1217,70

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Lavorama
Proprietário Leaf
Mensagens: 34
Registado: 21 jan 2011, 09:23

1217,70

Mensagem por Lavorama » 17 fev 2011, 21:16

É este o preço em euros do Homecharger da Efacec, segundo formulários que a Nissan me enviou para solicitar a respectiva instalação.

Não costumo recorrer a terminologia criminal por dá-cá-aquela-palha, mas trata-se realmente de um roubo.

Alternativas credíveis e que não violem a garantia precisam-se.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: 1217,70

Mensagem por mjr » 17 fev 2011, 22:10

A alternativa é utilizar o EVSE que vem com o LEAF, desde que a instalação eléctrica suporte.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
sousal
Mensagens: 68
Registado: 06 jan 2011, 00:42
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Paredes
Contacto:

Re: 1217,70

Mensagem por sousal » 17 fev 2011, 22:49

O Homecharger da Efacec serve só para as cargas rápidas, não é?
É necessário ter tri-fásico?
O resto das tomadas são, regra geral de 16A.
Scooter electrica 0,21€/100 (electrões)

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: 1217,70

Mensagem por batalha » 17 fev 2011, 23:03

Lavorama Escreveu:É este o preço em euros do Homecharger da Efacec, segundo formulários que a Nissan me enviou para solicitar a respectiva instalação.

Não costumo recorrer a terminologia criminal por dá-cá-aquela-palha, mas trata-se realmente de um roubo.

Alternativas credíveis e que não violem a garantia precisam-se.
Em alguma parte, os formulários da nissan fizeram referencia á garantia do Leaf? Isso já é demais.
sousal Escreveu:O Homecharger da Efacec serve só para as cargas rápidas, não é?
É necessário ter tri-fásico?
O resto das tomadas são, regra geral de 16A.
Não, o dito homecharger da efacec, é para os carregamentos normais, em condições ideais, só não sei se vem com cabo e ficha xpto para ligar directamente? E contador? Também não?

Concordo em absoluto, ISTO É UM ROUBO :evil:

Lavorama
Proprietário Leaf
Mensagens: 34
Registado: 21 jan 2011, 09:23

Re: 1217,70

Mensagem por Lavorama » 17 fev 2011, 23:28

batalha Escreveu:
Em alguma parte, os formulários da nissan fizeram referencia á garantia do Leaf? Isso já é demais.
Não. A garantia do Leaf é que pode fazer referência ao uso de métodos/equipamentos de carregamento não recomendados ou certificados pela Nissan.

Por enquanto só tenho conhecimento desde palavreado:

"A Nissan recomenda fortemente que proceda ao carregamento do seu Nissan LEAF através de um
carregador dedicado de uso doméstico. A utilização de um carregador doméstico irá permitir o
carregamento do seu Nissan LEAF de forma rápida, segura e fácil, todos os dias.
Um carregador doméstico compatível com um conector J1772 deverá ser instalado num circuito dedicado
de 220-240V por um electricista profissional, certificado por um Operador de Mobilidade Eléctrica
seleccionado pela Nissan.
A Nissan celebrou um acordo com um fornecedor certificado de modo a assisti-lo na aquisição e
instalação do carregador doméstico. Por favor contacte o seu concessionário Nissan EV mais próximo
que o colocará em contacto com o fornecedor seleccionado.
Por favor tenha em atenção que o cabo de carregamento fornecido juntamente com o Nissan LEAF não é
destinado ao uso doméstico diário. Isso poderia causar sobreaquecimento e danificar a sua instalação
eléctrica doméstica, ou resultar em interferências negativas no disjuntor e em electrodomésticos, como
televisores e sistemas de áudio, ou até mesmo provocar um incêndio".

Eu gostaria apenas de poder acreditar em absoluto que o Leaf é, para efeitos de ligação à rede eléctrica, um equipamento eléctrico normal com uma potência de 3.3kw (uma máquina de lavar loiça tem em média, segundo a EDP, 3kw de potência e não consta que necessite de um carregador xpto ou que não se lhe possa ligar um adaptador ou uma extensão).

Já tentei, sem me esforçar muito, procurar nos fóruns americanos e ingleses o testemunho de algum proprietário de um leaf que já tivesse experimentado ligá-lo a uma comum tomada/instalação eléctrica, mas não encontrei nada.

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: 1217,70

Mensagem por batalha » 17 fev 2011, 23:48

Lavorama Escreveu:
"A Nissan recomenda fortemente que proceda ao carregamento do seu Nissan LEAF através de um
carregador dedicado de uso doméstico.
Obrigado.

Eles recomendam...
Esta parte é dúbia, dá para os dois lados, se corre tudo bem -óptimo, se não -azar!
Já tenho mais umas questões a colocar :idea:

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: 1217,70

Mensagem por batalha » 18 fev 2011, 00:01


Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: 1217,70

Mensagem por Essiemme » 18 fev 2011, 12:17

:(

Começo a ficar um bocadito triste, pois não basta o carro ser caro como também este aparelhómetro o ser e ainda por cima obrigatório possuir.

A juntar a isto, tenho necessidade de um carregador (afinal - caríssimo) para o carregamento em casa de familiares, quando os visito.

Assim não dá, de facto...
:(
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: 1217,70

Mensagem por Seal » 18 fev 2011, 14:39

Há soluções.

Já membros aqui as disseram, vou-me informar melhor de preços e do material necessário. Ainda vos coloco um orçamento e faço uma pipa de massa. :lol: :lol: Tou na brinca.
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: 1217,70

Mensagem por batalha » 18 fev 2011, 14:52

Essiemme Escreveu::(

Começo a ficar um bocadito triste, pois não basta o carro ser caro como também este aparelhómetro o ser e ainda por cima obrigatório possuir.

A juntar a isto, tenho necessidade de um carregador (afinal - caríssimo) para o carregamento em casa de familiares, quando os visito.

Assim não dá, de facto...
:(
Realmente parece que a Nissan está a esticar a corda até perceber quando parte?

Se ao valor do Homecharger da Efacec, somar-mos a valor do cabo ocasional
1217+(650+23%)=2016€ se dividir-mos por 1.36€ (l. de gasóleo), tendo como base 6l/100km (no meu caso) temos qualquer coisa como 25.000km. Isto dá para um ano de gasóleo.

Tinha por base, no inicio, um carro de 30.000€ descontando o incentivo, iria pagar +/- 26.000€, após alguns ajustes e com a subida do IVA mais esta despesa, o valor do pacote fica em quase 35.000€ a corda já esticou 9k€, não sei se parte?

E o que me custa mais é que estamos a falar, claramente, de coisas inflacionadas, tanto o cabo como o Homecharger, sem contar com a montagem, deveriam rondar os 100€/200€, que será o preço deles dentro de pouco tempo. Aos pioneiros já chegava ter as baterias mais caras e a menor autonomia.

Com a actual conjuntura económica, não sei se não vou esperar pela segunda vaga? Com muita pena minha.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”