
Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho
-
- Mensagens: 8
- Registado: 03 nov 2016, 19:33
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Contacto:
Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho
A partir de setembro de 2019, os automóveis elétricos e híbridos terão de, artificialmente, fazer barulho enquanto circulam a menos de 30 km/h. Medida visa garantir a segurança dos peões.
Os Estados Unidos da América, por motivos de segurança, vai ser obrigatório que os carros elétricos e híbridos façam barulho. As autoridades norte-americanas aprovaram legislação que vai obrigar as fabricantes a incorporarem mecanismos nos automóveis para que emitam ruído enquanto circulam a baixa velocidade.
De acordo com o site The Verge, os automóveis com mais de 4,5 toneladas terão de, artificialmente, produzir ruído até aos 30 quilómetros por hora. O objetivo é permitir que os peões se apercebam mais facilmente da presença do carro e esse limite é explicado com o facto de, a partir de uma certa velocidade, os pneus e o som do vento já “produzem um alerta suficientemente audível para os peões”.
“Todos dependemos dos nossos sentidos para nos alertarem de possíveis perigos”, disse Anthony Foxx, secretário norte-americano dos transportes. “Com mais, e mais silenciosos, automóveis híbridos e elétricos nas estradas, a capacidade de os peões ouvirem e verem os carros torna-se um fator importante para reduzir o risco de possíveis acidentes e melhorar a segurança”, acrescentou num comunicado citado pelo mesmo site.
No entanto, a lei protegerá, sobretudo, pessoas cegas, que dependem da audição para detetarem perigos. Responsáveis de várias instituições de defesa dos direitos dos invisuais já se mostraram satisfeitos com a nova regulação. As fabricantes de automóveis têm até 1 de setembro de 2019 para cumprirem a lei agora aprovada.
Mas não será fácil. A regulação não especifica o tipo de ruído que os automóveis terão de emitir, nem como terão de o fazer. As próprias marcas têm-se debatido contra o facto de os carros elétricos serem demasiado silenciosos, procurando formas de simular o ronco típico dos motores de combustão. Não por causa da segurança, mas porque o ruído do motor é um atributo largamente apreciado pelos amantes de automóveis.
Os Estados Unidos da América, por motivos de segurança, vai ser obrigatório que os carros elétricos e híbridos façam barulho. As autoridades norte-americanas aprovaram legislação que vai obrigar as fabricantes a incorporarem mecanismos nos automóveis para que emitam ruído enquanto circulam a baixa velocidade.
De acordo com o site The Verge, os automóveis com mais de 4,5 toneladas terão de, artificialmente, produzir ruído até aos 30 quilómetros por hora. O objetivo é permitir que os peões se apercebam mais facilmente da presença do carro e esse limite é explicado com o facto de, a partir de uma certa velocidade, os pneus e o som do vento já “produzem um alerta suficientemente audível para os peões”.
“Todos dependemos dos nossos sentidos para nos alertarem de possíveis perigos”, disse Anthony Foxx, secretário norte-americano dos transportes. “Com mais, e mais silenciosos, automóveis híbridos e elétricos nas estradas, a capacidade de os peões ouvirem e verem os carros torna-se um fator importante para reduzir o risco de possíveis acidentes e melhorar a segurança”, acrescentou num comunicado citado pelo mesmo site.
No entanto, a lei protegerá, sobretudo, pessoas cegas, que dependem da audição para detetarem perigos. Responsáveis de várias instituições de defesa dos direitos dos invisuais já se mostraram satisfeitos com a nova regulação. As fabricantes de automóveis têm até 1 de setembro de 2019 para cumprirem a lei agora aprovada.
Mas não será fácil. A regulação não especifica o tipo de ruído que os automóveis terão de emitir, nem como terão de o fazer. As próprias marcas têm-se debatido contra o facto de os carros elétricos serem demasiado silenciosos, procurando formas de simular o ronco típico dos motores de combustão. Não por causa da segurança, mas porque o ruído do motor é um atributo largamente apreciado pelos amantes de automóveis.
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho
Já ia para começar por mandar isto à fava, mas sendo apenas para os veículos pesados já não é assim tão mau.
De qualquer forma, para velocidades até 30km/h também não vejo grande risco de segurança. Se o condutor for distraído é que não repara num ceguinho a atravessar-se à frente.
De qualquer forma, para velocidades até 30km/h também não vejo grande risco de segurança. Se o condutor for distraído é que não repara num ceguinho a atravessar-se à frente.
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho
Não sei como vão fazer para precaver acidentes contra os peões simultaneamente invisuais e surdos!!
Será que vão obrigar os VEs a emitirem o cheiro que sai dos escaves dos CI ???
Os Velhos do Restelo ainda não se convenceram que a tecnologia dos VE está muito acima dos CI e querem que os VE seja CIs, enfim.
A condução autónoma vai solucionar tudo isto e com muitíssimas vantagens. A altura em que se comunicava por sinais de fumo já lá vai à muito tempo felizmente.
Será que vão obrigar os VEs a emitirem o cheiro que sai dos escaves dos CI ???

Os Velhos do Restelo ainda não se convenceram que a tecnologia dos VE está muito acima dos CI e querem que os VE seja CIs, enfim.
