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Contas, o que está errado (ou não)

Enviado: 26 set 2015, 07:08
por pcdefl
Em conversa ouvi
Se fizer um consumo abaixo de 250 Wh ao km fica em 1.5 € aos 100 km
Não comentei de volta, devia ter comentado?, mas as minhas contas para custo directo do kWh não dão isto a não ser que... e "abaixo de" é tão lato que pode ser tudo, vamos a contas, a ver de onde estará o erro, ou não.
Valor pessimista para o preço kWh: 0.1€ em bi horário
Consumo/km x 100 km ÷ 1000 para dar kWh x preço kWh, certo? Custo = consumo kWh aos cem x preço kWh
Se faço
250Wh/km = 25kWh aos 100km -> 25x0.1=2.5€ aos cem
200 Wh -> 2.00€ aos cem km
180 Wh -> 1.80€ aos cem km
150 Wh -> 1.50€ aos cem km etc.
Isto bate certo com o que me disseram na Nissan, que o Leaf fazia aprox. 1.80 € aos cem km.
Ora fazer 1.5€ aos cem com consumo abaixo de 250 Wh ao km, bom, na minha terra 150 não é 250... 100 neste contexto ainda não é valor que se despreze.
Tenho algum gato nas contas? Comentários?

Re: Contas, o que está errado (ou não)

Enviado: 26 set 2015, 08:53
por mjr
As contas estão certas. 1,5€/100km com 250Wh/km só na PlayStation. Ou com a eletricidade a 0,06€/kWh. Talvez em média tensão e sem IVA seja possível esse valor. Talvez.

Re: Contas, o que está errado (ou não)

Enviado: 26 set 2015, 09:06
por jasmim
mjr Escreveu:As contas estão certas. 1,5€/100km com 250Wh/km só na PlayStation. Ou com a eletricidade a 0,06€/kWh. Talvez em média tensão e sem IVA seja possível esse valor. Talvez.
Também é possível a 0€/100 km nos postos mobie, neste momento... :mrgreen:

Re: Contas, o que está errado (ou não)

Enviado: 26 set 2015, 09:25
por pcdefl
Qual o preço do kWh para empresas que tenham um eléctrico na frota? Podem descontar o IVA da electricidade do carro, certo? Dá quanto?
Pergunto porque não sei se as empresas têm tarifas diferentes dos consumidores privados

Re: Contas, o que está errado (ou não)

Enviado: 26 set 2015, 09:49
por mjr
Depende. Como o mercado é liberalizado os preços podem ser acordados entre as partes. Como regra geral, os preços em baixa são iguais para empresas e para particulares, mas as empresas podem deduzir o IVA. Em média e alta os preços são mais baixos e acho que em vazio se aproxima dos 0,06€ sem IVA.

Re: Contas, o que está errado (ou não)

Enviado: 26 set 2015, 09:58
por pcdefl
Então está explicado o mistério, a conversa seria para 25 kWh aos cem com o kWh a 0.06€ (preço empresa e sem pagar IVA), o que dá exactamente 1,50€ os cem km. Mas este valor ė para este caso específico, os privados não chegam a estes valores

Re: Contas, o que está errado (ou não)

Enviado: 26 set 2015, 18:13
por ricardot
pcdefl Escreveu:Qual o preço do kWh para empresas que tenham um eléctrico na frota? Podem descontar o IVA da electricidade do carro, certo? Dá quanto?
Pergunto porque não sei se as empresas têm tarifas diferentes dos consumidores privados
Os preços são iguais.
Só em media e alta tensão é que têm tarifas diferentes.
Onde há mais períodos onde o kwh chega a custar pouco mais de 0.06.
Mas nestes casos também têm que pagar a potencia reactiva.
http://www.edpsu.pt/pt/tarifasehorarios ... ifaMT.aspx

Re: Contas, o que está errado (ou não)

Enviado: 26 set 2015, 18:45
por labutess
pcdefl Escreveu:Em conversa ouvi
Se fizer um consumo abaixo de 250 Wh ao km fica em 1.5 € aos 100 km
Não comentei de volta, devia ter comentado?, mas as minhas contas para custo directo do kWh não dão isto a não ser que... e "abaixo de" é tão lato que pode ser tudo, vamos a contas, a ver de onde estará o erro, ou não.
Valor pessimista para o preço kWh: 0.1€ em bi horário
Consumo/km x 100 km ÷ 1000 para dar kWh x preço kWh, certo? Custo = consumo kWh aos cem x preço kWh
Se faço
250Wh/km = 25kWh aos 100km -> 25x0.1=2.5€ aos cem
200 Wh -> 2.00€ aos cem km
180 Wh -> 1.80€ aos cem km
150 Wh -> 1.50€ aos cem km etc.
Isto bate certo com o que me disseram na Nissan, que o Leaf fazia aprox. 1.80 € aos cem km.
Ora fazer 1.5€ aos cem com consumo abaixo de 250 Wh ao km, bom, na minha terra 150 não é 250... 100 neste contexto ainda não é valor que se despreze.
Tenho algum gato nas contas? Comentários?

Tudo certo,mas também errado
Se no leaf o pack è de 24kwh,se gastares 250wh por km nao fazes os 100km.
Também tens de ver que o que o carro consome, não è o mesmo que vais pagar de luz,pagas mais.
Ontem fiz 100km certos,de Setúbal a Évora e gastei a bateria quase toda,carreguei da rede18kwh
Por isso o meu consumo por km andou pelos150wh(mais ou menos)
Hoje já fiz mais130km e devo ter tido uma media de120wh por km

Re: Contas, o que está errado (ou não)

Enviado: 26 set 2015, 18:55
por pcdefl
O homem da afirmação tem 85 kW de bateria, faz os 100 km e mais fará, carrega apenas uma vez por semana, e sim, a eficiência da carga determinará o custo real, mas apresentou os valores de forma tão convicta que não o interrompi, nem para os valores que me pareceram excessivamente baixos, nem para o rendimento da carga e o valor real da energia gasta, por isso o teste da tomada ser mandatório :-)
E mesmo assim pela análise que estou a fazer a alguns medidores, uns são mais medidores que outros, eles próprios gastam no processo de medir, mas para os valores em causa esse gasto, não nulo, pode ser desprezado

Re: Contas, o que está errado (ou não)

Enviado: 26 set 2015, 20:10
por mrr
ricardot Escreveu:
pcdefl Escreveu:Qual o preço do kWh para empresas que tenham um eléctrico na frota? Podem descontar o IVA da electricidade do carro, certo? Dá quanto?
Pergunto porque não sei se as empresas têm tarifas diferentes dos consumidores privados
Os preços são iguais.
Só em media e alta tensão é que têm tarifas diferentes.
Onde há mais períodos onde o kwh chega a custar pouco mais de 0.06.
Mas nestes casos também têm que pagar a potencia reactiva.
http://www.edpsu.pt/pt/tarifasehorarios ... ifaMT.aspx
Os preços não são todos iguais, eu por exemplo tenho BT (Baixa Tensão) e fiz contrato com a Iberdrola que me cobra durante a noite menos de 0,07€+IVA por kwh, como é empresa deduzo IVA, por isso facilmente fica a baixo de 1,5€/100km.