sí ter sido homologado antes da referida data.

Já sabemos que o LEAF usa LED's para iluiminação de médios e maximos, mas também devia usar LED's em todas as outras luzes de sinalizaçao - travão, piscas, presença, etc...

Re: Luzes de Circulação Diurna

Enviado: 09 fev 2011, 01:55
por RJSC
mikexilva Escreveu:Se forem LED's ainda vá que não vá, mas se usarem lampadas incandescentes, lá se vai a bateria...

Será que o LEAF tem previsto estas Luzes de Circulação Diurna? suponho que o que conta perante a lei é o modelo em sí ter sido homologado antes da referida data.

Já sabemos que o LEAF usa LED's para iluiminação de médios e maximos, mas também devia usar LED's em todas as outras luzes de sinalizaçao - travão, piscas, presença, etc...
Máximos acho que não. Pelo menos o que eu conduzi na Caetano Power tinha uma grande Lâmpada incandescente, que pelo tamanho só podia ser de máximos debaixo do farol de LED.
Mas ao que aprece aquele modelo não é bem o final porque qunado circula para a frente devagarinho não tem o "maldito" barulho de aviso.
Só apitava ao andar para trás como os camiões. Ou então só nos EUA é que vêm com o tal barulho (ainda bem...)

Re: Luzes de Circulação Diurna

Enviado: 09 fev 2011, 02:18
por mikexilva
RJSC Escreveu:
mikexilva Escreveu:Se forem LED's ainda vá que não vá, mas se usarem lampadas incandescentes, lá se vai a bateria...

Será que o LEAF tem previsto estas Luzes de Circulação Diurna? suponho que o que conta perante a lei é o modelo em sí ter sido homologado antes da referida data.

Já sabemos que o LEAF usa LED's para iluiminação de médios e maximos, mas também devia usar LED's em todas as outras luzes de sinalizaçao - travão, piscas, presença, etc...
Máximos acho que não. Pelo menos o que eu conduzi na Caetano Power tinha uma grande Lâmpada incandescente, que pelo tamanho só podia ser de máximos debaixo do farol de LED.
Mas ao que aprece aquele modelo não é bem o final porque qunado circula para a frente devagarinho não tem o "maldito" barulho de aviso.
Só apitava ao andar para trás como os camiões. Ou então só nos EUA é que vêm com o tal barulho (ainda bem...)
Pelo que tenho lido, esse barulho dá para desactivar depois de ter o carro ligado, apesar de sempre que se liga o carro o barulho está activo de novo. Mas realmente pode haver diferenças do modelo dos EUA para cá..

Re: Luzes de Circulação Diurna

Enviado: 09 fev 2011, 10:43
por ruimegas
Penso que era giro ter uma "linha de leds" como alguns carros já têm como na foto acima ligada directamente ao painel fotovoltaico para não consumir bateria :). Infelizmente não me parece que o Leaf tenha qualquer luz de circulação implementada. Vamos aguardar para ver se a Lei vai ser cumprida.

Re: Luzes de Circulação Diurna

Enviado: 09 fev 2011, 11:09
por mikexilva
ruimegas Escreveu:Penso que era giro ter uma "linha de leds" como alguns carros já têm como na foto acima ligada directamente ao painel fotovoltaico para não consumir bateria :). Infelizmente não me parece que o Leaf tenha qualquer luz de circulação implementada. Vamos aguardar para ver se a Lei vai ser cumprida.
Os LEDs gastam pouco, mas não tão pouco.. tinha que ser ligado à bateria de 12V onde tb liga o painel fotovoltaico.. estes LED's que falas para se verem de dia com aquela força todos juntos devem consumir pelo menos uns 5W, o painel se der 5W deve ser com o sol a incidir directamente, que nem sempre acontece.

Re: Luzes de Circulação Diurna

Enviado: 09 fev 2011, 11:21
por mjr
Os LEDS utilizados nos carros para sinalização diurna, penso serem os mesmos utilizados nos painéis informativos. Esses gastam normalmente a corrente standard de 20mA, o que para LEDs brancos dá cerca de 3Vx0,02A = 0,06W / por LED. Não sei o número normalmente utilizado, mas 50 penso ser um número bastante razoável, o que daria nesse caso 3W. Do ponto de vista energético para o carro é desprezável. Isto se o driver dos LEDs for bem pensado, claro. Se fizerem como já vi alimentarem um LED com 12V mais uma resistência então o consumo subiria para 0.24W / LED!

Re: Luzes de Circulação Diurna

Enviado: 09 fev 2011, 11:41
por ruimegas
mjr Escreveu:Os LEDS utilizados nos carros para sinalização diurna, penso serem os mesmos utilizados nos painéis informativos. Esses gastam normalmente a corrente standard de 20mA, o que para LEDs brancos dá cerca de 3Vx0,02A = 0,06W / por LED. Não sei o número normalmente utilizado, mas 50 penso ser um número bastante razoável, o que daria nesse caso 3W. Do ponto de vista energético para o carro é desprezável. Isto se o driver dos LEDs for bem pensado, claro. Se fizerem como já vi alimentarem um LED com 12V mais uma resistência então o consumo subiria para 0.24W / LED!
Ainda vais ser contactado pela Nissan em Portugal para instalar em todos os Leaf nacionais os leds de circulação obrigatórios ;)

Re: Luzes de Circulação Diurna

Enviado: 09 fev 2011, 12:55
por mikexilva
A Philips vende 2 kits de daylight LED's:
http://www.led-drl.co.uk/daylight/ (aqui dizem 14W deve ser o kit com 2x8 High Power LED's)

um com 4 LED's e 5W
http://www.philips.co.uk/c/eco-headligh ... ledx1/prd/

outro com 8 LED's com 6W
http://www.philips.co.uk/c/eco-headligh ... ledx1/prd/

aqui custam 130Libras:
http://www.carbulbsdirect.com/product_d ... p?prod=162

Mas no caso de um EV vai dar um desgaste adicional à bateria, claro que não tem comparação com o consumo do aquecimento do ar.

Re: Luzes de Circulação Diurna

Enviado: 09 fev 2011, 13:04
por ruimegas
mikexilva Escreveu:A Philips vende 2 kits de daylight LED's:
http://www.led-drl.co.uk/daylight/ (aqui dizem 14W deve ser o kit com 2x8 High Power LED's)

um com 4 LED's e 5W
http://www.philips.co.uk/c/eco-headligh ... ledx1/prd/

outro com 8 LED's com 6W
http://www.philips.co.uk/c/eco-headligh ... ledx1/prd/

aqui custam 130Libras:
http://www.carbulbsdirect.com/product_d ... p?prod=162
Tenho a impressão que prefiro o produto nacional do mjr ;) o nosso perito em leds :)