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Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
civic
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Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 03 mai 2020, 11:09

BrunoAlves Escreveu:
03 mai 2020, 10:31
civic Escreveu:
03 mai 2020, 10:00
Portanto, primeiro perguntas-me porque achava que era mais seguro
Perguntei mesmo honestamente, podia haver algum pormenor ou pormaior técnico que me estivesse a escapar ;)
Só não concordo que seja mais seguro pelos motivos que apontas, como disse não vejo nenhuma descrição daqueles sinais que não possa ser tão válida em canal digital. Depois começámos a divagar :mrgreen:
É mais seguro porque tem mais seguranças.
Tem seguranças que nem sequer são contempladas no sistema CCS, e por isso o sistema CCS nã conseguiu sequer a sua certificação para V2G, por exemplo. Se um dia conseguir, não será por ter essa certificação que ficará melhor na foto, será igual a hoje, menos seguro.
Podes não achar relevante, mas isso não muda nada em relação à comparação entre os dois sistemas.
Eu na minha humilde opinião, andar num carro com 20 anos, com alguns acidentes pelo meio com reparações duvidosas, não tenho qualquer duvida em te dizer que teria mais confiança numa carga rapida em chademo do que em CCS, isto porque o sistema alem de vigiar a bateria de tracção, vigia também todo o circuito de 12v, se isso é muito relevante para mim? Não. ;)
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BrunoAlves
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Re: Ùltimas

Mensagem por BrunoAlves » 03 mai 2020, 12:42

Lá está, o que eu queria dizer é que em termos práticos essa monitorização da bateria de 12V pode perfeitamente ser feita via CAN, não tem qualquer mais valia em ser um sinal analógico.

Essa linha de 12V não será antes para alimentar a própria chademo do lado do carro? Ou seja é o carregador que alimenta a electrónica do lado do carro? :think:
Lembro-me de ler algures que uma das dificuldades em fazer um adaptador CCS Chademo é exactamente a necessidade de ter uma alimentação externa porque o CCS não tem
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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migle
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Re: Ùltimas

Mensagem por migle » 03 mai 2020, 13:30

civic Escreveu:
03 mai 2020, 11:09
e por isso o sistema CCS nã conseguiu sequer a sua certificação para V2G, por exemplo.
E assim voltamos ao princípio da conversa, que já não me lembrava sobre o que era.
Aqui, podemos assumir que é a tua opinião? Ou tens informação concreta acerca disso?
Resta perguntar se há algum produto baseado em Chademo certificado para usar em V2G na Europa.
É que eu fico com a impressão de que nem regulamentos ainda existem.
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civic
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Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 03 mai 2020, 14:29

migle Escreveu:
03 mai 2020, 13:30
civic Escreveu:
03 mai 2020, 11:09
e por isso o sistema CCS nã conseguiu sequer a sua certificação para V2G, por exemplo.
E assim voltamos ao princípio da conversa, que já não me lembrava sobre o que era.
Aqui, podemos assumir que é a tua opinião? Ou tens informação concreta acerca disso?
Resta perguntar se há algum produto baseado em Chademo certificado para usar em V2G na Europa.
É que eu fico com a impressão de que nem regulamentos ainda existem.
Isso não foi o inicio da conversa, foi isto:
Acho que a questão aqui é o barato vs funcional, obviamente que o chademo é muito melhor que o CCS, tem mais linhas de comunicação que torna a bidirecionalidade muito mais eficaz, na CCS andam a falar de testes mas no real nunca vi nada. Mas o Chademo é mais caro, pois implica 2 fichas e uma delas muito cara. Ou seja, as duas têm vantagens e desvantagens, vamos ver se chegam a um meio termo.
E sim, existe muita info acerca disso:
https://www.chademo.com/v2g-report-publ ... the-world/
https://v2g-clarity.com/blog/how-iso151 ... e-to-grid/
https://v2g-clarity.com/iso15118-manual/

E regulamentos.
Última edição por civic em 03 mai 2020, 15:30, editado 2 vezes no total.
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Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 03 mai 2020, 14:39

BrunoAlves Escreveu:
03 mai 2020, 12:42
Lá está, o que eu queria dizer é que em termos práticos essa monitorização da bateria de 12V pode perfeitamente ser feita via CAN, não tem qualquer mais valia em ser um sinal analógico.

Essa linha de 12V não será antes para alimentar a própria chademo do lado do carro? Ou seja é o carregador que alimenta a electrónica do lado do carro? :think:
Lembro-me de ler algures que uma das dificuldades em fazer um adaptador CCS Chademo é exactamente a necessidade de ter uma alimentação externa porque o CCS não tem
Não sei porque fazes essas perguntas, tens o boneco das ligações lá para trás, volto a colocar aqui. ;)
Mas vou tentar explicar isto de forma simples, no sistema chademo todas as alimentações são externas ao veiculo, ou seja, o carregador é que faz tudo, o carro só precisa de dizer que está ok, tanto por intermedio do can bus como atraves dos sistemas elétricos do carro, conforme podes verificar no boneco, o sentido é sempre o mesmo. O unico switch que tens do lado do carro é o main contactor, todo o resto é feito em estado solido atraves de transistores, isto fica muito caro de produzir, obviamente, comparado com um PLC com sinais digitais e uns relés...

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Re: Ùltimas

Mensagem por migle » 03 mai 2020, 17:14

Então, mas ISO 15118 é o protocolo usado no CCS.

Tenho mais receio de regulamentações do lado da rede eléctrica, tipo os carros começarem a suportar V2G mas não ser possível ligar o carro à casa por limitações regulamentares...
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Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 03 mai 2020, 18:51

migle Escreveu:
03 mai 2020, 17:14
Então, mas ISO 15118 é o protocolo usado no CCS.

Tenho mais receio de regulamentações do lado da rede eléctrica, tipo os carros começarem a suportar V2G mas não ser possível ligar o carro à casa por limitações regulamentares...
E então?
O que tens é sistemas funcionais baseados nesse protocolo em Chademo, nada de CCS, para já. Havia a promessa do Audi etron e o Porsche virem preparados para isso, mas a coisa não correu tão bem assim, um dia destes acredito que sim.
E de facto, tens o LEAF que o pode fazer mas não tens como, isso é um facto. Não tenho receio nenhum disso, pois é um assunto que leio por curiosidade mas não diz nada, não acredito nas smart grids num futuro proximo, aliás, basta ver o tempo que leva a certificar um PCR, para ver que estas coisas em termos de certificações só acontecerão se houver algo que as faça mexer, tipo ... Um corona virus.
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Re: Ùltimas

Mensagem por mjr » 04 mai 2020, 11:20

A discussão está muito interessante mas está a fugir ao tema do tópico (últimas notícias). Caso a pretendam continuar deverá ser criado um novo tópico tipo "CCS vs Chademo".
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Ùltimas

Mensagem por Filipe » 24 dez 2020, 10:54

Feliz Natal e um melhor Ano Novo,
para todo Mundo. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

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