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Temperatura Vs Carregamento a 100%

Enviado: 08 jul 2016, 00:04
por Braveleda
Boa noite, pretendia colocar uma questão acerca da temperatura das baterias em dias quentes como os mais recentes.
Estou em dúvida de qual a escolha que deva fazer para reduzir o efeito de degradação da bateria do meu Leaf.

Questão:
Carrego o Leaf durante o dia, pode ser na parte da manhã ou na parte da tarde. A Garagem de manhã tem registado 20/25 graus, de tarde 30/35 graus.
Uma vez que só há deslocação no inicio e no fim do dia, o que será melhor? Carregar de manhã até 100% e estacionar em local mais fresco durante a tarde ou carregar de tarde e iniciar viagem após os 100% de carregamento?

É um MK2

Agradeço as vossa opiniões.

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Enviado: 08 jul 2016, 00:19
por mjr
Para minimizar o efeito, talvez carregar de madrugada na parte mais fria do dia até 80%. É fundamental os 100% de SOC? Não gosto de ver 100% de SOC com temperaturas elevadas durante muito tempo...

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Enviado: 08 jul 2016, 00:22
por BrunoAlves
Idealmente carregarias durante a noite e fora da garagem (sim, eu também tenho garagem e o carro dorme ao relento...)

Se não precisares da autonomia dada pelos 100% de carga, carrega só até 80% a menos que vás arrancar logo a seguir ao término da carga. A que horas fazes as viagens?

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Enviado: 08 jul 2016, 00:25
por Braveleda
Se carregar a 80% quando voltar a carregar devo ter menos de 20%, que também não é muito bom, certo?
As viagens diárias consomem normalmente 65/70 % da bateria

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Enviado: 08 jul 2016, 00:26
por Braveleda
De manhã 8h /9h, ao fim do dia 19h/20h

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Enviado: 08 jul 2016, 00:30
por BrunoAlves
Não. O problema maior são as temperaturas altas e o SOC a 100% durante muito tempo. Combinados, pior ;)

Desde que não vás para lá do aviso de bateria muito fraca frequentemente, os ciclos de descarga não são problemáticos. Se conseguires sair com as baterias (mais) frescas e evitar a esturra (p. ex.: sombra se houver) será preferível. Daí que carregar pela madrugada seja melhor do que carregar durante o dia ao calor.

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Enviado: 08 jul 2016, 00:35
por Braveleda
Não Bruno, ele não carrega ao sol! A garagem onde carrega é que aquece de tal forma que de tarde passa dos 30 graus com sombra.
A solução tem sido retira-lo da garagem após carregamento e procurar uma sombra, mas não sei se é a melhor escolha.

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Enviado: 08 jul 2016, 00:47
por BrunoAlves
O sol a incidir não é o maior problema. A temperatura ambiente, a falta de vento e o alcatrão a ferver por baixo (daí a importância da sombra) são bem mais problemáticos ;)

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Enviado: 08 jul 2016, 08:49
por labutess
A minha garagem tb é muito quente e o meu mk1 ficou parado na garagem 2 meses no verão á espera do processo de legalização e dos 62ahr que chegou passou para os 60ahr mesmo estando parado com carga a 50%.
Nestes dias carrego na rua a partir das 24h e sempre a 10ah.

Re: Temperatura Vs Carregamento a 100%

Enviado: 08 jul 2016, 10:39
por mjr
Para a degradação a nível de descarga, o importante é a variação do SOC. Se carregares a 100% e descer até 60%, a esse nível é igual carregar até 80% e descer até 20%. Eu tentava só evitar que ele descesse do joelho, ou seja que a tensão da célula mais fraca ficasse abaixo de 3,7V (355V tensão total do pack). No mk2 isso deve acontecer com 15% de SOC, mas o ideal é confirmar com o Leaf Spy.

SOCs perto de 100% são maus, especialmente com temperaturas elevadas e muito tempo nesse estado. O objetivo aqui é minimizar esse efeito. Se bem percebi, o carro carrega no trabalho e depois volta para casa e regressa ao trabalho onde volta a carregar. É isso?