Página 1 de 4
Corredor elétrico Porto-Lisboa
Enviado: 16 jan 2017, 18:00
por OCasal
Finalmente anunciada a inauguração do principal percurso rodoviário do país, interessa conhecer as experiências dos utilizadores dos diferentes veículos elétricos.
Será que os mk1 serão viaturas capazes de cumprir esse trajecto? Quais os tempos de carregamento necessário? Qual a degradação aceitável para o fazer?
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
Enviado: 16 jan 2017, 18:09
por BrunoAlves
Dependendo da velocidade a que te propuseres fazer a viagem, até o teu deve dar
Até porque, faltando agora só Mealhada e Santarém, se tiveres de parar a cada 40kms, é um dia inteiro de viagem... Terá de se apontar a conseguir fazer ~~80kms de uma tirada de preferência sem precisar de carregar os 100%.
Na minha opinião:
Quem já tinha carros com autonomias generosas não deve sentir grande diferença (Pombal e Aveiras já chegavam). Pode fazer a viagem eventualmente mais depressa mas depois gasta o tempo ganho com a velocidade em carregamentos adicionais.
Quem tiver carros com baterias "médias" (como o Leaf de 24kWh) mas com pouca degradação deve apontar a parar a cada 2 AS mas sem precisar dos 30min: carregar enquanto a potência é elevada e arrancar.
Quem tiver baterias com menor capacidade deve apontar à mesma paragem a cada 2 AS mas sim, carregar o mais próximo possível dos 100%... Nem que seja nas tomadas do WC

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
Enviado: 16 jan 2017, 18:22
por rimsilva
margarett Escreveu:Dependendo da velocidade a que te propuseres fazer a viagem, até o teu deve dar
Até porque, faltando agora só Mealhada e Santarém, se tiveres de parar a cada 40kms, é um dia inteiro de viagem... Terá de se apontar a conseguir fazer ~~80kms de uma tirada sem precisar de carregar os 100%.
Na minha opinião:
Quem já tinha carros com autonomias generosas não deve sentir grande diferença (Pombal e Aveiras já chegavam). Pode fazer a viagem eventualmente mais depressa mas depois gasta o tempo ganho com a velocidade em carregamentos.
Quem tiver carros com baterias "médias" (como o Leaf de 24kWh) mas com pouca degradação deve apontar a parar a cada 2 AS mas sem precisar dos 30min: carregar enquanto a potência é elevada e arrancar.
Quem tiver baterias com menor capacidade deve apontar à mesma paragem a cada 2 AS mas sim, carregar o mais próximo possível dos 100%... Nem que seja nas tomadas do WC

No geral concordo com o que dizes, no entanto isso será quando tiveres os postos todos (para carros com baterias de 30kw para baixo), neste momento a situação é um pouco desequilibrada para o trajecto Porto-Lisboa com 2 paragens.
Fiz várias vezes este trajecto com uma capacidade de 22kw (19,5 úteis) e caso o faça antes dos postos da BP vou parar 3x.
É verdade que é tudo uma questão de reduzir um pouco mais a velocidade, no entanto durante a noite acaba por ser perigoso "rolar" a pouca velocidade (a baixo dos 85km/h diria eu...)
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
Enviado: 16 jan 2017, 21:18
por OCasal
Só nos mk1 é que o primeiro carregamento vai só até 80% se a carga inicial for inferior a 50%, ou acontece com todos?
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
Enviado: 16 jan 2017, 22:15
por oops
No Kia Soul as cargas rápidas param aos 84 e aos 94% sendo estas paragens definidas sempre pelo carro.
No entanto nas duas cargas rápidas que fiz no PCR novo de Gaia a carga chega aos 81% e estranhamente não passa deste número, mas olhando para o ecrã do posto continua a carregar. Ainda não pude deixar o carro nesta situação 5 ou 10 minutos para ver o que acontece porque das duas vezes tinha outro carro à espera para carregar.
Da última vez liguei o carro depois da carga e estava com os tais 81%, fiz 13km pelo centro do Porto e cheguei ao destino com 80%! O carro tinha mais carga do que indicava de certeza. Será que este episódio tem alguma coisa a ver com definições do posto? E será só neste posto ou em todos os novos pcrs?
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
Enviado: 16 jan 2017, 22:43
por sparrow
Santarém falta muito?
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
Enviado: 16 jan 2017, 23:12
por rimsilva
Vi uma informação que seria até final de Janeiro, no entanto não era nada oficial.
Coloquei aqui no fórum a questão sobre quem seria o operador comercial desses postos, mas ninguém respondeu (nos postos da Repsol é a EDP comercial).
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
Enviado: 17 jan 2017, 02:25
por OCasal
No PCR de Gaia cheguei perto do aviso de bateria fraca, carreguei até o posto atingir a informação "fim de carregamento por atingir tempo limite" após 25 min. de carga e apenas tinha carregado 3,8kwh... Seria do frio? Estavam cerca de 10 graus, mas o meu pack nunca arrefece muito, que eu não deixo!
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
Enviado: 17 jan 2017, 09:35
por mjr
Várias razões:
- frio
- RI elevada, limita a corrente de carga maxima.
- SOC inicial elevado, pois com um pack de 7 barras o aviso de bateria fraca acontece com um SOC elevado.
A propósito, o meu Leaf não termina a carga rápida aos 80% de SOC, seja qual for o Soc inicial. Talvez antes o fizesse mas alguma atualização retirou essa limitação.
Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa
Enviado: 17 jan 2017, 09:49
por marcopns
No passado sábado com temperaturas abaixo dos 3°, soc inicial de 5%.
