Modo eco

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
RUI1971
Mensagens: 57
Registado: 09 mar 2016, 21:57
Data de fabrico: 31 mar 2014
Capacidade bateria: 86,50 12 barras
Localização: Lourosa Santa Maria da Feira

Modo eco

Mensagem por RUI1971 » 19 set 2016, 22:33

Boa noite pessoal,
Vendi un Leaf de 2013 ( mk1), que tem agora +/- 45.000 kms e o proprietário ligou -me a dizer que o carro quando mete em modo eco continua exatamente igual, ou seja, não se sente o carro "preso".
Não acendeu nenhuma luz de anomalia, não fez atualização recentemente e faz isto com as baterias totalmente carregadas, parcialmente ou perto da "reserva".
Disse ao proprietário para ir á Nissan em Faro porque não faço ideia do que será.

Alguém me pode esclarecer?
Obrigado.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modo eco

Mensagem por BrunoAlves » 19 set 2016, 22:52

Com bateria carregada é normal não travar porque não têm onde meter a energia regenerada.
Nos restantes estados de carga devia travar mais.

Qual é a degradação da bateria? O Essieme diz que o dele (com degradação acentuada) já regenera muito pouco.
Como os mk1 não têm o modo B, não sei como é que expectável ele comportar-se...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RUI1971
Mensagens: 57
Registado: 09 mar 2016, 21:57
Data de fabrico: 31 mar 2014
Capacidade bateria: 86,50 12 barras
Localização: Lourosa Santa Maria da Feira

Re: Modo eco

Mensagem por RUI1971 » 19 set 2016, 23:35

O carro tem 11 barras, deduzo que o estado da bateria seja boa...

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Modo eco

Mensagem por VETL » 20 set 2016, 00:04

Isso quer dizer que este tópico http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=52&t=5052, pode ser encerrado?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Modo eco

Mensagem por Essiemme » 20 set 2016, 10:57

margarett Escreveu:Com bateria carregada é normal não travar porque não têm onde meter a energia regenerada.
Nos restantes estados de carga devia travar mais.

Qual é a degradação da bateria? O Essieme diz que o dele (com degradação acentuada) já regenera muito pouco.
Como os mk1 não têm o modo B, não sei como é que expectável ele comportar-se...
O meu perdeu bastante capacidade de regeneração no mesmo dia.
Logo após ter feito uma actualização de Firmware, sentí logo diferença. Foi chocante!
A ser derivado da degradação, foi o pêso desta no algoritmo que foi bastante elevado. Lembro-me de ter sido muito cedo, talvez sem 1 barra de capacidade apenas, lá pelos 90 mil KMs, não me lembro.
Fiquei de ir lá, à oficina, mas acabei por nunca mais ir... desde aquele update, nunca mais foi o mesmo. Fiquei triste, pois, foi retirada uma capacidade do carro que mais aprecio neste tipo de carros... :|

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Modo eco

Mensagem por labutess » 20 set 2016, 12:48

O meu mk1 com 65000 km
Com menos 1 barra
Com meia carga se acelerar a fundo em eco e depois largar o acelerador vai a carga aos 30kw, tenta fazer este teste.

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Modo eco

Mensagem por Essiemme » 20 set 2016, 13:39

labutess Escreveu:O meu mk1 com 65000 km
Com menos 1 barra
Com meia carga se acelerar a fundo em eco e depois largar o acelerador vai a carga aos 30kw, tenta fazer este teste.
Nem pensar nisso... dependendo da velocidade, tenho só praí uma bola de regeneração...

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

RUI1971
Mensagens: 57
Registado: 09 mar 2016, 21:57
Data de fabrico: 31 mar 2014
Capacidade bateria: 86,50 12 barras
Localização: Lourosa Santa Maria da Feira

Re: Modo eco

Mensagem por RUI1971 » 20 set 2016, 22:16

VETL Escreveu:Isso quer dizer que este tópico http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=52&t=5052, pode ser encerrado?
Sim, pode ser encerrado.
Tenho 2 leaf para venda mas este já foi.
Obrigado

RUI1971
Mensagens: 57
Registado: 09 mar 2016, 21:57
Data de fabrico: 31 mar 2014
Capacidade bateria: 86,50 12 barras
Localização: Lourosa Santa Maria da Feira

Re: Modo eco

Mensagem por RUI1971 » 20 set 2016, 22:22

Antes demais obrigado a todos.
Concluindo: o carro está normal; trata-se da degradação da bateria. É isso?
Num carro de 2013 com perto de 50.000 kms (penso que ainda não os terá) sinceramente é muito desagradável isto acontecer tão cedo mas é o que é!!!
Obrigado

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Modo eco

Mensagem por VETL » 20 set 2016, 22:31

RUI1971 Escreveu:Antes demais obrigado a todos.
Concluindo: o carro está normal; trata-se da degradação da bateria. É isso?
Num carro de 2013 com perto de 50.000 kms (penso que ainda não os terá) sinceramente é muito desagradável isto acontecer tão cedo mas é o que é!!!
Obrigado
Há mais fatores que influenciam a capacidade de regeneração:
-Resistência interna das células;
-Nível de Soc;
-Temperaturas (quer do pack quer ambiente);
-Velocidade;
-Estado do piso onde se circula;
-...

E claro, o mk1 regenera muito menos que o mk2!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”