A condução autónoma vai solucionar tudo isto e com muitíssimas vantagens. A altura em que se comunicava por sinais de fumo já lá vai à muito tempo felizmente.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho
Se for só para pesados menos mal. Para ligeiros acho ridículo. A primeira coisa que faço no Leaf é carregar no botão para desligar o som. Gostava de ver se há alguma base científica para esta decisão.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho
Não vale a pena ser-se fundamentalista.
Eu também não aprecio a ideia, mas, quem nunca surpreendeu um peão com um VE devido a não fazer ruído, que se acuse.
Eu também não aprecio a ideia, mas, quem nunca surpreendeu um peão com um VE devido a não fazer ruído, que se acuse.
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho
E quem está errado é o peão distraído ou o VE?Alx99 Escreveu:Não vale a pena ser-se fundamentalista.
Eu também não aprecio a ideia, mas, quem nunca surpreendeu um peão com um VE, devido a não fazer ruído, que se acuse.
Quem está a pé no alcatrão tem que estar consciente do que está a fazer e dos perigos, com todos os sentidos.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho
Já surpreendi muitos, especialmente em parques, mas como condutor tenho a responsabilidade de estar atento. Isto é válido em qualquer veículo.
Já agora, qualquer norma sobre níveis de ruído mínimos deve ser genérica e não exclusiva de VEs. Há veículos a gasolina extremamente silenciosos a baixa velocidade.
Já agora, qualquer norma sobre níveis de ruído mínimos deve ser genérica e não exclusiva de VEs. Há veículos a gasolina extremamente silenciosos a baixa velocidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho
É sem dúvida o peão distraido, que é igualmente o elemento mais vulnerável.RNM Escreveu:E quem está errado é o peão distraído ou o VE?Alx99 Escreveu:Não vale a pena ser-se fundamentalista.
Eu também não aprecio a ideia, mas, quem nunca surpreendeu um peão com um VE, devido a não fazer ruído, que se acuse.
Quem está a pé no alcatrão tem que estar consciente do que está a fazer e dos perigos, com todos os sentidos.
Quanto à consciência que o peão deverá ter, isso é matéria que tem pano para mangas. Não se esqueça, por exemplo, que as crianças também são peões e todos nós já o fomos, presumo

Eu aprecio sobremaneira o silencio dos VE's. Penso mesmo que é um factor de crucial importância para a qualidade de vida nas cidades. Mas não me parece de todo descabido tentar-se conciliar essa característica com a segurança dos demais utilizadores da via pública.
O ponto, na minha modesta opinião, não é sim ou não, será antes de que forma é possível conciliar.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho
Eu da minha garagem que ainda está a uns metros da estrada ouço o leaf a chegar pelo rolar dos pneus e pelo silvo caracteristico. Se baixarmos todos os decibeis só identifico vantagens e não desvantagens.
Ultimamente até tenho colocado uns fones com musica baixa para não saltar da bike de cada vez que alguém apita. Estão todos enfiados nas suas cameras anecoicas móveis e quem está na rua que se lixe..... E depois ainda acham que devem produzir ruido em barda pela segurança dos outros. Ou é porque os CI's não conseguem produzir menos ruido? Há qq coisa furada nessa argumentação. Pelo menos para mim.
Ultimamente até tenho colocado uns fones com musica baixa para não saltar da bike de cada vez que alguém apita. Estão todos enfiados nas suas cameras anecoicas móveis e quem está na rua que se lixe..... E depois ainda acham que devem produzir ruido em barda pela segurança dos outros. Ou é porque os CI's não conseguem produzir menos ruido? Há qq coisa furada nessa argumentação. Pelo menos para mim.
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho
Meter os VE a imitar o ronco dos CI ou a fazer barulho é um autentico disparate. É uma birrice de quem pretende atacar os VEs em todas as frentes (são maus pk não têm autonomia, são perigosos pk não fazem barulho e vão atropelar todos os cegos, são maus pk se incendeiam na estrada, são maus pk a reciclagem das baterias vai ser um atentado ecológico, etc, etc). Mas a realidade é que são maus pk não precisam de ir à bomba e isso é que assusta muita gente.
Se estas pessoas estão tão preocupadas com o perigo que podem representar para os invisuais, seria mais lógico proibirem TODOS os veículos de emitir ruído. Se não houvesse o ruído produzido pelos CIs, passaríamos a ter um ambiente onde até ouviríamos os passarinhos e os mais pequenos sons como o rolamento silencioso dos VE.
Essa teoria de fazer barulho para se sobrepor a outro barulho, parece pouco ou nada inteligente, além de que para essa função de alertar peões distraídos os VE também têm buzina.
Se estas pessoas estão tão preocupadas com o perigo que podem representar para os invisuais, seria mais lógico proibirem TODOS os veículos de emitir ruído. Se não houvesse o ruído produzido pelos CIs, passaríamos a ter um ambiente onde até ouviríamos os passarinhos e os mais pequenos sons como o rolamento silencioso dos VE.
Essa teoria de fazer barulho para se sobrepor a outro barulho, parece pouco ou nada inteligente, além de que para essa função de alertar peões distraídos os VE também têm buzina.